E se as coisas mudassem em Dragon Ball Z? Veja 10 cenários hipotéticos
Parte do que torna Dragon Ball Z tão amado é sua dinâmica. A história raramente desacelera, os conflitos são constantes e há reviravoltas inesperadas a cada momento. Não é à toa que uma das atividades mais populares entre os fãs de DBZ é especular sobre como a história mudaria se um único momento tivesse acontecido de forma diferente.
Dragon Ball é uma franquia perfeita para cenários hipotéticos. Há inúmeras situações em que um personagem poderia ter mudado o curso da série simplesmente sendo um pouco mais inteligente ou rápido. A longa duração da série permite rastrear como mudanças no início afetariam partes posteriores. Além disso, Dragon Ball Z não é uma série onde tudo faz sentido, então é divertido aplicar mais lógica aos seus aspectos mais aleatórios.
1. E se Raditz tivesse matado Piccolo em sua chegada à Terra?
Piccolo quase morreu sozinho e desamparado contra Raditz. O início de Dragon Ball Z é marcado pela chegada de Raditz, irmão mais velho de Goku. Antes de encontrar Goku, Raditz usa seu rastreador e localiza Piccolo. Nesse encontro, Piccolo sobrevive, permitindo que ele se junte a Goku contra Raditz. No entanto, a situação poderia ter sido muito pior. Piccolo estava completamente subjugado por Raditz naquele momento e só não foi morto porque o rastreador de Raditz detectou Goku, fazendo com que o Saiyajin partisse.
A morte de Piccolo no início de Dragon Ball Z impediria os eventos posteriores. A morte de Piccolo causaria a morte de Kami, tornando as Esferas do Dragão inúteis. Nenhum dos heróis teria interesse em procurar outra forma de reviver Piccolo. Mesmo que Goku ainda derrotasse Raditz com a ajuda de seus amigos e Gohan, Vegeta e Nappa nunca viriam à Terra, os Guerreiros Z nunca viajariam para Namek, Dr. Gero nunca coletaria os dados necessários para criar os andróides e a Terra não teria guerreiros poderosos o suficiente para Babidi usar como combustível para libertar Majin Buu.
2. E se Kuririn tivesse matado Vegeta no final da Saga Saiyajin?
Vegeta morrer cedo mudaria toda a série. No final da primeira luta dos Guerreiros Z contra Vegeta, Kuririn é o único que ainda pode lutar. Armado com a espada de Yajirobe, ele está em posição de matar o homem responsável por assassinar metade de seus amigos. O Príncipe Saiyajin só vive porque Goku pede a Kuririn para poupá-lo, querendo uma revanche. Dragon Ball Z seria muito diferente se Kuririn tivesse negado o pedido egoísta de seu melhor amigo.
Sem Vegeta, Kuririn e Gohan seriam deixados para morrer em Namek, Freeza conquistaria a imortalidade, a Terra nunca recuperaria as Esferas do Dragão, e a extinção do povo Namekiano significaria que a ressurreição estaria totalmente fora de questão. No anime, a Saga Freeza se divide entre a luta inicial pela sobrevivência em Namek e o confronto de Goku com Freeza, tudo acontecendo em Namek. Sem Vegeta, a busca solitária de Goku por vingança contra Freeza seria uma história totalmente separada e muito mais sombria.
3. E se Tenshinhan tivesse salvado o dia matando a Androide 18?
Tenshinhan conteve um inimigo incrivelmente mais forte que a Androide 18. O momento mais icônico de Tenshinhan é seu confronto desesperado contra Cell Semi-Perfeito. Apesar de já ter passado muito tempo desde que Tenshinhan conseguia acompanhar os personagens mais fortes, seu Neo Tri-Beam permite que ele contenha o vilão mais poderoso que os Guerreiros Z já enfrentaram, em um momento em que nem Piccolo ou Androide 16 podiam fazer nada contra ele. No entanto, por mais gloriosa que seja essa cena, havia uma estratégia mais inteligente que Tenshinhan poderia ter implementado.
