Gamer

De Obama a Nixon: presidentes dos EUA que marcaram presença nos videogames

Desde experimentos com eletrônicos militares da Segunda Guerra Mundial em 1948, sob a presidência de Harry S. Truman, os videogames evoluíram muito. O primeiro jogo popular, *Spacerwar!*, surgiu em 1962, durante o mandato de John F. Kennedy. Nos anos 80, com presidentes como Jimmy Carter, Ronald Reagan e George H. W. Bush no poder, os jogos ganharam ainda mais destaque. Curiosamente, muitos presidentes dos EUA também fizeram aparições nos games, seja como participações especiais ou personagens jogáveis.

Barack Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos, que governou de 2009 a 2017, é um exemplo. Ele fez uma participação não falada em *Madden NFL 11*, um jogo de futebol americano da EA Sports, congratulando o time do jogador por vencer um campeonato da Super Bowl. Mesmo sendo uma aparição rápida, ela se torna especial pela importância do jogo para os fãs.

Outro presidente que marcou presença nos games foi George Washington, o primeiro presidente dos EUA (1789-1797). No clássico jogo de aventura *Day of the Tentacle*, da LucasArts, Washington aparece de forma bem-humorada e historicamente incorreta, fumando para simular um incêndio e derrubando uma cerejeira.

Donald Trump, o 45º presidente, que também assumirá o cargo novamente em 2025, teve sua carreira de magnata imobiliário retratada em *Donald Trump's Real Estate Tycoon*. Publicado pela Activision, o jogo traz a voz de Trump dando dicas aos jogadores de como construir um império.

Franklin D. Roosevelt, o 32º presidente (1933-1945), que liderou os EUA durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, também ganhou um jogo. Em *FDR*, game de PC de 1996, os jogadores podem vivenciar seu mandato em diferentes capítulos.

John F. Kennedy, o 35º presidente (1961-1963), faz uma aparição em *Call of Duty: Black Ops*. Em um momento rápido, ele deseja boa sorte aos protagonistas em sua missão para combater o comunismo.

Ronald Reagan, o 40º presidente (1981-1989), aparece em *Call of Duty: Black Ops Cold War*. Sua presença é marcante, expressando confiança nos protagonistas e firmeza em sua luta contra o comunismo.

John Adams, o segundo presidente dos EUA (1797-1801), surge de maneira surpreendente em *The Conduit*. Neste jogo, Adams é o principal antagonista, revelando-se um alienígena que planeja dominar o mundo.

Abraham Lincoln, o 16º presidente (1861-1865), aparece em *Code Name: S.T.E.A.M.*, em um cenário steampunk. Ele ajuda os jogadores em suas missões, mesmo correndo o risco de ser assassinado.

Richard Nixon, o 37º presidente (1969-1974), aparece em *Call of Duty: Black Ops Zombies*. Nesta versão, ele se junta a John F. Kennedy e Robert McNamara para lutar contra zumbis e salvar o país.

Por fim, Bill Clinton, o 42º presidente (1993-2001), se torna um jogador de basquete em *NBA Jam Tournament Edition*, juntamente com sua esposa, Hillary Clinton. Essa é uma das representações mais divertidas de um presidente dos EUA em um videogame.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.