Diretor de ‘Barry’ elege animação indie ‘Flow’ como melhor filme de 2024
O ano de 2024 foi marcado por diversos lançamentos cinematográficos, em sua maioria, sequências ou adaptações de obras já conhecidas. No entanto, algumas produções originais conquistaram o coração do público, da crítica e de outros profissionais da indústria do entretenimento.
Em uma matéria da IndieWire, na qual 65 diretores compartilharam seus filmes favoritos de 2024, o comediante e diretor da aclamada série Barry, Bill Hader, também fez sua escolha. Dentre os muitos filmes lançados, Hader optou por uma animação indie: Flow. O filme animado, dirigido pelo letão Gints Zilbalodis, recebeu aclamação da crítica e diversas premiações, incluindo indicações ao Critics' Choice Award e ao Globo de Ouro.
Flow narra a emocionante história de um gato preto que se encontra em meio a uma enchente. Posteriormente, ele se une a um grupo de outros animais, incluindo um cachorro, uma capivara, um lêmure e um pássaro, que trabalham juntos para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico após um tsunami.
"O melhor filme que vi este ano foi Flow", destacou Hader. "Eu já o assisti três vezes. Ele me faz querer ter um gato (e olha que eu sou alérgico a gatos)".
O apreço do comediante não é um caso isolado. Flow ostenta uma pontuação quase perfeita no Rotten Tomatoes, tanto pela crítica quanto pelo público. O filme recebeu 97% de aprovação dos críticos, o que lhe rendeu o selo “Certified Fresh”, e 94% de aprovação do público. Gints Zilbalodis, co-roteirista da animação com Matīss Kaža, dirigiu a produção.
Outros diretores também escolheram Flow como seu filme favorito de 2024. Alguns dos títulos mais populares do ano foram Anora e The Substance. No entanto, David Lowery, que tem experiência no gênero de animação com o filme Meu Amigo, o Dragão (2016), também escolheu Flow como um de seus favoritos. Lowery descreveu o filme como "a experiência cinematográfica mais curativa e esperançosa do ano e mais um exemplo de como a animação em CG se tornou pessoal. Me fez querer abraçar meus gatos e também adotar uma capivara".
O próprio diretor do filme, Gints Zilbalodis, também revelou seus filmes preferidos do ano: My Sunshine, Blue Sun Palace, Ghost Cat Anzu, Close Your Eyes, Duna: Parte Dois, Universal Language, Good One, The Village Next to Paradise, Look Back e A Different Man.
Flow está em exibição nos cinemas.