Neste sábado (17), a família Abravanel divulgou uma carta emocionante após o falecimento de Silvio Santos, aos 93 anos, detalhando o último desejo do apresentador e pedindo respeito a este momento de luto. Na mensagem, a família expressa a profunda dor da perda e compartilha o pedido de Silvio Santos para que sua despedida seja feita de maneira discreta, conforme as tradições judaicas.
A carta começa dirigindo-se aos fãs e admiradores de Silvio, que ao longo das décadas, acompanharam sua trajetória na televisão brasileira. “Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo“, começa o texto, já dando o tom de intimidade e carinho que marcou a relação de Silvio Santos com seu público.
O último desejo de Silvio Santos
A família revela que, ao longo dos anos, Silvio Santos expressou claramente seu desejo de ter uma cerimônia de despedida simples, restrita a familiares e amigos próximos, sem grandes homenagens públicas. “Ele pediu para que, assim que ele partisse, o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu”, escreveu a família, pedindo compreensão e respeito à vontade do apresentador.
A mensagem também destaca o amor que Silvio sempre teve pelo Brasil e pelos brasileiros, e como ele preferia que seu legado fosse lembrado pelas alegrias que proporcionou ao público ao longo de sua carreira. “Pedimos a compreensão de todos vocês. Guardem na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez e sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros”, conclui a carta.
Confira nota na íntegra:
CARTA FAMÍLIA ABRAVANEL
Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel
Falecimento de Silvio Santos e suas causas
A morte de Silvio Santos foi confirmada na manhã deste sábado. O apresentador estava internado desde o início de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após complicações de uma infecção pelo vírus H1N1. O boletim médico divulgado pelo hospital informou que Silvio Santos faleceu em decorrência de broncopneumonia.
“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50min, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1)”, dizia o comunicado oficial.
A despedida de Silvio Santos, conforme seu desejo, será marcada por uma cerimônia íntima e reservada, sem grande cobertura midiática. A família Abravanel agradeceu as mensagens de apoio e carinho recebidas, pedindo que o último pedido do apresentador seja respeitado.