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Disney Lorcana: nova expansão, ‘Mar de Azurita’, traz piratas e inventores em disputa

A nova expansão de Disney Lorcana, intitulada 'Mar de Azurita', já está disponível, trazendo uma temática que mistura piratas e ciência. A coleção oferece dois estilos de jogo distintos nos decks iniciais Esmeralda Safira e Âmbar Rubi. Além disso, personagens de animações clássicas da Disney, como 'A Turma do Resgate', 'As Peripécias do Ratinho Detetive' e 'Operação Big Hero', se juntam a figuras já conhecidas como Moana, Ursinho Pooh e Mickey e seus amigos.

Os decks iniciais são divididos em Esmeralda Safira, focado em inventores, e Âmbar Rubi, com ênfase em piratas e desafios. O deck Esmeralda Safira se destaca pela sinergia entre seus personagens com a palavra-chave 'Inventor', que se beneficiam de personagens de suporte, locais e itens. Por outro lado, o deck Âmbar Rubi explora mais os desafios, com locais e um item que equilibram as batalhas, oferecendo cura, bônus ou recompensas quando personagens são derrotados.

O deck Âmbar Rubi apresenta cartas de baixo custo, como Moana (Marinheira Autodidata) e o item Navio Pirata do Pooh, ambos de custo 1. Moana, apesar de não poder desafiar até ter um Capitão em jogo, possui ataque 3. Caso permaneça em campo, ela pode evoluir para Moana (Líder Kakamora). Essa evolução, combinada com duas localizações, permite mover personagens e ganhar vários pontos de conhecimento em um único movimento. Já o Navio Pirata permite trazer de volta do descarte um personagem Pirata.

Outras cartas importantes do deck incluem Ursinho Pooh (Pirata do Mel), Liderar o Caminho e Wendy Darling (Capitã Corajosa). Wendy, em especial, além de fornecer um Capitão (Moana!), recebe um bônus com outros personagens Piratas em jogo. As cartas de custo 3 e 4 oferecem opções como Coruja (Vigia Pirata), Mickey Mouse (Marinheiro Corajoso), Jasmine (Princesa Rebelde) e Kakamora (Grupo de Abordagem). Jasmine, ao se aventurar, ganha 2 pontos de conhecimento e retira 1 do oponente.

Nas cartas de custo mais elevado, destacam-se Detona Ralph (Mordomo de Nicelândia), que fornece +2 de vida para locais, e Jim Hawkins (Pirata Honrado), que consegue pontos de conhecimento e traz personagens Piratas do topo do deck para a mão. Os locais são cruciais, e a Ilha dos Cem Acres e a Pedra da Caveira são os mais importantes, fornecendo pontos de conhecimento quando personagens são banidos ou no início de cada turno, e +1 de ataque, respectivamente.

O deck Esmeralda Safira, por sua vez, valoriza a característica de 'Inventor'. Uma combinação eficaz é Yokai (Professor Callaghan) e o local Instituto de Tecnologia (Universidade de Prestígio). Este local oferece +1 de vida para personagens Inventores e 1 ponto de conhecimento no início do turno se um personagem estiver lá. Fred (Mascote de Dia) também se destaca, pois, se desafiado, concede 2 pontos de conhecimento.

As cartas de custo 2 e 3 oferecem diversas estratégias. Hei Hei (Galinha Não Tão Esperta) impede que itens sejam usados no turno seguinte do oponente, e Honey Lemon (Gênia Química) permite descartar cartas do oponente ou buscar 2 pontos de conhecimento. Go Go Tomago (Dínamo Veloz) ganha conhecimento com personagens inimigos danificados. Tia Cass (Fã Número Um) aumenta os pontos de conhecimento de um Inventor. Itens como Megabot, Chip de Saúde do Baymax e Heffalumps e Woozles ampliam as opções de jogo, permitindo banir itens, curar personagens ou impedir que eles se aventurem.

