Gamer
Tendência

Desenvolvedora de ‘Palworld’ lança jogo na Nintendo Switch em meio a processo

Apesar da disputa judicial com a Nintendo, a Pocketpair parece seguir seus planos normalmente.

A Pocketpair, desenvolvedora japonesa conhecida por seu jogo que mistura diversos gêneros(a exemplo de Palworld), lançou surpreendentemente seu título de 2019, Overdungeon, para o Nintendo Switch em 9 de janeiro de 2025. Essa ação ocorre em meio a um processo movido pela Nintendo, que acusa Palworld de plágio da franquia Pokémon.

Palworld, que combina ação-aventura, mundo aberto, tiro em terceira pessoa e elementos de captura de monstros, permite aos jogadores colecionarem criaturas chamadas “Pals” para construção de bases, exploração e combate. O jogo está disponível em acesso antecipado para Windows, Xbox One, Xbox Series e PlayStation 5, e já atraiu mais de 25 milhões de jogadores mundialmente.

Apesar da disputa judicial com a Nintendo, a Pocketpair parece seguir seus planos normalmente. O lançamento de Overdungeon na Nintendo eShop, com um desconto de 50% nas Américas, Hong Kong, Japão e Coreia, indica que a empresa não vê o processo como uma ameaça grave. Overdungeon mistura construção de decks, defesa de torres, roguelike e ação em tempo real, oferecendo uma experiência única.

O jogo se destaca pela jogabilidade simples, alta capacidade de repetição e liberdade de escolha do jogador. É possível usar combinações bizarras de cartas (Ataques, Magias, Armadilhas, Defesas e Construções) para explorar as dungeons. Diferente de outros jogos de cartas, não há custo para jogar cada carta, permitindo combos infinitos e cenas caóticas com milhares de animais na tela.

Como todo bom roguelike, Overdungeon apresenta elementos aleatórios, como cartas, inimigos e eventos, incentivando a adaptação de estratégias. Há um sistema de relíquias que pode aumentar o poder das cartas, gerando situações ainda mais insanas, como a invocação de um filhote quando um ataque com dano joga todos os animais no alvo.

Apesar do equilíbrio do jogo ser instável devido às diversas opções disponíveis, a diversão está garantida com a possibilidade de conquistar “poder infinito”. Comparado a outros jogos de cartas roguelike como Slay the Spire, Overdungeon é mais dinâmico devido aos elementos de ação em tempo real e defesa de torres. O jogo também possui um modo de dificuldade crescente e um modo RPG com pontos de habilidade.

O caos visual e sonoro provocado pelas cartas, com milhares de animais na tela, pode causar lentidão no jogo, o que pode ser preocupante para alguns jogadores. Curiosamente, Palworld recebeu uma atualização que muda a forma de invocar os Pals, que agora aparecem ao lado do jogador, uma forma de amenizar as comparações com as Pokébolas da série Pokémon. Essa mudança não foi bem recebida pelos fãs, que preferiam a antiga mecânica de arremesso de esferas para invocar seus Pals.

Apesar das semelhanças visuais entre os Pals e os Pokémon, muitos jogadores apelidaram Palworld como “Pokémon com armas”, já que é possível equipar os Pals com armamentos.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.