Documentário inédito revela planos de George A. Romero para ‘Resident Evil’
O documentário George A. Romero's Resident Evil estará disponível em formato digital e On Demand a partir de 7 de janeiro.
Fãs de Resident Evil e do mestre do terror George A. Romero têm um encontro marcado com a história do cinema. Um novo documentário, intitulado George A. Romero’s Resident Evil, mergulha nos bastidores da adaptação cinematográfica que o lendário diretor planejou para o jogo, mas que nunca se concretizou.
Com estreia marcada para 7 de janeiro em formato digital e On Demand, o documentário, produzido pela Uncork’d Entertainment e dirigido por Brandon Salisbury, busca revelar detalhes dos planos originais de Romero para levar Resident Evil às telonas. Romero, que revolucionou o gênero zumbi com clássicos como A Noite dos Mortos-Vivos, Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos, chegou a ser escalado para dirigir o filme, mas o projeto acabou não saindo do papel e resultando na adaptação posterior de Paul W.S. Anderson.
Em 1998, a Constantin Film contratou Romero para criar um longa-metragem baseado no primeiro jogo Resident Evil. O roteiro de Romero, segundo informações, era mais fiel ao game original em comparação à versão liderada por Milla Jovovich. O documentário traz entrevistas inéditas com pessoas envolvidas no projeto, que detalham as ideias de Romero para a adaptação e as razões pelas quais ela não avançou. Além disso, documentos e filmagens de arquivo são utilizados para reconstruir a história do filme não realizado.
Keith Leopard, presidente da Uncork’d Entertainment, declarou que a empresa se sente honrada em trazer George A. Romero’s Resident Evil para os fãs que aguardam ansiosamente essa história há muito tempo. “Este documentário homenageia a incrível visão de Romero e o poder da narrativa que transcende o que poderia ter sido. Estamos entusiasmados para que o público finalmente experimente o mistério e o legado de seu trabalho de uma maneira totalmente nova”, afirmou em comunicado.
Os fãs tiveram um pequeno vislumbre do que seria uma adaptação de Resident Evil pelas mãos de Romero em 1998, quando ele dirigiu um comercial de TV japonês para Resident Evil 2 com atores interpretando Claire Redfield e Leon Kennedy. Essa peça publicitária, inclusive, iniciou as conversas que levariam Romero a dirigir o filme, que acabou não acontecendo.
Paul W.S. Anderson assumiu a direção do primeiro filme de Resident Evil em 2000, com lançamento em 2002. Apesar de algumas críticas por se distanciar do material original, o filme foi um sucesso e gerou seis sequências: Resident Evil 2: Apocalipse (2004), Resident Evil 3: A Extinção (2007), Resident Evil 4: Recomeço (2010), Resident Evil 5: Retribuição (2012) e Resident Evil 6: O Capítulo Final (2017). Em 2021, Johannes Roberts reiniciou a franquia com Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City, uma produção inspirada nos dois primeiros jogos. Já em 2022, a Netflix lançou uma série live-action com Lance Reddick no elenco.
O documentário George A. Romero’s Resident Evil estará disponível em formato digital e On Demand a partir de 7 de janeiro.