Os diretores Anthony e Joe Russo, responsáveis por sucessos como Vingadores: Ultimato, estão de volta ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). A confirmação veio durante a San Diego Comic-Con 2025, onde foi anunciado que a dupla comandará os próximos dois filmes da equipe: Vingadores: Doomsday, com estreia prevista para 2026, e Vingadores: Guerras Secretas, programado para 2027.
Antes do anúncio oficial, já circulavam rumores sobre o possível retorno dos Irmãos Russo para dirigir o quinto e sexto filmes dos Vingadores. A notícia gerou reações mistas na internet, mas, em entrevista à revista Empire, os diretores explicaram o que motivou essa decisão.
“Ultimato foi o fim, e levou um tempo para que pudéssemos pensar nisso como algo além de um encerramento”, disse Anthony Russo. Ele acrescentou que, após conversas com Kevin Feige e Lou D’Esposito, da Marvel Studios, a ideia de Guerras Secretas surgiu e os motivou a retornar. “Encontramos uma ideia que nos ativou a todos. Era algo que não dava para prever até acontecer, e quando aconteceu, pensamos: ‘Essa é uma história que precisamos contar’”, completou.
Joe Russo explicou que, antes dessa ideia, várias outras foram consideradas, mas nenhuma parecia certa. A decisão de adaptar a saga Guerras Secretas para o MCU foi o ponto de virada. “Liguei para Steve e disse: ‘Ei, que ideia maluca, o que você acha de voltarmos e fazermos Guerras Secretas?’ Ele respondeu: ‘De jeito nenhum, absolutamente não’. E desligou. Mas, na manhã seguinte, às 7h30, ele ligou e disse: ‘Ok, tive uma ideia’”, revelou.
Originalmente, o quinto filme dos Vingadores se chamaria Vingadores: A Dinastia Kang, com foco no vilão Kang, o Conquistador. No entanto, após problemas legais com o ator Jonathan Majors, a Marvel mudou a história e o vilão principal para Doutor Destino, que será interpretado por Robert Downey Jr. O ator, que ficou famoso como o Homem de Ferro, não voltará como Tony Stark, mas ainda não se sabe como se dará sua participação como o novo vilão.
Além de Robert Downey Jr., Chris Evans também retornará ao MCU, assim como Hayley Atwell no papel de Peggy Carter. Outros personagens confirmados para Vingadores: Doomsday são Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), Capitão América (Anthony Mackie) e o Quarteto Fantástico. Há ainda a expectativa de que o Homem-Aranha (Tom Holland) também apareça no filme.
A estreia de Vingadores: Doomsday está marcada para 1º de maio de 2026. A volta dos Irmãos Russo à Marvel Studios marca um novo capítulo na saga dos super-heróis, prometendo reviravoltas e emoções para os fãs.
A saga Guerras Secretas, concebida nos quadrinhos por Jonathan Hickman, é um evento que promove uma colisão de universos, com uma escala ainda maior que o crossover Marvel Super Heroes Secret Wars, de 1984. A adaptação para o cinema deve trazer muitas surpresas.
Anthony Russo relembrou que o trabalho nos quatro filmes anteriores foi intenso e que, com essa nova história, ele e seu irmão encontraram um caminho para seguir em frente com a Marvel. Além disso, o filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que tem Pedro Pascal como Reed Richards/Senhor Fantástico, Vanessa Kirby como Susan Richards/Mulher Invisível, Joseph Quinn como Johnny Storm/Tocha Humana, e Ebon Moss-Bachrach como Ben Grimm/Coisa, fará uma ponte para os filmes dos Vingadores.
Além de Downey, Chris Evans e Hayley Atwell, também estão confirmados para Vingadores: Doomsday Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho. Rumores indicam que Ryan Reynolds como Deadpool e Hugh Jackman como Wolverine também podem aparecer.
Vingadores: Doomsday tem estreia marcada para 1º de maio de 2026, seguido por Vingadores: Guerras Secretas em 7 de maio de 2027, encerrando a Saga do Multiverso.