No anime, Cell só consegue alcançar sua forma perfeita porque todos os Guerreiros Z tomam as decisões mais estúpidas possíveis. Embora Kuririn pelo menos tenha a desculpa de estar apaixonado pela Androide 18 para explodi-la antes que ela pudesse ser absorvida, nunca ocorreu a Tenshinhan usar seu Tri-Beam nela. Com o poder demonstrado deste ataque, Tenshinhan poderia ter matado a 18, ou pelo menos a danificado a ponto de Cell não ganhar nada ao absorvê-la.
4. E se Vegeta tivesse matado Cell antes que ele alcançasse a perfeição?
Cell Semi-Perfeito estava completamente à mercê de Vegeta. Vegeta é, sem dúvida, o verdadeiro vilão da Saga Cell. Embora outros personagens – especificamente Goku, Kuririn e Tenshinhan – tomem decisões que permitem que os andróides coloquem o mundo em perigo, ninguém o faz de forma tão consistente quanto o Príncipe Saiyajin. De todas as más escolhas de Vegeta ao longo do arco, a pior é se aliar a Cell para ajudá-lo a alcançar a perfeição.
Quando Vegeta sai da Sala do Tempo Hiperbólica, ele está muito mais forte que Cell, a ponto de poder tê-lo matado acidentalmente antes mesmo que ele tivesse a chance de fazer um acordo com ele. Vegeta derrotar Cell teria evitado a morte de Goku e a ascensão de Gohan ao Super Saiyajin 2. É tentador dar crédito a Vegeta aqui, pois isso deixaria os terráqueos em uma situação desesperadora quando Babidi aparecesse, mas o fato de Vegeta provavelmente ainda se aliar ao mago maligno anula sua contribuição não intencional.
5. E se Piccolo tivesse derrotado Freeza na segunda forma?
A fusão de Piccolo com Nail abriu uma breve janela onde ele poderia derrotar Freeza. Em nenhum momento da Saga Freeza, Vegeta, Kuririn ou Gohan estão em uma posição em que poderiam potencialmente derrotar Freeza. Piccolo, por outro lado, consegue abrir momentaneamente um caminho para a vitória. Após sua fusão com Nail, Piccolo se iguala em força à segunda forma de Freeza.
Sendo Piccolo um lutador sem dúvida superior ao Imperador do Universo, não é improvável que o maior campeão de Namek pudesse ter derrotado Freeza antes que ele se transformasse em sua terceira forma. A vitória de Piccolo significaria que Namek evitaria ser destruído, Kuririn evitaria ser morto, Goku nunca se tornaria um Super Saiyajin e Freeza e Rei Cold nunca viriam à Terra. É difícil prever como seria a Saga Cell neste cenário, mas o fato de Vegeta nunca ter qualquer razão para retornar à Terra abriria a possibilidade de tudo correr muito mais suavemente.
6. E se Piccolo não tivesse morrido contra Nappa?
Piccolo poderia ter protegido Gohan sem se sacrificar. O momento decisivo de Piccolo como personagem ocorre quando ele sacrifica sua vida para proteger Gohan de Nappa. É um momento bruto e emocional como poucos em Dragon Ball Z, atuando como o culminar de todo o seu arco. Também é um tanto bobo, já que Piccolo escolhe ficar entre Gohan e o ataque de Nappa, em vez de simplesmente pegar Gohan e tirá-los ambos do caminho.
A sobrevivência de Piccolo aos eventos da Saga Saiyajin significaria que nunca haveria razão para os heróis viajarem para Namek. Freeza ainda iria para Namek, dizimaria a população e se tornaria imortal, mas é provável que Goku e seus amigos nunca tivessem que se preocupar com ele. Semelhante a outros cenários hipotéticos, isso significa que Vegeta nunca se tornaria um herói, os Androides seriam uma ameaça mais administrável e Babidi seria incapaz de invocar Majin Buu.
7. E se Vegito fosse permanente?
Goku e Vegeta quase se perderam para sempre. Quando a Fusão Potara é introduzida, a principal diferença entre ela e a Dança da Fusão é que ela é permanente. A fusão de Goku e Vegeta em Vegito foi feita para ser eterna, e é pura sorte que os dois homens se separem. Ao longo de DBZ, Dragon Ball Super, e até mesmo Dragon Ball DAIMA, houve múltiplas explicações sobre como eles se separaram, mas é interessante pensar como seria Dragon Ball moderno com Vegito como o único protagonista.
