Gamer

Fable pode chegar ao PS5 após exclusividade no Xbox, indica insider

Após mais de quatro anos desde o anúncio de um novo jogo da franquia Fable, surgem especulações sobre a possibilidade do título chegar ao PlayStation 5 (PS5). Inicialmente revelado como um exclusivo para Xbox Series X, o jogo parecia um forte argumento para impulsionar as vendas do console da Microsoft. No entanto, essa exclusividade pode não ser mais o caso, de acordo com Jez Corden, do Windows Central.

Em uma thread no X/Twitter, Corden mencionou que todos os jogos da empresa serão, no máximo, “exclusivos temporários”. Questionado sobre a possibilidade de Fable também ser lançado para PlayStation, Corden afirmou que o desenvolvimento do jogo teve um custo “monstruosamente caro”. Ele indicou que o lançamento no PS5 “pode não acontecer no mesmo dia” que no Xbox, mas que eventualmente o jogo chegará à plataforma da Sony.

Essa mudança de estratégia faz sentido, considerando que Indiana Jones e o Grande Círculo também será lançado para PlayStation em 2025, após um período de exclusividade no Xbox. Vale ressaltar que, até o momento, Fable tem lançamento confirmado apenas para Xbox Series X|S e PC. Apesar da forte possibilidade de Fable no PS5, os fãs precisarão aguardar um anúncio oficial.

Em 2024, a Xbox mudou significativamente sua estratégia, lançando vários títulos antes exclusivos para PS5 e Nintendo Switch. Jogos como Sea of Thieves, Grounded e Pentiment, que já estavam disponíveis no Xbox há algum tempo, foram disponibilizados em outras plataformas. A Microsoft não esclareceu completamente essa estratégia, indicando que as decisões sobre o lançamento de jogos seriam tomadas caso a caso.

O anúncio de Indiana Jones e o Grande Círculo para PS5 marcou a primeira vez que a Microsoft anunciou um título para uma plataforma concorrente antes do lançamento no Xbox. Resta saber se essa será a tendência para outros jogos futuros, como Fable. Muitos fãs de Xbox demonstraram insatisfação com essa estratégia multiplataforma. Tradicionalmente, o software exclusivo é um ponto crucial na venda de consoles. Jogos como Mario e Zelda da Nintendo, ou The Last of Us e God of War da PlayStation, são fatores decisivos na escolha do console.

Se as maiores franquias da Xbox também forem lançadas em outras plataformas, o apelo para comprar seus consoles diminui. Para a Microsoft, essa decisão visa recuperar os custos no curto prazo, já que os orçamentos de desenvolvimento de jogos aumentaram significativamente. A empresa obteve sucesso com seus jogos no PlayStation e busca, a todo custo, o lucro. No entanto, o impacto dessa estratégia na imagem da marca a longo prazo ainda é incerto. A decisão da Microsoft lembra o caso de outros exclusivos que acabaram chegando em outras plataformas, como aquele exclusivo do Xbox que pode ter lançamento adiado para 2026, segundo rumor.

Link relacionado:Xbox revela dois incríveis designs de controle inspirados em Round 6

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.