Diretor de The Flash explica o fracasso do filme nos cinemas
O filme de super-heróis também recebeu críticas mistas, com uma aprovação de 63% no Rotten Tomatoes.
The Flash, um dos últimos filmes do Universo Estendido DC (DCEU), teve uma estreia em 2023 marcada por controvérsias. Antes de seu lançamento, foi anunciado que os planos do Universo DC de James Gunn não considerariam o DCEU de Zack Snyder como cânone, reiniciando a maioria dos projetos, o que resultou em menos interesse em The Flash durante sua estreia em junho de 2023.
Em uma nova entrevista à Rádio TU da Argentina, o diretor Andy Muschietti comentou sobre os motivos que, segundo ele, levaram The Flash a ser um fracasso. O filme teve Ezra Miller como o personagem principal, em um filme solo alguns anos após a estreia do personagem em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de 2016. As controvérsias e problemas legais de Miller não ajudaram o filme, mas Muschietti acredita que houve mais fatores em jogo.
Muschietti, que teve sucesso de bilheteria com as adaptações de It: A Coisa, de Stephen King, com It: Capítulo Um em 2017 e sua sequência It: Capítulo Dois, em 2019, viu The Flash não alcançar o resultado esperado.
“The Flash fracassou, entre outros motivos, porque não era um filme que atraísse os quatro quadrantes”, explicou o cineasta. “Falhou nisso.” Outras razões incluíram as polêmicas envolvendo Ezra Miller e a discussão sobre a saturação de filmes de super-heróis.
Muschietti continuou: “Quando você gasta 200 milhões de dólares fazendo um filme, a Warner quer levar até sua avó aos cinemas. E descobri em conversas particulares que muitas pessoas simplesmente não se importam com o The Flash como personagem. Particularmente os dois quadrantes femininos. Tudo isso é o vento soprando contra o filme, aprendi.”
Na indústria cinematográfica, os quatro quadrantes significam que um filme precisa atrair homens e mulheres, com mais e menos de 25 anos. Para The Flash, isso não funcionou muito bem. O filme teve um orçamento massivo e mal conseguiu cobrir seu investimento inicial.
A Warner Bros. concedeu a The Flash um orçamento de 200 milhões de dólares e, durante sua exibição nos cinemas, arrecadou apenas 266,5 milhões de dólares. Embora tenha coberto o custo inicial, não foi suficiente para cobrir os custos de distribuição e marketing, que geralmente são o dobro do orçamento.
O filme de super-heróis também recebeu críticas mistas, com uma aprovação de 63% no Rotten Tomatoes. O público foi mais generoso, dando ao filme uma aprovação de 82%. Felizmente, Muschietti terá uma nova oportunidade na DC com o novo filme do Batman, The Brave and the Bold (Batman: Bravos e Destemidos).
Até o momento, não está claro quando The Flash fará sua estreia no novo Universo DC. A franquia reformulada de James Gunn e Peter Safran terá início neste verão com Superman, agora interpretado por David Corenswet em vez de Henry Cavill. Houve relatos de que o co-CEO da DC Studios substituirá todos os membros da Liga da Justiça em sua próxima franquia, incluindo Miller.
Falando sobre The Flash, o diretor revelou que não se concentrou em outro filme porque o roteiro não estava pronto. “A regra número um aqui na DC: Nenhum filme será aprovado antes que o roteiro esteja pronto. E o roteiro de [Clayface, de Mike Flanagan] estava pronto. (E quanto ao The Flash, estamos aguardando um desenvolvimento).” O diretor não esclareceu o que isso significa ou quando planeja trazer Barry Allen de volta.