Dinossauros de Jurassic Park: Gigantes Pré-Históricos e suas Dimensões
A franquia Jurassic Park apresentou aos fãs alguns dos dinossauros mais famosos da história. Com o passar do tempo e novas descobertas, as imprecisões das criaturas nas telas ficaram mais evidentes, sendo até mesmo referenciadas por personagens da franquia. Apesar disso, um aspecto pode ser considerado preciso: o tamanho dos dinossauros, pelo menos relativamente falando.
Embora possam possuir traços genéticos de outros animais modernos, seu DNA básico é o do dinossauro do qual foram clonados. Essas criaturas antigas cresceram até os tamanhos esperados, com alguns exageros cinematográficos naturais, mas não há como negar que essas criaturas eram poderosas.
O Pyroraptor, um raptor perigoso, ataca Owen Grady e Kayla Watts quando eles sofrem um acidente de avião em uma tundra gelada. Movendo-se facilmente sobre o gelo, a fera feroz tenta comê-los, mas a dupla escapa por pouco. Mesmo assim, o assustador Pyroraptor causa uma primeira impressão memorável em sua estreia em Jurassic World.
O Pyroraptor é grande, embora não seja o maior dinossauro retratado na franquia Jurassic. Com cerca de dois metros e meio de comprimento, o Pyroraptor é certamente grande o suficiente para fazer o trabalho, caçando e matando suas presas com facilidade. No entanto, ainda existem dinossauros muito maiores que o superam.
O Ankylossauro, embora não seja o maior dinossauro, mede aproximadamente de 1,8 a 3 metros de altura. O que lhe falta em altura em comparação com outros dinossauros, ele compensa em capacidade defensiva. O Ankylossauro é um dos animais mais bem protegidos do mundo natural. Sua pesada armadura e cauda em forma de clava o tornam tão formidável que até mesmo um Tiranossauro Rex hesitaria em atacá-lo.
Curiosamente, esse aspecto deles é frequentemente ignorado nos filmes. Os Ankylossauros foram mostrados fugindo ao menor sinal de perigo, o que contradiz como os dinossauros reais se comportavam. Quando confrontado, um Ankylossauro se manteria firme, pois sabia que poucas coisas poderiam realmente lhe causar danos. Talvez a razão pela qual suas contrapartes modernas são tão assustadas seja porque foram criadas em cativeiro, ou talvez alguma parte de sua nova composição genética estivesse afetando sua resposta ao perigo.
O Scorpios Rex, com uma altura de 3,5 metros quando adulto, é um poderoso terópode que mais do que cumpre seu nome. Possui espinhos venenosos ao longo dos cotovelos, cauda e pescoço, todos os quais podem se desprender e se cravar em suas presas. Isso é apenas uma dica da natureza sádica desse dinossauro em particular, pois, assim como o Indominus Rex, o Scorpios Rex matava por prazer, deixando um rastro de carnificina por onde passava.
O Carnotauro é um dinossauro enorme com dois chifres intimidantes saindo de cada lado de seu crânio. A besta aparece na franquia Jurassic World, onde é mostrado como um dos principais espécimes do parque de diversões homônimo. O Carnotauro persegue os Seis de Nublar durante os eventos de Jurassic World: Camp Cretaceous e acredita-se que morreu na erupção vulcânica de Isla Nublar em Reino Ameaçado.
O Carnotauro é um gigante imponente capaz de brutalidade. A espécie era conhecida por atingir até 9 metros de comprimento e alguns podem ter pesado mais de 1800 kg. Esse claramente não era uma espécie de dinossauro com a qual se brincar, mesmo para alguns dos dinossauros mais bem equipados do parque temático.
O Allosaurus é um dinossauro enorme que escapa para o mundo durante os eventos de Jurassic World: Reino Ameaçado. A criatura, embora presente em outras mídias de Jurassic World, é mais conhecida por sua aparição no curta-metragem, Batalha em Big Rock. Lá, o Allosaurus atormenta um acampamento, causando estragos enquanto uma família faz o possível para escapar da carnificina.
