Famosos

De vilão odiado a lenda: a surpreendente trajetória de Heath Ledger como o Coringa

Batman sempre foi um dos heróis favoritos do público, passado de geração em geração. Não é à toa que a trilogia O Cavaleiro das Trevas ainda é querida por muitos. Mas foi o vilão Coringa que roubou a cena no segundo filme, graças à icônica performance de Heath Ledger. O ator ganhou um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante, prova de que seu trabalho é considerado por muitos críticos como um dos mais brilhantes da história do cinema. Apesar de existirem diversas versões do arqui-inimigo de Batman, muitos fãs consideram o Coringa de Ledger o melhor de todos. Mas as coisas foram bem diferentes quando o nome de Ledger foi associado ao papel.

Christopher Nolan, diretor do projeto, enfrentou muitas críticas pela escolha de Ledger, já que a maioria dos fãs e críticos não acreditava que daria certo. A principal razão era que o Coringa é um vilão sádico e maníaco, enquanto os trabalhos anteriores de Ledger não demonstravam sua capacidade de interpretar um personagem assim. Esse tipo de reação não é incomum, principalmente quando se trata de figuras importantes da cultura pop; quando se trata de anúncios oficiais de elenco, a internet é implacável. As pessoas costumam julgar o livro pela capa, mas o Coringa de Heath Ledger sempre será um ótimo exemplo de como vale a pena esperar o lançamento de uma produção antes de formar uma opinião genuína.

Christopher Nolan é um cineasta renomado, e não é de admirar que seu último projeto seja aguardado ansiosamente por muitos. No entanto, mesmo antes de se estabelecer como um dos gênios do cinema, muitas pessoas não pareciam confiar nele. Nolan foi o único a confiar no trabalho de Ledger como ator coadjuvante em seu drama policial de Batman, e mesmo com críticas de todos os lados, ele manteve sua decisão do início ao fim. Seu irmão, Jonathan Nolan, co-escreveu O Cavaleiro das Trevas e deu uma entrevista à The Hollywood Reporter, onde falou sobre o ceticismo em relação a Ledger:

“Quando eu escrevi O Cavaleiro das Trevas, Chris [Nolan] teve que descobrir como abordaríamos o Coringa. Chris teve uma boa reunião com Heath Ledger. E ninguém entendeu – eu não entendi, o estúdio não entendeu. E a comunidade de fãs foi… fomos criticados por isso. ‘Desastre, pior decisão de elenco de todos os tempos!’”, disse ele.

No entanto, Jonathan revelou que seu irmão sabia exatamente que a coisa certa a fazer era não ouvir o público, quase como se soubesse que a performance do ator surpreenderia a todos e os faria se arrepender de criticar o elenco: “Chris apenas se manteve firme. Era uma questão de não dar aos fãs o que eles estão pedindo, mas o que eles querem – que é: ‘Vamos encontrar um ator realmente f*ckin’ sério, alguém que vai entrar e simplesmente destruir esse papel’”.

O filme de 2008 teve Ledger anunciado como ator coadjuvante em 2006, e mesmo depois de tanto tempo, ainda é possível encontrar alguns comentários de fãs em fóruns da época. “Todo o filme depende desse elenco. Eles precisam fazer bem. E Heath Ledger tem o carisma de uma folha de alface”, disse um usuário. “Christopher Nolan não é idiota, ele não vai escalar esse caubói”, disse outro, referindo-se ao papel de Ledger em Brokeback Mountain. Um gênero muito presente na filmografia de Ledger era o romance e as comédias românticas, o que foi a principal razão pela qual muitos acreditavam que ele não seria capaz de assumir um papel mais sério que exigisse um compromisso diferente, especialmente porque o Coringa é um personagem tão sombrio.

Houve até críticas mais pesadas: “Heath Ledger é uma vergonha para todos os australianos”, disse um usuário. Outro foi ainda mais longe. “Por favor… Não. O Coringa é um personagem que precisa de um ator com peso. Não algum pirralho que teve sorte.” Por outro lado, anos após o lançamento do filme, algumas pessoas decidiram reconhecer o quanto estavam erradas. “Eu ri muito. Eu achei que ia fracassar miseravelmente. O galã de Brokeback Mountain interpretando o Coringa? Sério? E então a primeira imagem saiu e eu achei que ele parecia um idiota que se esforçava demais. Então eu vi a cena de abertura no banco que foi lançada antes e ele instantaneamente me conquistou”, disse um usuário do Reddit.

Dez anos após a morte de Ledger, Nolan falou à BBC Radio 1 sobre a preparação do ator para interpretar o personagem. O diretor considerou seu Coringa aterrorizante, destacando a dedicação de Ledger em surpreender a todos com sua caracterização. Grande parte – senão toda – do desenvolvimento criativo do Coringa foi de Ledger, da maquiagem às roupas, mas o destaque foi sua improvisação no set. Nolan explicou que a cena de aplausos e as variações em sua voz sempre foram inesperadas. O tom estranho e único foi algo que outros tentaram imitar depois, mas nunca teve o mesmo impacto. O mais assustador era o fato de ninguém saber realmente o que ele poderia fazer a seguir, e talvez isso tenha sido exatamente o que fez o cineasta ver o potencial nele.

Ledger tornou-se uma lenda por saber como ser imprevisível. O Coringa precisava disso.

O público de adaptações de quadrinhos é um tipo que sempre espera um trabalho impecável e é rígido na maior parte do tempo. No entanto, eles também já foram provados errados muitas vezes. O Batman de Robert Pattinson é um exemplo disso, considerando que o ator foi, por muito tempo, associado à saga Crepúsculo. Para muitos, esse trabalho o desqualificou de ser capaz de incorporar Bruce Wayne da maneira esperada, embora ele já tivesse interpretado personagens mais sérios antes do projeto de Matt Reeves. A escalação de Michael Keaton como Batman também chocou muitos, pois ele era considerado um ator excêntrico e cômico até então. Ledger mostra até hoje que julgamentos precoces podem estar extremamente errados, e que é importante manter a mente aberta quando se depara com elencos não convencionais. Nunca se sabe o que pode resultar disso.

A dedicação e o talento do ator transformaram a percepção negativa inicial em aclamação universal, e hoje muitos atores são inspirados por seu trabalho, o que não é pouca coisa. É necessário ver o resultado final antes de formar uma opinião definitiva. Nem todos os talentos se encaixam nas expectativas, mas às vezes eles simplesmente redefinem a narrativa. Afinal, quando se trata de O Cavaleiro das Trevas, é mais comum lembrar de Ledger do que de Christian Bale.

O Cavaleiro das Trevas está disponível no streaming na plataforma Max.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.