Filmes
Tendência

Duna: Parte 2 e Wicked lideram indicações ao Oscar 2025; confira a lista

Duna: Parte 2 e Wicked se destacaram com diversas indicações ao Oscar deste ano. Ambos os sucessos de bilheteria, aclamados pela crítica, estão entre os 10 filmes que concorrem a Melhor Filme na 97ª edição do Academy Awards.

Além da indicação para o prêmio principal, Duna: Parte 2 também obteve sucesso em categorias técnicas importantes, como Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Cinematografia e Melhor Design de Produção. Curiosamente, o filme recebeu apenas cinco indicações no total, enquanto seu antecessor, Duna: Parte Um (2021), havia conquistado 10.

Enquanto isso, Wicked, a primeira parte da adaptação do musical de sucesso dirigida por Jon M. Chu, recebeu 10 indicações, empatando com o drama The Brutalist de Brady Corbet como o segundo filme mais indicado do ano (atrás apenas de Emilia Pérez, com 13). Além de Melhor Filme, Wicked concorre aos prêmios de Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino, Melhor Atriz (Cynthia Erivo) e Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana Grande).

Tanto Duna: Parte 2 quanto Wicked têm recebido reconhecimento significativo ao longo da temporada de premiações, o que os tornou prováveis candidatos a Melhor Filme. Ambos os títulos foram recentemente indicados ao Darryl F. Zanuck Award, a versão do prêmio de Melhor Filme do Producer Guild. Os filmes também obtiveram sucesso no Globo de Ouro; Duna: Parte 2 foi indicado para Melhor Filme de Drama e Wicked para Melhor Filme de Musical ou Comédia. No entanto, ambos perderam, com The Brutalist e Emilia Pérez levando os prêmios.

A 97ª cerimônia do Academy Awards acontecerá no domingo, 2 de março. Em novembro de 2024, foi anunciado que Conan O’Brien será o anfitrião do evento. Esta será a primeira vez que O’Brien apresenta o Oscar. Jimmy Kimmel foi o anfitrião nos dois anos anteriores.

Com o anúncio das indicações, a atenção se volta para quais filmes têm as melhores chances de vencer. Entre Duna: Parte 2 e Wicked, este último tem, sem dúvida, melhores chances. Ele obteve o dobro de indicações, incluindo duas categorias de atuação.

A indicação de Wicked para Melhor Edição também é um bom presságio, já que, historicamente, há uma forte correlação entre Edição e Filme. Duna: Parte 2 não obteve tanto apoio quanto o primeiro Duna, sugerindo que tem uma difícil jornada para vencer Melhor Filme. Sua melhor esperança pode ser garantir uma ou duas de suas indicações técnicas, talvez repetindo a vitória de Duna: Parte Um em Melhores Efeitos Visuais.

Claro, isso não significa que Wicked seja o favorito. Os resultados do Globo de Ouro implicam que os eleitores de prêmios preferem alguns dos outros filmes em disputa. Para ser justo, o Globo de Ouro não tem um histórico perfeito quando se trata de prever o Oscar; enquanto Oppenheimer ganhou Melhor Filme no Globo de Ouro, Everything Everywhere All at Once não ganhou. Portanto, há esperança para Wicked (mais do que para Duna: Parte 2), mas o campo de Melhor Filme está repleto de forte concorrência.

Além de The Brutalist e Emilia Pérez, filmes como Anora, Conclave, The Substance, A Complete Unknown, Nickel Boys e I’m Still Here geraram muito entusiasmo ao longo da temporada de premiações. A corrida de Melhor Filme provavelmente não ganhará clareza até que mais dos precursores do Oscar tenham sido entregues. Será interessante ver como o sistema de votação preferencial da Academia impacta a categoria. Um filme amplamente apreciado como Wicked pode marcar votos importantes de segundo e terceiro lugar, colocando-o em posição de garantir uma vitória. Mas outros indicados também se encaixam nesse perfil.

As indicações ao Oscar 2025 foram reveladas, e os fãs de anime podem ter algumas surpresas ao revisar a lista. Embora nos últimos anos o Studio Ghibli tenha conquistado o prêmio de Melhor Filme de Animação e o Rei dos Monstros tenha levado para casa um Oscar de Melhores Efeitos Visuais, a lista de indicados deste ano não conta com alguns grandes nomes.

Embora alguns longas-metragens animados importantes estejam concorrendo ao ouro do Oscar, certamente existem alguns filmes de anime que são mais do que adequados para estar na disputa. Com a lista de indicações chegando recentemente à rede, agora parece ser o momento perfeito para os fãs de anime revisarem o que poderia ter sido um concorrente.

Embora a indústria de anime não estivesse representada em categorias como “Melhor Filme de Animação” para o Academy Awards de 2025, houve um representante surpreendente do meio para o Oscar deste ano. A Toei Animation foi indicada para “Melhor Curta de Animação” por seu trabalho em “Amedama”. O curta-metragem usou animação CG e seguiu um jovem que recebe um pedaço sobrenatural de doce que o permite ouvir os pensamentos nos corações daqueles ao seu redor. Quando se trata dos indicados a Melhor Filme de Animação, eles incluem The Wild Robot, Flow, Inside Out 2, Memoir of a Snail e Wallace & Gromit: Vengeance Most Foul.

Quando se trata da escolha mais óbvia para um filme de anime que deveria ter sido indicado a um Oscar, tem que ser Look Back do Studio Durian. O filme foi criado por Tatsuki Fujimoto, o artista de mangá responsável por Chainsaw Man, e contou uma história de partir o coração sobre criatividade e amizade. Caindo em terra correndo no Japão, o filme atualmente tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes entre os críticos, com as avaliações do público chegando um pouco abaixo do perfeito, com 99%.

Look Back não foi o único agitador na tela prateada quando se trata de anime em 2024. Haikyu: The Dumpster Battle marcou grande sucesso nas bilheterias e teve a ação e a emoção para torná-lo digno do ouro do Oscar. Haikyu não foi o único filme de anime esportivo que chegou no ano passado, já que Blue Lock: Episode Nagi também usou a ação do anime de futebol para ajudar a franquia a atingir novos patamares. No espectro emocional, The Colors Within da Science Saru também pode ser digno de uma indicação ao Oscar graças ao seu impacto emocional.

Como mencionado anteriormente, o Studio Ghibli tem sido um dos únicos exemplos de um estúdio de anime vencendo no Academy Awards. Embora muitos dos filmes de Hayao Miyazaki tenham sido indicados ao Oscar no passado, apenas Spirited Away e The Boy And The Heron levaram o ouro para casa de Melhor Filme de Animação. Dedos cruzados para que no futuro, o mundo do anime continue ganhando Academy Awards.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.