Os maiores fósseis de Allosaurus conhecidos sugerem que a espécie poderia medir até 12 metros de comprimento, tornando-o um companheiro valioso para certos outros dinossauros enormes na franquia Jurassic World. O tamanho dessa criatura é evidente em Batalha em Big Rock, que permanece uma das melhores representações do caos que os dinossauros são capazes de criar na franquia.
O Triceratops tem de 2,7 a 4,5 metros de altura. Seu tamanho é apenas a primeira coisa que se nota sobre eles, pois o Triceratops é famoso pelos chifres em sua cabeça que atuam como um impedimento contra predadores. Apesar de sua aparência assustadora, os Triceratops eram criaturas surpreendentemente sociais, preferindo ficar em manadas, provavelmente como precaução contra ameaças externas.
Além disso, eles eram herbívoros, o que significa que aqueles chifres de aparência feroz eram apenas um meio de autodefesa, não de caça. Como muitos de seus irmãos da InGen, os Triceratops dos filmes não se alinham com sua aparência no mundo antigo. Felizmente, a parte mais importante de sua fisiologia, seu poder destrutivo, mas defensivo, permaneceu intacto.
O Parasaurolophus é um dinossauro relativamente dócil que viaja em manadas para segurança. Esses dinossauros são distintos por ostentarem grandes cristas em seus crânios. Sua aparição mais proeminente na franquia Jurassic World ocorre no primeiro ato de Domínio, quando Owen Grady para um deles em sua corrida com sua manada.
O Parasaurolophus era conhecido por atingir comprimentos de cerca de 9 metros e poderia ter até 4,5 metros de altura. Essas criaturas também eram notavelmente densas, provavelmente pesando até 5 toneladas. Isso torna ainda mais inacreditável que Owen Grady pudesse parar um Parasaurolophus correndo em velocidade máxima.
Embora essa criatura antiga em particular não fique de pé sozinha, o tamanho e a ferocidade naturais do Mosassauro merecem destaque. A altura exata é debatida, assim como seu comprimento. Ao longo dos filmes, o comprimento estimado do animal variou. O menor Mosassauro o coloca em um comprimento de 17 metros, enquanto o maior mais que dobra isso, estimando que ele tinha um comprimento de 37 metros.
Considerando que essa besta pode engolir um homem inteiro nos piores dias, a medida exata não importa no grande esquema das coisas. Graças em parte ao seu tamanho, o Mosassauro é um dos répteis mais memoráveis de Jurassic World, conhecido pela cena caótica em que ele consome um Pteranodonte (e a indefesa Zara Young) de um só gole. Mais tarde, o Mosassauro até prova ser poderoso o suficiente para derrubar o temido Indominus Rex.
Quando se trata do Tiranossauro Rex, as estimativas o colocam com 3,7 a 4 metros de altura no quadril. Ele teria que se abaixar para uma posição mais nivelada para perseguir e comer suas presas. Isso significa que ele pode se erguer acima dos outros quando está em sua altura total, tornando-o um predador verdadeiramente aterrorizante do mundo antigo.
"Rexy", como ela era chamada, tornou-se o mascote de toda a franquia, muitas vezes sendo um deus ex machina para os protagonistas, seja como uma ameaça inesperada ou um salvador repentino mudando o curso a favor dos personagens humanos. De fato, nos últimos filmes, o Tiranossauro Rex foi crucial para salvar suas vidas em mais de uma ocasião, ajudando a lutar contra o Indominus Rex e o Giganotossauro.
O Therizinossauro é uma criatura delgada, mas enorme, que faz sua estreia em live-action em Jurassic World: Domínio. A criatura cega memoravelmente persegue Claire Dearing enquanto ela se move pelo recinto da BioSyn. O Therizinossauro eventualmente retorna para a batalha final, juntando-se ao Tiranossauro Rex enquanto luta contra o Giganotossauro em um confronto épico.
Embora retratado como cego no filme, o Therizinossauro é incrivelmente perigoso. A criatura tinha mais de 9 metros de comprimento e podia pesar até 5 toneladas. Além disso, o Therizinossauro possui garras longas. Dado que a história do animal no mundo real sugere traços herbívoros, não está totalmente claro para que as garras eram usadas, mas forragear é uma possibilidade.
