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Fortaleza de Helm: diferenças cruciais entre ‘As Duas Torres’ e ‘A Guerra de Rohirrim’

A batalha de Helm’s Deep, um dos momentos mais icônicos de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, dirigido por Peter Jackson, retornou aos cinemas com o filme de animação O Senhor dos Anéis: A Guerra de Rohirrim, de Kenji Kamiyama. Ambas as produções retratam a antiga fortaleza encravada nas montanhas, mas com diferenças arquitetônicas que impactam a narrativa e a história da Terra-Média.

Em As Duas Torres, a fortaleza serve de refúgio para os Rohirrim, liderados por Aragorn, Legolas, Gimli e arqueiros elfos sob o comando de Haldir, contra o exército Uruk-hai de Saruman. Já em A Guerra de Rohirrim, a trama se passa antes, mostrando como o local, inicialmente chamado Hornburg, passou a ser conhecido como Helm’s Deep, em homenagem ao rei Helm Hammerhand, que morreu protegendo-o das forças de Wulf.

Uma das principais mudanças entre as versões da fortaleza nas duas produções são as entradas e saídas. Em A Guerra de Rohirrim, a entrada principal apresenta um portão complexo, com duas portas que se abrem horizontalmente, deslizando para dentro de nichos na parede. Para abrir o portão, era necessário que ao menos quatro pessoas girassem um mecanismo vertical conectado por correntes às portas, tornando a entrada extremamente segura e difícil de ser forçada, como demonstrado pelas tentativas frustradas de Wulf e suas tropas. No entanto, essa segurança se mostrou um problema quando o portão emperrou devido ao frio, impedindo que o rei Helm entrasse novamente na fortaleza e levando a sua morte.

Em As Duas Torres, o portão de Helm’s Deep é mais simples, com duas portas que se abrem para dentro, como era comum em fortalezas medievais. Embora resistente, ele foi derrubado por um aríete dos Uruk-hai, demonstrando uma fragilidade que a versão de A Guerra de Rohirrim não apresentava. Após a morte de Helm, os Rohirrim provavelmente substituíram o portão por um mais prático, priorizando a funcionalidade em detrimento da segurança excessiva.

Além do portão, A Guerra de Rohirrim introduz outro elemento crucial: túneis secretos dentro da fortaleza. Héra descobre um desses túneis ao procurar por Helm, que levava para fora da fortaleza. No final da animação, esses túneis foram usados pelos Rohirrim para escapar do cerco de Wulf. Em As Duas Torres, esses túneis não são utilizados, o que pode ser explicado pelo fato de que, em 260 anos, eles poderiam ter sido destruídos ou esquecidos. Outra possibilidade é que a saída por esses túneis fosse arriscada demais, dado o tamanho do exército de Saruman.

Apesar de ser uma história independente, A Guerra de Rohirrim adiciona camadas à história de Helm’s Deep, dando novo significado à batalha vista em As Duas Torres, onde a simplicidade do portão se torna um contraste com a complexidade da fortaleza original.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

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