Filmes

Duro de Matar: Clássico natalino ou filme de ação? A eterna discussão

Todo ano, durante as festas de fim de ano, surge um debate acalorado: Duro de Matar é ou não um filme natalino? Lançado em 1988, o longa de ação dirigido por John McTiernan e estrelado por Bruce Willis divide opiniões quando o assunto é sua classificação como um filme de Natal. Para alguns, é um clássico natalino obrigatório, enquanto outros não conseguem aceitar que a história de John McClane, pego em meio a uma invasão terrorista no Nakatomi Plaza, seja considerada uma aventura natalina.

Para analisarmos essa questão, vamos dividir a discussão em duas partes: os argumentos a favor e contra Duro de Matar como um filme natalino. É importante ressaltar que alguns critérios serão subjetivos, afinal, o objetivo é apenas entrar no espírito natalino, ao estilo “yippee ki yay”.

Argumentos a favor de Duro de Matar como filme de Natal

Apesar de qualquer filme poder ser considerado natalino se você acreditar, existem alguns elementos básicos que caracterizam um filme natalino, como a ambientação, a trilha sonora e outros elementos típicos da época. Nesse sentido, Duro de Matar se encaixa perfeitamente. O filme se passa durante a temporada de festas, especificamente na véspera de Natal, quando John McClane vai a Los Angeles na esperança de se reconciliar com sua esposa, Holly, em sua festa de fim de ano na Corporação Nakatomi. E o nome da personagem, Holly, já é bem festivo.

Por se tratar de um filme que se passa em uma festa de Natal corporativa, a trilha sonora de Duro de Matar também possui várias músicas natalinas. Além disso, presentes fazem parte da história, como o relógio Rolex que Harry Ellis dá para Holly. Al, amigo de John, também é visto comprando presentes para sua esposa. E para completar, ainda neva no final do filme, algo raro em Los Angeles.

Além dos elementos presentes no filme, a popularidade de Duro de Matar durante as festas de fim de ano também é um argumento a favor. O longa é um dos mais assistidos nessa época, ficando ao lado de clássicos natalinos como *Meu Papai é Noel* e *Milagre na Rua 34*. Assim como *O Mágico de Oz*, que também é considerado natalino por ser tradicionalmente assistido durante as festas.

Argumentos contra Duro de Matar como filme de Natal

Apesar dos argumentos a favor, há também motivos para não considerar Duro de Matar um filme natalino. Um deles é a data de lançamento do filme. Ele estreou nos cinemas em julho de 1988. Embora isso possa render a ideia de “Natal em julho”, a verdade é que o filme foi um blockbuster de verão, não sendo planejado para ser um filme de Natal. Esse lançamento faz com que muitos defendam que Duro de Matar é apenas um filme que se passa no Natal, abordando temas como vingança e ansiedade americana em relação a influências estrangeiras, que não são muito “natalinos”.

O maior argumento contra o filme ser um clássico natalino, no entanto, vem do próprio Bruce Willis. Em 2018, durante o *Comedy Central Roast* de Bruce Willis, o ator declarou que Duro de Matar não é um filme de Natal. Segundo ele, é “apenas um filme do Bruce Willis”.

“As pessoas me perguntam por que eu fiz esse roast”, disse ele na época. “Foi porque um dos últimos caras que fez isso se tornou presidente? De jeito nenhum. Por que eu iria querer ser presidente quando posso continuar sendo o fodendo Bruce Willis? Eu fiz esse roast por uma razão e apenas uma razão: para resolver algo de uma vez por todas. Agora, por favor, escutem com atenção: Duro de Matar não é um filme de Natal. É um filme do caralho do Bruce Willis.”

Afinal, Duro de Matar é um filme natalino?

Apesar dos argumentos válidos a favor e contra, a verdade é que Duro de Matar é o que os fãs quiserem que ele seja. Não existe uma forma “certa” de celebrar as festas de fim de ano, como podemos ver nas diversas tradições em diferentes regiões e culturas. Assim, não há uma definição “certa” do que é ou não um filme natalino. Para alguns, o que importa não é o tema ou detalhes do filme, mas o fato de assisti-lo nessa época. Exemplos disso são os filmes de *O Senhor dos Anéis*, *Harry Potter* e até mesmo *O Mágico de Oz*, que não têm temas natalinos, mas costumam ser assistidos nessa época do ano. Afinal, as férias de fim de ano oferecem mais tempo para assistir filmes em casa com a família e amigos. E se essa é a sua definição de um filme de Natal, então Duro de Matar certamente se encaixa. E se você precisa de temas natalinos e mensagens de paz na Terra e boa vontade para com os homens, então talvez Duro de Matar não seja um filme de Natal para você. Ambas as opiniões são válidas, e talvez o presente de verdade este ano seja deixar as pessoas curtirem o que elas gostam durante as festas, mesmo que seja “apenas um filme do caralho do Bruce Willis”.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.