Famosos

Gaby Amarantos detalha ceia de Natal com toque amazônico e fala sobre superação

A cantora Gaby Amarantos revelou detalhes de sua ceia de Natal, que mistura tradições natalinas com a culinária típica do Pará. A festa, que acontecerá à beira do rio Benedito, na Ilha do Combu, incluirá pratos como tambaqui assado e frutas regionais como miriti, cupuaçu, bacuri e cajarana. Gaby faz questão de manter itens tradicionais da ceia, mas ressalta a importância de valorizar os sabores da sua terra.

"Lá em casa sempre fizemos essa integração, sempre tinha um pirarucu, um açaí. As pessoas estão descobrindo o poder da regionalidade, porque é muito bom ser brasileiro, esse país lindo, tão continental, mas cada estado tem a sua particularidade", explica a cantora.

Além das frutas, a mesa de Natal terá espaço para jambu, tucupi e açaí, ingredientes que dão um toque especial à ceia da artista. Gaby destaca que essa celebração com a “cara do Pará” é uma forma de valorizar a identidade local.

A alimentação se tornou um pilar na vida de Gaby. Ela conta que, após enfrentar transtornos alimentares, conseguiu emagrecer 25 kg em dois anos com acompanhamento médico, terapia e exercícios físicos. Gaby ressignificou a relação com a comida, reduzindo a quantidade e priorizando a qualidade.

“Tive uma grande redução do meu apetite, porque perdi muito peso. Com a redução do estômago, a quantidade de comida diminui também. Hoje em dia como de tudo, mas de tudo um pouco. Posso dizer que comia oito vezes mais do que como hoje”, explica a cantora.

Gaby também falou sobre o reconhecimento de sua obra como Patrimônio Imaterial do Pará e o impacto cultural da COP 30, que será realizada no estado. Segundo ela, o Pará é quem dita a moda, e a valorização da cultura paraense é um movimento coletivo. A artista ainda ressaltou a importância de reconhecer a música da periferia, como o tecnobrega, que historicamente sofreu discriminação.

"Sinto como se nosso grande país tivesse sendo usado, pensando num corpo humano, só da cintura para baixo. A cintura para cima estava aqui falando, 'eu também faço parte desse corpo, vamos nos juntar para a gente virar um corpo humano. Agora a parte de baixo e de cima juntaram e o país consegue andar, sorrir, vemos nossa cultura cada vez mais valorizada até lá fora", explicou Gaby.

Além da carreira, Gaby falou sobre a maternidade compartilhada que vive com sua irmã, Gabriele Amarantos, com quem divide a criação dos filhos. Solteira há um ano, após o término do casamento com o fotógrafo inglês Gareth Jones, ela afirmou que a decisão foi amigável e a permitiu se autoconhecer. “Percebi a importância de eu mesma pilotar o meu barco, sabe? Às vezes, até sem querer, você acaba dando seu volante para outra pessoa”, disse Gaby.

Gaby Amarantos também comentou sobre sua nova fase, focada na saúde e no bem-estar, destacando que o emagrecimento foi resultado de um cuidado integral e não apenas da separação. Para ela, o mais importante foi retomar a liderança de seus processos e se dedicar àquilo que realmente quer fazer.

“É muita descoberta, da autoestima, da retomada. Tem muita gente que acha que eu emagreci porque separei. Mas foi apenas uma coincidência, talvez tenha me ajudado, sim, mas não necessariamente a emagrecer, porque agora estou na pista. Não foi por isso. Emagreci, porque estou cuidando da saúde, porque agora estou com mais tempo para olhar para mim. Reflete em tudo, estou muito feliz na pista”.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.