O Apatossauro é o dinossauro saurópode que muitos pensam quando imaginam uma contraparte mais amigável ao Tiranossauro Rex. Na idade adulta, o Apatosaurus tinha o comprimento de dois ônibus escolares e 6 metros de altura, usando seu longo pescoço para comer vegetação de difícil acesso. Foi uma das criaturas mais dóceis do mundo antigo, preferindo viajar em manada como a maioria dos saurópodes.
O Apatossauro tem muito poucos comportamentos defensivos, mesmo quando ameaçado. O único caso conhecido de se defender foi quando usou sua cauda em um movimento semelhante a um chicote. No entanto, mesmo isso não era a capacidade total de sua habilidade de se defender. Se tivesse colocado toda sua força, o Apatossauro poderia ter causado muito mais dano do que qualquer um imaginava.
Discutido por muitos como o maior dos dinossauros carnívoros, não há dúvida de que o Spinossauro também é um dos maiores. Com cerca de 4,8 a 6 metros de altura na idade adulta, o Spinossauro foi um dos maiores predadores do planeta. Suas aparições em Jurassic Park III e Jurassic World: Camp Cretaceous demonstraram como o Spinossauro é um inimigo formidável, capaz de enfrentar um Tiranossauro Rex sozinho e até mesmo derrubá-lo. Concedido, este era um subadulto, e mais tarde ele enfrentaria dois Tiranossauros Rex adultos, onde seria forçado a recuar.
Curiosamente, isso demonstra que o Spinossauro tem uma resposta adaptativa a estímulos em mudança. Embora tenha infligido ferimentos graves a um de seus oponentes, ele só estava fazendo isso quando compelido por uma fonte externa. Uma vez que essa influência externa desapareceu, ele mudou de tática e optou por recuar, escolhendo viver e lutar outro dia. Talvez o Spinossauro do passado fosse tão esperto quanto sua contraparte moderna.
Traduzindo como "Lagarto Gigante do Sul", o Giganotossauro é um dos maiores dinossauros carnívoros já descobertos. Certamente vive de acordo com seu nome, com impressionantes 5,5 metros de altura em Jurassic World: Domínio. Além de seu tamanho, o Giganotossauro possui outras características que o tornam um predador incrivelmente potente, mesmo entre outros dinossauros.
Para começar, a espécie possui uma força acima da média que lhe permite exceder o poder até mesmo do Tiranossauro Rex. É por isso que eles podem lutar cara a cara com um e causar danos sérios, tendo até mesmo uma chance maior do que o normal de matá-lo. Como resultado, o DNA do Giganotossauro foi um dos ingredientes principais do Indominus Rex.
Todo fã de Jurassic Park conhecerá o Indominus Rex, o primeiro dinossauro híbrido. Uma combinação de várias fontes genéticas, modernas e pré-históricas, o Indominus Rex também tem a distinção de ser um dos maiores dinossauros já vistos nos filmes. Isso pode ser atribuído ao Giganotossauro fazer parte de sua composição genética, garantindo maior tamanho e força.
Na idade adulta, o Indominus poderia medir 6,4 metros de altura. Isso, juntamente com muitos atributos mortais, como a capacidade de camuflagem, esconder-se da detecção térmica e sua velocidade e força naturais, o tornam um dos dinossauros mais mortais que já existiram – na franquia Jurassic Park, é claro, pois não era um dinossauro verdadeiro em nosso próprio mundo.
Considerado o dinossauro mais pesado que já existiu, o Dreadnoughtus tem cerca de 9 metros de altura nos filmes, mais do que merecendo a classificação de titanossauro. O que é ainda mais impressionante é que o fóssil usado para desenvolver o Dreadnoughtus era de um jovem, o que significa que o clone de Dreadnoughtus visto na tela pode muito bem crescer ainda mais.
O Dreadnoughtus é o maior dinossauro da franquia Jurassic World, mostrando o verdadeiro esplendor do mundo pré-histórico. Essa espécie não desempenha um grande papel nos filmes, mas mostra o quão grandiosa poderia ser a escala dos dinossauros. Eles também demonstram que, embora alguns dinossauros ressuscitados possam ser aterrorizantes, há também beleza em seu retorno.