Indiana Jones e Star Wars: Uma Conexão de Easter Eggs entre Spielberg e Lucas
Após todos os easter eggs de Star Wars em vários filmes de Spielberg, não é surpresa que Lucas faria o mesmo por seu amigo mais tarde.

Nos anos 70, dois diretores revolucionaram a indústria cinematográfica com seus respectivos sucessos de bilheteria. Em 1975, o público conheceu o que é considerado o primeiro blockbuster, Tubarão, de Steven Spielberg. Dois anos depois, Star Wars, de George Lucas, chegaria aos cinemas, levando o conceito de blockbuster a novas dimensões.
Esses dois cineastas não apenas mudariam o cenário de Hollywood, mas também desenvolveriam uma forte amizade e relação de trabalho, que eventualmente os levou a trabalhar juntos na franquia Indiana Jones. Lucas é creditado pela história dos dois primeiros filmes, enquanto Spielberg dirigiu os quatro primeiros.
Como resultado dessa colaboração, e também devido ao papel de destaque de Harrison Ford em ambas as franquias, não é surpresa que existam diversos easter eggs de Star Wars nos filmes de Indiana Jones.
O easter egg mais evidente está em Indiana Jones e o Templo da Perdição, que é uma prequela leve de Os Caçadores da Arca Perdida. Na cena de abertura, Indiana Jones, Willie Scott e Short Round fogem de um clube chamado Obi-Wan, nome do mentor de Luke Skywalker em Uma Nova Esperança.
Enquanto o Club Obi Wan de Indiana Jones e o Templo da Perdição exibe seu easter egg em letras azuis neon, há um easter egg mais sutil de Star Wars em Os Caçadores da Arca Perdida. Enquanto Indiana Jones e Sallah descobrem a Arca da Aliança, um dos hieróglifos no Poço das Almas se assemelha a C-3PO e R2-D2.
Há também um easter egg verbal em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, onde Indiana Jones diz a icônica frase de Star Wars: “Tenho um mau pressentimento sobre isso”. Essa frase tem sido uma piada recorrente na franquia, aparecendo em cada filme; embora alguns, como Han Solo: Uma História Star Wars e Star Wars: Os Últimos Jedi, tenham tomado liberdades com ela. Ford interpreta tanto Indy quanto Han Solo, então faz sentido que ele diga a frase como um Dr. Jones mais velho, décadas depois de tê-la pronunciado pela primeira vez.
Não são apenas nos filmes de Indiana Jones que Spielberg faz referência à franquia mais popular de seu amigo. Um dos primeiros easter eggs de Star Wars em um filme de Spielberg está em Contatos Imediatos de Terceiro Grau, lançado em 1977 – o mesmo ano de Uma Nova Esperança. Na parte inferior da nave alienígena, R2-D2 pode ser visto pendurado no casco.
Mais tarde, o clássico de 1982 de Spielberg, E.T., o Extraterrestre, apresentou uma referência a O Império Contra-Ataca, lançado dois anos antes. Em O Império Contra-Ataca, o público conhece oficialmente o próximo mentor de Luke, o pequeno Jedi alienígena conhecido como Yoda. Além de ser um personagem importante, Yoda tem uma aparência icônica e memorável que se presta a várias opções de merchandising e fantasias.
Isso também acontece em E.T., o Extraterrestre, quando uma criança se veste como Yoda no Halloween. Quando E.T. vê essa criança fantasiada, ele assume que é um alienígena como ele, especialmente porque tanto Yoda quanto E.T. são alienígenas baixos e enrugados com silhuetas semelhantes. E.T. quer ir para casa mais do que qualquer coisa, então ver essa criança fantasiada de Yoda lhe dá um breve momento de esperança.
Anos depois de E.T., o Extraterrestre, Lucas retribuiu a referência a Spielberg em sua própria franquia. Em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, há várias raças alienígenas que fazem parte do Senado Galáctico, incluindo o que parecem ser alienígenas do planeta de E.T. Após todos os easter eggs de Star Wars em vários filmes de Spielberg, não é surpresa que Lucas faria o mesmo por seu amigo mais tarde.