Em Boruto: Two Blue Vortex, Shikamaru adota táticas cruéis para proteger Konoha
A trama de Boruto: Two Blue Vortex virou o mundo do filho do Sétimo Hokage de cabeça para baixo. Boruto Uzumaki agora vive em um mundo onde seus antigos aliados se tornaram inimigos e antigos inimigos, amigos. Felizmente, o protagonista shonen ainda tem alguns companheiros com quem pode contar, um dos quais tem muita influência na Vila da Folha Oculta. Com Naruto e Hinata presos em um estado de limbo devido às maquinações de Kawaki, Shikamaru assumiu o papel de Hokage e está provando que está disposto a ir a qualquer extremo para garantir a segurança de seu povo.
Atenção: se você ainda não leu o último capítulo de Boruto: Two Blue Vortex, capítulo 17, esteja avisado de que vamos mergulhar em território de spoilers sérios. Konoha há muito tempo tem uma história de Hokages poderosos que estavam mais do que dispostos a realizar atos cruéis para garantir a segurança da Vila da Folha Oculta. O Sétimo Hokage geralmente contraria essa tendência, pois Naruto tentou governar seu povo com uma perspectiva mais pacífica sobre o mundo. Infelizmente, com o Sétimo fora de cena, as tarefas de liderança recaem sobre Shikamaru, e o gênio tático está muito mais disposto a confiar em enganos e selvageria para alcançar seus objetivos.
Os novos vilões de Two Blue Vortex são as Árvores Divinas, antagonistas que tomam forma a partir de ninjas capturados que colocam dentro da fauna. Das árvores que vimos até agora, um grande exemplo é Matsuri, a única integrante feminina deste coletivo vilão. Originalmente Moegi de Konoha, Shikamaru já prevê que Konohamaru e os remanescentes do Time 7 a encontrarão no futuro e elaborou um plano digno de se infiltrar nas Árvores.
Moegi faz parte da franquia Naruto há muito tempo, aparecendo pela primeira vez ao lado de Konohamaru quando os dois eram crianças. Graças às Árvores Divinas aparentemente não terem "verdadeira intenção maligna", o atual Hokage tem a ideia de Konohamaru fazer amizade com eles para traí-los mais tarde. Como Shikamaru explica, “Conquiste-os. Dome-os enquanto esses animais selvagens ainda são filhotes inocentes e depois os traia. Naruto provavelmente não seguiria esse caminho, mas eu não sou ele. Proponho essa tática para nos livrarmos desses monstros sobre-humanos pela sobrevivência da humanidade”.
Shikamaru então explica ainda por que Konohamaru é a escolha perfeita para esta missão, afirmando que Matsuri tem sentimentos pelo ninja, mesmo que ela não saiba por quê, “Você sabe por que você é o alvo de Matsuri? É porque ela tem sentimentos românticos por você. Embora pareça que a própria Matsuri não está ciente disso, ou melhor, ela não tem ideia de qual emoção está sentindo. Portanto, este plano pode colocá-la em um estado de turbulência. Se o fizer, provavelmente nos dará uma vantagem favorável. Seja cruel. As Árvores Divinas são nossas inimigas.”
Shikamaru sempre foi uma mente brilhante na lista de Konoha, mas sua crueldade aqui pode ser exatamente o que a Folha Oculta precisa. Infelizmente para a vila, parece que mais problemas estão surgindo do que ferir os sentimentos de Matsuri.