Animes

Dragon Ball DAIMA: Transformação de Vegeta em Super Saiyajin 3 questiona premissa da série

A nostalgia pelos primeiros tempos de Dragon Ball, quando Goku ainda era criança, é um tema recorrente entre os fãs. Após Dragon Ball GT, Dragon Ball DAIMA surge como a segunda produção animada a trazer Goku de volta à infância.

Embora DAIMA seja superior a GT em muitos aspectos, a nova série enfrenta um problema similar: a transformação de Goku em criança parece ter pouca influência na trama, além de torná-lo mais imaturo. Essa questão, que já vinha sendo discutida, se intensificou com o lançamento do episódio 12. Se Goku e Vegeta podem usar o Super Saiyajin 3 em Dragon Ball DAIMA, a premissa da série perde o sentido.

A ideia de transformar o time de heróis em crianças já havia gerado reações mistas entre os fãs, alguns vendo como uma forma divertida de celebrar os 40 anos de Dragon Ball, enquanto outros se lembravam de Dragon Ball GT. Muitos esperavam uma segunda temporada de Dragon Ball Super, adaptando a Saga do Prisioneiro da Patrulha Galáctica e a Saga de Granolah, o Sobrevivente. No entanto, como DAIMA foi o último projeto de Akira Toriyama antes de seu falecimento, a maioria dos espectadores decidiu dar uma chance à produção.

Após 12 episódios, Dragon Ball DAIMA apresenta pontos positivos e negativos, com reações divididas do público. A série conseguiu criar uma aventura mágica, com novos personagens e uma expansão do universo de Dragon Ball, além de uma animação de alta qualidade. No entanto, a série tem um ritmo lento e soluções de conflito apressadas, além de lutas menos intensas do que os fãs de Dragon Ball Z gostariam. A premissa da série é pouco explorada.

O segundo episódio mostrou o design de quase todos os personagens principais transformados em crianças. Os únicos que não apareceram em suas formas mirins foram Tenshinhan, Chaos, Videl e, principalmente, Gohan. Alguns designs foram mais criativos que outros, mas todos se encaixavam no tom leve da série. Apesar do destaque desses personagens no marketing, poucos deles apareceram novamente. Apenas Goku, Vegeta, Piccolo, Bulma, Nahare e Kibito continuaram a aparecer, e este último raramente. Além de torná-los menores, o desejo de Gomah a Shenlong não parece ter tido outros efeitos nos heróis, além de possivelmente deixar Goku mais burro.

Desde o sexto episódio, o poder de Goku tem comprometido a premissa de Dragon Ball DAIMA. Do ponto de vista de Gomah, o objetivo de rejuvenescer Goku era enfraquecê-lo. A intenção era deixá-lo tão fraco que ele precisaria viver uma aventura no Reino Demoníaco onde não conseguiria resolver tudo apenas com sua força. No entanto, Goku criança se mostrou imparável.

O segundo episódio de Dragon Ball DAIMA mostrou Goku reaprendendo a voar e a usar o Bastão Mágico, além de dificuldades com o teletransporte. No entanto, desde o terceiro episódio, Goku está no controle total, lutando, voando e usando o teletransporte sem problemas, além de se transformar em Super Saiyajin e Super Saiyajin 2. Majins, soldados do Rei Kadan e até Tamagami 3 não representaram desafio para o herói.

Mesmo que a série não quisesse incluir todos os personagens principais em suas formas infantis ou alterar suas personalidades, era esperado que ao menos Goku, Vegeta e Piccolo fossem enfraquecidos. A inclusão do Super Saiyajin Goku não foi surpresa, já que ele apareceu no material promocional da série, mas havia uma esperança de que ele não alcançasse as formas de Super Saiyajin 2 e 3. Com o Super Saiyajin 2 aparecendo no oitavo episódio, restava apenas a esperança de que o Super Saiyajin 3 não surgisse, mas o episódio 12 acabou com essa possibilidade.

O episódio 12 de Dragon Ball DAIMA, intitulado “A Verdadeira Força”, representa a maior traição à premissa da série. Enquanto metade do episódio foca na conclusão da batalha de Majin Duu contra Tamagami 1, a outra metade conclui a luta de Vegeta contra Tamagami 2. Após ser aparentemente engolido por um Kraken no final do episódio 11, Vegeta reaparece, transforma-se em Super Saiyajin 2 e enfrenta Tamagami 2 de igual para igual. No entanto, ao se transformar em Super Saiyajin 3, Vegeta destrói qualquer valor que a premissa de DAIMA ainda pudesse ter.

A luta de Vegeta como Super Saiyajin 3 é visualmente impressionante, mas vai contra a ideia central de Dragon Ball DAIMA. O Super Saiyajin 3 era a única transformação que Goku criança ainda não havia demonstrado e, apesar de tudo o mais que não havia mudado, parecia que os heróis estavam limitados às formas mais fracas disponíveis. Vegeta provou que se tornar criança não afetou os Guerreiros Z em nada e, para piorar, ele usou uma forma que não tinha na Saga Buu, mostrando que ele só ficou mais forte.

A forma como a série ignorou sua premissa inicial sugere que DAIMA está chegando ao fim. A escalada de poder tem sido rápida, e com os três Tamagami derrotados, a história parece estar se encaminhando para o final. Mesmo que a série tenha sido divertida, ela parece ter perdido o sentido. Se Goku e seus amigos serem crianças não importa, então Dragon Ball DAIMA também não importa.

Neste ponto, é impossível que Dragon Ball DAIMA cumpra sua premissa inicial. A maioria do elenco foi transformada em criança para nunca mais aparecer, e Goku e Vegeta estão mais poderosos do que no final de Dragon Ball Z. Esse problema não afeta a qualidade da animação, mas torna sua existência mais sem sentido.

Dragon Ball conta a história de Son Goku, um menino com rabo que embarca em uma jornada para se tornar mais forte e descobre as Esferas do Dragão, que realizam qualquer desejo quando reunidas.

Em Dragon Ball DAIMA, devido a uma conspiração, Goku e seus amigos são transformados em crianças e viajam para um novo mundo misterioso para reverter essa mudança.

O Super Saiyajin 3 era a única transformação que Goku criança ainda não havia demonstrado.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.