Denis Villeneuve proíbe celulares nos sets de filmagem para manter o foco na arte
O renomado cineasta Denis Villeneuve, conhecido por seu trabalho em Duna, implementa uma regra estrita em seus sets de filmagem: a proibição de celulares. Ele argumenta que esses dispositivos são uma distração para a arte que elenco e equipe se esforçam para criar.
Em entrevista ao L.A. Times, Villeneuve expressou sua preocupação com a relação entre as pessoas e a tecnologia. Ele afirma: “Os seres humanos são controlados por algoritmos atualmente. Agimos como circuitos de inteligência artificial. Nossa visão de mundo se tornou limitada a binários. Estamos nos desconectando uns dos outros, e a sociedade está ruindo em alguns aspectos. É assustador.”
Apesar de suas críticas, o diretor admite que ele próprio passa tempo considerável em seu celular. “Existe algo viciante no fato de você ter acesso a qualquer informação, música ou livro. É compulsivo. É como uma droga. Tenho muita vontade de me desconectar. Seria como um sopro de ar fresco”, confessou.
Proibição nos Sets
No entanto, Villeneuve se impõe uma regra: não utilizar seu celular durante as filmagens, e proíbe que qualquer membro da equipe o faça. Assim como Christopher Nolan, diretor de Oppenheimer, Villeneuve acredita que os celulares podem desconectar as pessoas do trabalho. Além do risco óbvio de vazamento de spoilers, o diretor reforça que é fundamental que todos permaneçam concentrados na produção.
“O cinema é um ato de presença”, explica Villeneuve. “Quando um pintor pinta, ele precisa estar totalmente focado na cor que está aplicando na tela. O mesmo vale para um dançarino ao executar um gesto. Com um cineasta, essa concentração deve envolver toda a equipe. Todos precisam estar presentes, ouvindo uns aos outros, conectados. Por isso, celulares são proibidos em meu set desde o primeiro dia. É proibido. Quando digo 'corta', não quero ninguém correndo para o celular para olhar o Facebook.”
Sem Cadeiras no Set
Outro ponto em comum entre Villeneuve e Nolan é a preferência por dirigir em pé. Villeneuve esclarece que não exige que todos fiquem de pé, mas, no seu caso, descobriu que essa prática é melhor para o seu corpo e ajuda a manter a agilidade durante as filmagens.
“Durante as filmagens de Blade Runner, eu tive problemas nas costas por ficar muito tempo sentado”, contou o diretor. “Então, para os filmes de Duna, meu diretor de fotografia, Greig Fraser, e eu decidimos trabalhar de pé, com o mínimo de deslocamento possível, para sermos flexíveis e rápidos, e para manter a circulação sanguínea ativa. Sem cadeiras para nós. Talvez para os produtores no ‘video village’.”
Duna: Parte Dois está disponível para streaming no Max.