Descubra os tipos de monstros em ‘Yu-Gi-Oh!’ e suas habilidades únicas
No universo do Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, a maioria dos monstros são de Efeito, mas alguns possuem habilidades adicionais que os categorizam. As cinco habilidades — Flip, Gemini, Spirit, Toon e Union — são exclusivas de Monstros de Efeito e sua classificação aparece antes da palavra “Efeito”. Até o momento, nenhum monstro do Extra Deck possui uma dessas habilidades. Pendulum e Tuner não são habilidades e podem ser aplicadas a monstros de Efeito ou não, incluindo os do Extra Deck. Por exemplo, Yoko-Zuna Sumo Spirit é um monstro Spirit do tipo Pendulum.
Cada habilidade de Monstro de Efeito possui cartas de suporte próprias, tornando-as praticamente arquétipos. Alguns arquétipos são compostos inteiramente por monstros com essas habilidades. Se o efeito de um monstro é negado, qualquer efeito associado à sua habilidade também é negado, mas a habilidade em si ainda se aplica a outros efeitos de cartas. Comic Hand e Hebo, Lord of the River, por exemplo, podem tratar qualquer monstro como um monstro Toon ou Spirit, respectivamente, independentemente do tipo.
Monstros Flip:
A habilidade Flip é a mais antiga do jogo, existindo desde o primeiro Booster Pack, “Legend of Blue Eyes White Dragon”, lançado em março de 2002. Os efeitos Flip são ativados quando um monstro Flip é virado para cima, seja por batalha, invocação Flip ou efeito de carta. Se um monstro Flip é destruído em batalha, seu efeito Flip é ativado no campo durante a Etapa de Dano, após o cálculo do dano. Isso dificulta a resposta a eles, já que algumas cartas não podem ser ativadas nessa etapa. Vários arquétipos utilizam monstros Flip, como Krawler, Prediction Princess e Subterror. No entanto, eles são considerados lentos no metagame atual. Algumas cartas como Sol e Luna ou World Legacy Pawns facilitam o uso de efeitos Flip. Os efeitos Flip sempre começam com “FLIP:” em seu texto.
Monstros Gemini:
Os monstros Gemini surgiram no Booster Pack Tactical Evolution, em agosto de 2007. Eles são tratados inicialmente como Monstros Normais no campo e no Cemitério, mas podem ganhar seus efeitos se uma Invocação Normal adicional for usada enquanto estiverem virados para cima no campo. Esse processo é conhecido como Invocação Gemini e consome a Invocação Normal/Colocação do jogador naquele turno. Após a Invocação Gemini, o monstro passa a ser tratado como um Monstro de Efeito e ganha seus efeitos. Por serem tratados inicialmente como Monstros Normais, não são afetados por cartas que funcionam apenas contra Monstros de Efeito, como Fiendish Chain e Successor Soul, mas podem ser afetados por cartas que funcionam em Monstros Normais. Os Chemicritter são quase todos monstros Gemini, com exceção de Vola-Chemicritter Methydraco. A versatilidade é o ponto forte dos decks Gemini, porém, eles são vulneráveis a cartas que restringem ou respondem a invocações e remoção de monstros.
Monstros Spirit:
Introduzidos no Booster Pack Legacy of Darkness, em junho de 2003, os monstros Spirit retornam para a mão do seu dono durante a Fase Final do turno em que são invocados. Se o efeito de um monstro Spirit é negado, ele permanece no campo. A maioria não pode ser Invocada por Invocação Especial, embora alguns possam, como Konohanasakuya e Shinobaron Peacock. Para compensar, muitos monstros Spirit têm efeitos poderosos. Yata-Garasu e Tsukuyomi, por exemplo, já foram proibidos. Apesar disso, decks focados em Spirit não são competitivos, pois têm pouca capacidade para Invocações Especiais e dificuldade para manter presença em campo.
Monstros Toon:
Os monstros Toon, que surgiram no Booster Pack Spell Ruler em setembro de 2002, são versões cartunizadas de monstros existentes. A maioria depende da presença de Mundo Toon para utilizar seu potencial. Eles podem atacar diretamente se o oponente não controlar um monstro Toon. Os primeiros monstros Toon precisavam de Mundo Toon para serem invocados, exigiam um pagamento de 500 Pontos de Vida para atacar e eram destruídos caso Mundo Toon fosse destruído. Mais tarde, alguns não precisavam mais de Mundo Toon para serem invocados, mas não podiam atacar diretamente a menos que Mundo Toon estivesse no campo. Para facilitar, foi adicionado o Reino Toon, uma carta de Campo que protege monstros Toon de ataques. Os decks Toon costumam usar cartas como Comic Hand e Mimicat para roubar cartas do oponente. Cartas como Toon Table of Contents e Toon Bookmark ajudam a buscar cartas, enquanto Toon Page-Flip invoca monstros Toon.
Monstros Union:
Estes monstros, introduzidos no Booster Pack Magician's Force em outubro de 2003, podem se equipar a outro monstro ou desequipar para se Invocarem por Invocação Especial. Os mais antigos só podiam se equipar a monstros específicos e se destruíam se o monstro equipado fosse destruído em batalha. Já os mais recentes removem essas restrições e protegem o monstro equipado contra destruição por efeito de carta. A série A-to-Z é focada em monstros Union, com alguns monstros Vylon e Machina também sendo do tipo Union. Muitas cartas de suporte existem para monstros Union, como Formation Union e Combination Attack, que auxiliam em seus efeitos de equipar e desequipar.
Estes são alguns dos principais tipos de monstros com habilidades especiais em Yu-Gi-Oh!, cada um com suas particularidades e estratégias.