Fãs de Jujutsu Kaisen rejeitam final alternativo feito por inteligência artificial
Apesar do final do mangá de Jujutsu Kaisen ter gerado controvérsia, os fãs não aceitam que terceiros criem uma versão alternativa para a história. Em 12 de outubro de 2024, uma nova conta no X, @jujutsunokaisen, anunciou que criaria um novo final para Jujutsu Kaisen a partir do capítulo 236. Muitos fãs ficaram descontentes com a morte de Gojo, mas a forma como o mangá lidou com ela foi considerada excelente. Desde o encontro de Gojo com os outros no aeroporto até Sukuna finalmente reconhecer seu oponente, o capítulo 236 é elogiado como um dos melhores de Jujutsu Kaisen. Mesmo assim, nem todos os fãs ficam satisfeitos com o desfecho de uma série e com Jujutsu Kaisen não foi diferente.
A maior parte da insatisfação com a série vem da morte de Satoru Gojo. Um leitor decidiu dar aos outros um final alternativo, alegando que está fazendo isso por aqueles que estão insatisfeitos. O projeto é conhecido como Jujutsu no Kaisen e já possui um site e contas nas redes sociais. O capítulo não oficial foi lançado em 1º de janeiro de 2025, e os fãs não estão contentes com o projeto. Alguns até consideram uma falta de respeito ao trabalho árduo de Gege Akutami. Muitos também estão furiosos com o uso de inteligência artificial e com o artista traçando fanarts e capítulos oficiais de Jujutsu Kaisen e One Punch Man.
O primeiro capítulo do novo final foi publicado:
https://twitter.com/jutsunokaisen/status/1874243606447571333O site lançou apenas um capítulo até agora. Gojo encontra outros no aeroporto, desta vez incluindo Yuki e Ichiji. No entanto, Ichiji está vivo no mangá. Depois disso, o capítulo segue mais ou menos o roteiro original com várias mudanças de diálogo. No entanto, o ritmo é muito mais rápido do que no mangá original. Até agora, a versão não oficial não fez nenhuma mudança significativa, além da boca de Sukuna em seu estômago aparecer, embora ele não tenha assumido sua forma da Era Heian. Jujutsu no Kaisen lançará outra parte em breve, mas não confirmou a data de lançamento.
O popular YouTuber de anime, @ChibiReviews, compartilhou no X: “Então, aquele final de fã de Jujutsu Kaisen foi pego traçando não apenas do mangá original, mas de artistas de fãs e de One Punch Man… Que maneira de começar 2025.”
https://twitter.com/ChibiReviews/status/1874633924888199320Vários outros fãs expressam sua raiva em relação a Jujutsu no Kaisen. @TerravonRiegan comenta: “Obrigado por confirmar que você está apenas chateado porque Gojo morre, o que faz todo o sentido em termos de narrativa e escala de poder, a propósito, mas o que você vai saber sobre escrever qualquer coisa.”
https://twitter.com/TerravonRiegan/status/1874306907890204978O criador do final alternativo respondeu: “Seus comentários negativos me motivam, pois a maioria das obras como esta recebe críticas em primeiro lugar. Espere o capítulo inteiro com diálogos editados. Lembre-se sempre, nunca julgue um livro pela capa.”
https://twitter.com/jutsunokaisen/status/1874578467221799302Enquanto a indignação continua, o X adicionou uma nota da comunidade na postagem de Jujutsu no Kaisen: “Isto não é oficial. O ‘final’ vinculado é feito por fãs e contém painéis traçados e possíveis obras de arte geradas por IA. O conteúdo deste trabalho não foi feito pelo criador original, Gege Akutami, nem aprovado por ele ou seus co-criadores.”
A situação ainda não se acalmou enquanto o criador do final alternativo compartilha: “Seus comentários negativos me motivam, pois a maioria das obras como esta recebe críticas em primeiro lugar. Espere o capítulo inteiro com diálogos editados. Lembre-se sempre, nunca julgue um livro pela capa.”
Finais alternativos feitos por fãs não são novidade na indústria, já que Attack on Titan já está lançando um em breve. No entanto, o estúdio de fãs está usando sua própria arte e investiu muito esforço e dinheiro. Eles também estão lançando nos cinemas. Em contraste, o final alternativo de Jujutsu Kaisen enfrenta todos os tipos de acusações. O mangá terminou em setembro de 2024 e, embora alguns estivessem insatisfeitos no início, muitos fãs agora entendem a ideia de Gege Akutami por trás da conclusão.