Filmes

Filme do vilão Cara de Barro: Novos rumores sobre produção da DC Studios

Novos relatórios indicam que a DC Studios está desenvolvendo um novo filme centrado no vilão do Batman, o Cara de Barro. Pouco se sabe sobre o longa-metragem, além de que está sendo escrito por Mike Flanagan, diretor e roteirista de Doctor Sleep e criador de A Maldição da Residência Hill (e pode começar a produção em 2025).

Flanagan já havia comentado em diversas ocasiões seu desejo de fazer um filme sobre o Cara de Barro, revelando inclusive que apresentou o projeto à DC Studios em 2023. O que torna esse desenvolvimento ainda mais interessante é que o Cara de Barro está aparecendo em Tropa dos Monstros, foi apresentado como easter egg em O Pinguim, apareceu na série animada Harley Quinn, que está iniciando sua nova temporada, e também em Batman: O Cavaleiro da Capa. Isso levanta grandes questões sobre como o filme se encaixaria no DCU ou em outras continuidades da DC, o que tudo isso significa e se será um filme de nicho demais para os fãs.

A empolgação com a DC tem estado alta ultimamente, com várias atualizações e lançamentos de projetos. Tropa dos Monstros já estreou, dando aos fãs o primeiro vislumbre do novo DCU. Superman: Legacy chega em 2025, mostrando a visão de James Gunn para a DC, e a série Lanterns da HBO está se encaminhando para a produção. É um momento emocionante para os fãs da DC, e este novo filme do Cara de Barro se encaixa perfeitamente nesse contexto.

Onde o novo filme do Cara de Barro se encaixará no DCU?

Atualmente, o cenário de filmes de super-heróis está em mudança. A Sony anunciou o fim de seus filmes do universo expandido do Homem-Aranha, e Coringa: Folie à Deux foi um fracasso de bilheteria. Até mesmo o MCU não é tão popular quanto antes. Os fãs ainda estão ansiosos por The Batman Parte II, algo reforçado pela repercussão positiva de O Pinguim. Embora este próximo filme do Cara de Barro tenha um cineasta respeitado como Flanagan a bordo, o personagem não é exatamente o antagonista mais popular. Isso significa que um filme do Cara de Barro é extremamente arriscado.

O DCU sempre teve a liberdade de lidar com vários personagens de forma criativa. Gunn e Peter Safran foram nomeados chefes da nova DC Studios após o sucesso de filmes como The Batman e Coringa, e foi confirmado que esses projetos continuariam em seus próprios universos. O DCU não usaria as versões dos personagens da DC feitas nesses filmes, e sim escalaria suas próprias versões, o que o próprio Gunn confirmou ao anunciar um filme de Os Bravos e os Audazes sobre a família Batman na continuidade do DCU.

A DC ter tantas versões diferentes de seus personagens cinematográficos tem sido vista como um problema. Uma das maiores forças do Universo Cinematográfico Marvel, em comparação, era seu universo compartilhado. Embora seja mais normal agora ter múltiplos universos de adaptações de quadrinhos sob o guarda-chuva de um único estúdio, ainda pode ficar um pouco confuso, e este próximo filme do Cara de Barro tem o potencial de ser um desses casos. O Cara de Barro está aparecendo em vários projetos atualmente, então a questão de onde este novo filme se situa na continuidade é fundamental.

Aproveitar a popularidade atual do novo DCU e fazer deste Cara de Barro o mesmo de Tropa dos Monstros é uma jogada segura, assim como explorar o easter egg de O Pinguim. Um filme independente, à la Coringa, talvez não seja tão seguro, mas isso não significa que seja uma má ideia. Flanagan tem um ótimo currículo e, se alguém pudesse fazer um filme solo do Cara de Barro funcionar, seria ele. Cara de Barro é uma ideia feita para terror corporal, e Flanagan poderia fazer um trabalho incrível com o conceito. Qualquer uma dessas direções poderia levar ao sucesso, mas ainda fica a pergunta de até onde a DC Studios vai em criar um multiverso de projetos.

O filme do Cara de Barro pode ser o primeiro em um multiverso do DCU

Multiversos tiveram seus altos e baixos na telona, como revelado por filmes como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Deadpool & Wolverine. O primeiro foi uma espécie de decepção para os fãs, enquanto o último foi muito melhor recebido em termos de uso do multiverso. A Marvel está novamente apostando tudo em multiversos, com Vingadores: Dia do Julgamento e Vingadores: Guerras Secretas quase certamente explorando o conceito. A DC Studios pode acabar seguindo a mesma direção – já que a DC originou o conceito de multiversos de super-heróis em suas histórias em quadrinhos – e este novo filme do Cara de Barro pode ser o catalisador para isso.

Existem várias versões do Cara de Barro na mídia da DC atualmente. Uma ótima maneira de mostrar que o DCU fará mais mídias multiversais seria usar este novo filme como ponto de partida. Um filme do Cara de Barro pode seguir basicamente qualquer direção – pode ser baseado no Cara de Barro de Tropa dos Monstros, no de Harley Quinn, em uma versão do personagem do universo de The Batman ou em uma versão completamente nova. No entanto, qualquer uma dessas versões pode ser usada para preparar o terreno para um multiverso oficial da DC na tela grande.

A boa notícia é que a continuidade do DCU ainda não existe em uma forma concreta; é tão maleável quanto o Cara de Barro, e o personagem pode ser usado para mostrar a forma das coisas que estão por vir.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.