Fernanda Torres e mais 12 atores indicados pela primeira vez ao Oscar 2025
A cerimônia de entrega da 97ª edição do Oscar está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles, Califórnia, e terá a apresentação do comediante Conan O'Brien.
A corrida pelo Oscar 2025 já começou e, além da aguardada indicação de Fernanda Torres como Melhor Atriz por “Ainda Estou Aqui”, outros 12 atores também foram indicados pela primeira vez à premiação. A lista divulgada nesta quinta-feira (23) movimentou o mundo do entretenimento, e o Brasil celebrou a participação de Torres, além das indicações de “Ainda Estou Aqui” para Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
Confira a lista completa dos atores e atrizes que receberam sua primeira indicação ao Oscar:
Indicados a Melhor Atriz:
- Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”
- Demi Moore, por “A Substância”
- Karla Sofía Gascón, por “Emília Pérez”
- Mikey Madison, por “Anora”
Indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante:
- Ariana Grande, por “Wicked”
- Zoe Saldaña, por “Emília Pérez”
- Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido”
- Isabella Rossellini, por “Conclave”
Indicados a Melhor Ator:
- Sebastian Stan, por “O Aprendiz”
Indicados a Melhor Ator Coadjuvante:
- Kieran Culkin, por “A Verdadeira Dor”
- Jeremy Strong, por “O Aprendiz”
- Guy Pearce, por “O Brutalista”
- Yura Borisov, por “Anora”
A cerimônia de entrega da 97ª edição do Oscar está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles, Califórnia, e terá a apresentação do comediante Conan O’Brien. Para acompanhar todos os indicados, o público poderá conferir onde assistir aos filmes e produções que concorrem à estatueta:
Melhor Filme:
“Anora” – nos cinemas
“O Brutalista” – estreia dia 20 de fevereiro nos cinemas
“Um Completo Desconhecido” – estreia dia 27 de fevereiro nos cinemas
“Conclave” – nos cinemas
“Duna: Parte II” – Max; Prime Video
“Emilia Pérez” – estreia dia 6 de fevereiro nos cinemas
“Ainda Estou Aqui” – nos cinemas
“Nickel Boys” – ainda não disponível no Brasil
“A Substância” – Apple TV; MUBI
“Wicked” – nos cinemas; Apple TV; Prime Video
Melhor Direção:
Sean Baker, “Anora” – nos cinemas
Brady Corbet, “O Brutalista” – estreia dia 20 de fevereiro nos cinemas
James Mangold, “Um Completo Desconhecido” – estreia dia 27 de fevereiro nos cinemas
Jacques Audiard, “Emilia Pérez” – estreia dia 6 de fevereiro nos cinemas
Coralie Fargeat, “A Substância” – Apple TV; MUBI
Outras Categorias:
As categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Animação, Filme Internacional, Documentário, Documentário Curta-Metragem, Curta-Metragem, Curta-Metragem de Animação, Trilha Sonora, Canção Original, Som, Design de Produção, Fotografia, Maquiagem e Penteados, Figurino, Edição e Efeitos Visuais também foram divulgadas, com filmes e produções disponíveis em diversas plataformas e cinemas.
É importante destacar que, coincidindo com a indicação de Fernanda Torres ao Oscar, a certidão de óbito do engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva, cuja história é retratada no filme “Ainda Estou Aqui”, foi corrigida para “morte violenta, causada pelo Estado brasileiro”. A retificação da certidão atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determina a correção dos registros de óbito de vítimas da ditadura militar.
A nova certidão de Rubens Paiva, divulgada pelo portal g1, aponta que sua morte foi “não natural; violenta; causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964”. O documento também informa que Rubens Paiva está desaparecido desde meados de 1971.
Essa mudança atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a correção das certidões de óbito de 202 mortos durante a ditadura militar, reconhecendo a violência do Estado como causa das mortes e desaparecimentos.
A história da família Paiva ganhou notoriedade após o lançamento do filme “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, e dirigido por Walter Salles. O filme, que já conquistou um Globo de Ouro, agora concorre em três categorias no Oscar 2025.