Diretor de ‘Nosferatu’ descarta filmes contemporâneos: ‘Fotografar um carro me dá ânsia’
O cineasta Robert Eggers, conhecido por seus filmes de época, declarou que não pretende dirigir produções contemporâneas. Após realizar quatro filmes ambientados no passado, ele explicou que a ideia de filmar carros e celulares o incomoda profundamente.
Eggers, que tem em seu currículo projetos como ‘A Bruxa’ e ‘O Farol’, está atualmente envolvido em duas novas produções: ‘Werwulf’, um filme sobre lobisomens ambientado no século XIII, e uma sequência do clássico ‘Labirinto’, de Jim Henson. Em entrevista ao Rotten Tomatoes, ele foi questionado sobre a possibilidade de dirigir filmes modernos e respondeu com bom humor: “A ideia de ter que fotografar um carro me dá ânsia, e a ideia de fotografar um celular é simplesmente a morte. Para fazer uma história contemporânea, você tem que fotografar um celular – é assim que a vida é – então, não.”
Apesar de reconhecer as vantagens de trabalhar com propriedades intelectuais já existentes, Eggers expressou o desejo de que seus próximos filmes sejam originais. Ele também revelou que suas produções são inspiradas em sua memória pessoal, como o curta ‘Brothers’, um conto sobre Caim e Abel, que serviu como prova de conceito para ‘A Bruxa’. Segundo ele, a realização deste curta provou que ele e sua equipe, incluindo o diretor de fotografia Jarin Blaschke, eram capazes de concretizar ‘A Bruxa’.
O diretor afirmou que pretende fazer apenas filmes ambientados antes de 1950. “Eu poderia ir potencialmente até 1950, mas antes da Segunda Guerra Mundial é mais convidativo para minha imaginação”, disse. Sua paixão por detalhes de época é evidente em seus filmes, nos quais ele se esforça para recriar figurinos, cenários e roteiros com precisão. Em uma entrevista à Wired em 2016, ele explicou: “Eu realmente quero transportar o público. Não posso simplesmente dizer ‘Este é um bom plano’. Tudo no quadro precisa ser como se eu estivesse articulando minha memória daquele momento.”
Os filmes de Eggers frequentemente exploram o folclore e os mitos, indo além das narrativas focadas em personagens. Ele já declarou que “O que você tem em sua imaginação é mais poderoso do que o que eu posso te dar. Muito disso é o que você não vê”. Citando sua paixão por filmes de terror da Hammer, como Drácula, e revelou que já sonhava em fazer uma adaptação de ‘Nosferatu’, sonho que realizou recentemente. O filme ‘Nosferatu’ já está disponível em formato digital, enquanto ‘Werwulf’ está previsto para ser lançado em 25 de dezembro de 2026.