As cartas de custo 3 e 4 incluem Hiro Hamada (Prodígio da Robótica), que busca itens ou robôs no deck, e o item Cromicon Esmeralda, que traz personagens banidos de volta à mão. Baymax reduz o custo de Inventores e remove dano de outros personagens. B.E.N. (Robô Excêntrico) concede 2 pontos de conhecimento e adiciona seu ataque a outro personagem. Personagens de custo mais alto, como Pateta (Mestre Carpinteiro), Professor Ludovico Von Pato (Gênio Autoproclamado) e Jenny Hackwrench (Brilhante Contramestre), destacam-se por seus pontos de conhecimento.

A expansão também traz cartas para os conjuntos Aço e Ametista. Sr. Big (de Zootopia) não pode ser desafiado por personagens com ataque 2 ou mais, e busca 3 pontos de conhecimento. A Música “Ainda Estou Aqui” concede Resistência +2 e permite comprar uma carta. Capitã Amélia não pode ser desafiada por piratas e concede Resistência +1 aos outros personagens. Calhoun (Sargento da Marinha) concede Resistência +1 e 2 pontos de conhecimento ao banir um personagem em um desafio. Já a Montanha do Tesouro causa dano a personagens ou locais com base no número de personagens presentes.

Ametista apresenta ações de baixo custo como “Um Desaniversário Muito Feliz”, que envia as duas primeiras cartas do deck de cada oponente para o descarte. Mama Odie (Sábia Solitária) move contadores de dano entre personagens. Tapete Mágico (Voador Incrível) busca 3 pontos de conhecimento. Isabela Madrigal (Garota de Ouro) ganha 3 pontos de conhecimento se for a única a se aventurar no turno. Sininho (Rainha das Fadas de Azurita) concede +1 de conhecimento a outras fadas. Scar (Leão Tempestuoso), com ataque 4, tem a habilidade de avançar e desafiar. Hades (Senhor dos Mortos) busca 3 pontos de conhecimento e concede 2 pontos ao banir um personagem aliado.

O Kit do Colecionador do Stitch inclui quatro boosters e uma carta promocional foil exclusiva do Stitch (Bucaneiro Alienígena). A expansão 'Mar de Azurita' oferece uma variedade de cartas e estratégias, tornando o jogo ainda mais dinâmico e interessante.

O Kit do Iluminador, que custa $50, inclui uma caixa de armazenamento, divisórias de cartas, boosters, um contador de conhecimento e dados de contador de dano. Esse kit oferece cartas como o local Ilha da Coruja (custo 3), que reduz o custo da primeira ação de cada turno, e Belwether (Assistente do Prefeito), que concede imprudência a personagens inimigos. Tadashi Hamada (Roboticista Talentoso) permite que cartas sejam adicionadas ao tinteiro. Cartas como Basil (Detetive Disfarçado), Tadashi Hamada (Inventor do Baymax) e Yokai (Supervilão Científico) se beneficiam desse combo.

Para o deck Âmbar Rubi, opções incluem Roubo (que tira pontos do oponente e dá a você) e a Lança do Soldado de Cartas (que dá +1 de ataque a personagens danificados). A localização Flotilha faz com que o oponente perca 1 ponto de conhecimento no início do turno. Julieta Madrigal (Cozinheira Excelente) cura dano e compra cartas, enquanto Namaari (Herdeira de Fang) pode atacar dois personagens em desafios. Nani (Irmã Carinhosa) e David (Surfista Impressionante) também são relevantes. Chip e Dale (Resgate Recuperadores) permitem retornar personagens do descarte ao colocar cartas no tinteiro. Scar (Caçador Cruel) causa dano ao oponente e, com a música “Seja Rei Inquestionável”, faz com que o oponente escolha e descarte personagens. Simba também se destaca por revigorar outros personagens no fim do turno.

Avaliação dos Decks Iniciais: 4 de 5

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

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