Sozinho, Vegito nunca seria capaz de desbloquear o ki divino, pois a Terra não teria a quantidade necessária de Saiyajins para realizar o ritual do Super Saiyajin Deus. Apenas a concepção inicial de Bra poderia ajudar Vegito a se tornar forte o suficiente a tempo de lidar com Freeza Dourado e Zamasu, mas isso levanta a questão de como seriam os relacionamentos de Vegito com Bulma e Chi-Chi. É um cenário estranho, certamente, mas com um charme mais único do que muitos outros e que, por direito, deveria ter ocorrido.
8. E se Bulma e Vegeta nunca tivessem ficado juntos?
Bulma passou a maior parte de Dragon Ball em um relacionamento com Yamcha. O romance entre Bulma e Vegeta é uma das reviravoltas mais inesperadas em Dragon Ball. Durante a maior parte da série, Bulma e Yamcha são um casal feliz e amoroso, e Bulma mal interage com Vegeta. Independentemente de Yamcha ainda ter arruinado seu relacionamento traindo, a segunda metade de DBZ seria completamente diferente se Bulma e Vegeta não tivessem sido aleatoriamente colocados juntos.
Em um cenário em que Yamcha e Bulma permanecem juntos, a maior diferença é que seu filho não seria significativo como lutador. Considerando as constantes falhas de Trunks do Futuro em batalha ao longo da Saga Cell, isso não mudaria muito. Vegeta não teria motivos para permanecer na Terra após a morte de Goku, o que é uma vantagem para os Guerreiros Z da Saga Buu. Mesmo em um cenário em que Bulma fique solteira, sua versão do futuro não precisava especificamente de um filho para pilotar sua máquina do tempo e ela ainda poderia ter enviado Yajirobe do Futuro para entregar o aviso sobre os andróides.
9. E se Goku não tivesse voltado para a Saga Buu?
É por acaso que Goku participa do 25º Torneio Mundial de Artes Marciais. No início da Saga Buu, Goku está morto e o dever de proteger a Terra está totalmente nas mãos de Gohan. Ele só se envolve na história porque Goku ouve Gohan do Outro Mundo enquanto ele está discutindo o 25º Torneio Mundial de Artes Marciais. Se Goku estivesse ocupado com outra coisa naquele momento, a Saga Buu seria completamente diferente.
Goku permanecendo no Outro Mundo significaria que o senso de si mesmo de Vegeta nunca seria desafiado e Babidi não seria capaz de usá-lo como um peão. Sem essa distração, Gohan e Vegeta seriam capazes de salvar o mundo sem problemas, já que Goku não seria necessário para que os dois matassem facilmente Pui Pui, Yakon, Dabura e Babidi. Majin Buu nunca seria despertado, Goten e Trunks nunca aprenderiam a Dança da Fusão, Gohan nunca desbloquearia sua forma Suprema, Vegeta permaneceria o guerreiro mais forte da Terra e Goku nunca seria revivido.
10. Outros personagens poderiam ter se beneficiado do Kaio-Ken e do Teletransporte Instantâneo.
O aumento de poder é um problema sério em Dragon Ball Z, mas o que é estranho é que não precisava ser. Por mais que a série seja definida por seus níveis de poder altíssimos e lutas que são totalmente determinadas por quem tem o nível de poder mais alto, a Saga Saiyajin nunca faz Goku ficar mais forte que Vegeta. Vegeta só perde no final por causa do trabalho em equipe de Goku com Gohan, Kuririn e Yajirobe, e pelo uso estratégico do Kaio-Ken por Goku. Embora o Kaio-Ken se torne irrelevante para Goku quando ele se torna um Super Saiyajin, essa técnica de alto risco e aumento de poder que qualquer lutador capaz pode aprender teria sido imensamente benéfica para seus amigos não-Saiyajins.
Há infinitas mudanças que poderiam ser feitas na história de DBZ se Goku tivesse ensinado a Piccolo, Tenshinhan e/ou Kuririn o Kaio-Ken. Não é nem mesmo a única técnica que, por razões inexplicáveis, Goku nunca escolhe compartilhar, nem mesmo com seus filhos. Embora Gohan e Goten possam não ter muita necessidade do Kaio-Ken, há muitos momentos em que os meninos se beneficiariam do teletransporte oferecido pelo Teletransporte Instantâneo.