Filmes

De ‘Tubarão’ a ‘Sob as Águas do Sena’: filmes de terror com tubarões inspirados em histórias reais

Mordidas sangrentas, barbatanas traiçoeiras cortando a água e olhares assassinos são elementos clássicos dos filmes de ataque de tubarão. O terror com monstros é um gênero popular, e embora não seja tão comum quanto a ficção científica ou o romance, ainda tem muitos fãs. Clássicos como Tubarão e Do Fundo do Mar estabeleceram um padrão que instilou um medo geracional dessas criaturas. Mas, o que muitos não sabem, é que alguns desses filmes são inspirados em eventos da vida real.

12 Dias de Terror é um filme para a TV baseado nos ataques de tubarão de 1916 em Nova Jersey, os mesmos que inspiraram Tubarão. O filme acompanha o salva-vidas Alex Trednot, que após vários ataques inesperados, defende o fechamento das praias. Alex se une a um capitão de barco local, Cap, para encontrar e matar o tubarão. O filme, que foi ao ar no Animal Planet em 2004, conta com Colin Egglesfield e John Rhys-Davies no elenco.

Já o filme egípcio, Mako, se inspira na tragédia do Salem Express, um navio de passageiros que afundou no Mar Vermelho após atingir um recife de coral. O local do naufrágio se tornou um ponto de mergulho, onde a trama do filme se inicia. Em Mako, mergulhadores encontram um tubarão mako violento enquanto exploram o naufrágio. O filme fez sucesso no Egito, mas não teve muita atenção do público ocidental. Foi adicionado à Netflix sem muita divulgação.

Do Fundo do Mar, um clássico cult do gênero, não é inspirado em um trauma real, mas sim na criatividade de Duncan Kennedy, roteirista do filme. A história dos doutores Susan e Jim modificando geneticamente um tubarão mako pode parecer distante da realidade. Mas, a ideia de ficar preso com um tubarão assassino em corredores subaquáticos é bem real, pelo menos para o roteirista. Kennedy não sofreu um ataque de tubarão, mas viu um corpo mutilado ser trazido pela maré para a casa de sua família na Austrália. O trauma resultou em pesadelos em que ele ficava preso em um corredor com um tubarão que lia sua mente, servindo de inspiração para o filme.

Soul Surfer: Coragem de Viver, por sua vez, é baseado no ataque real sofrido por Bethany Hamilton, que aos 13 anos perdeu o braço ao ser atacada por um tubarão-tigre enquanto surfava com amigos. Após se recuperar, Bethany não desistiu de sua paixão e voltou a competir, tendo sua história contada em um livro e no filme.

O Recife é um filme de suspense que narra a história de amigos australianos que enfrentaram situações de risco de vida durante uma viagem de barco para a Indonésia. Após o barco virar em um recife de coral, eles precisam nadar até uma ilha próxima, sem saber que um tubarão faminto os persegue. O filme é baseado na experiência real de Ray Boundy, único sobrevivente do acidente.

Kon-Tiki, embora não seja um filme exclusivamente sobre tubarões, mostra como o explorador Thor Heyerdahl enfrentou o mar em uma jornada de três meses do Peru à Polinésia. Para provar sua teoria de que povos sul-americanos colonizaram a Polinésia, ele constrói uma jangada de madeira balsa e enfrenta tempestades e tubarões. O filme é uma aventura que transcende rótulos.

Em Mar Aberto, o casal Tom e Eileen vai mergulhar na costa da Austrália, na Grande Barreira de Corais, junto com outros mergulhadores. Contudo, o barco vai embora e os abandona, deixando-os sozinhos no mar, cercados por tubarões. O filme retrata a luta do casal pela sobrevivência. A história é baseada no desaparecimento de um casal em 1998.

O sucesso da Netflix em 2024, Sob as Águas do Sena, mistura vários eventos para transmitir uma mensagem sobre os perigos que ameaçam o equilíbrio do mundo. Um tubarão, que sofreu mutação devido à poluição, passa a assombrar as águas do Rio Sena em Paris. O filme levanta a discussão sobre a capacidade dos tubarões de se adaptarem a águas mais rasas devido à poluição dos oceanos.

À Deriva: Mar de Sangue é um filme feito para o canal Discovery Channel, especificamente para a Semana do Tubarão, que conta a história de uma tripulação de cinco pessoas que teve seu iate destruído por uma tempestade no Atlântico em 1982. Os sobreviventes ficaram cinco dias em um pequeno bote, tendo que lidar com a ameaça constante de tubarões-tigre. Apenas dois tripulantes foram resgatados.

No Rastro da Tempestade, baseado no livro de Deborah Scaling Kiley, Albatroz, narra a história de Susan Clarkson, que embarca em uma viagem para entregar um iate em Vancouver, mas acaba sendo surpreendida por uma tempestade que destrói o barco e deixa os sobreviventes à deriva no mar, enfrentando a ameaça de tubarões. O filme mostra a coragem dos sobreviventes em condições extremas.

Em USS Indianapolis: Homens de Coragem, a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde o navio americano foi torpedeado por um submarino japonês. Dos 1200 passageiros, 900 sobreviveram ao naufrágio. Nos dias seguintes, muitos morreram devido a ataques de tubarão e outras dificuldades. O filme mostra a luta dos sobreviventes em meio ao caos e ao perigo.

E, por fim, Tubarão, um clássico que estabeleceu o terror com tubarões, tem sua origem em ataques reais. Entre 1 e 12 de julho de 1916, cinco pessoas foram vítimas de ataques de tubarões na costa de Nova Jersey, com apenas um sobrevivente. Os ataques levaram a uma caça aos tubarões, que terminou com a morte de um tubarão de quase três metros que atacou o barco de um pescador, servindo de base para um dos maiores filmes de todos os tempos.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.