James Cameron se impressiona com ‘Emilia Pérez’ e elogia originalidade do filme da Netflix
O aclamado filme Emilia Pérez da Netflix tem conquistado elogios, e o mais recente veio do renomado cineasta James Cameron. Em entrevista ao podcast Ringer Movies, o diretor de sucessos como Titanic, O Exterminador do Futuro 2 e Aliens compartilhou suas impressões sobre o longa. Apesar de sua agenda atribulada com as sequências de Avatar, Cameron fez questão de assistir Emilia Pérez repetidas vezes, elogiando a originalidade da produção.
"O que me deixou de queixo caído foi Emilia Pérez. Já o assisti três vezes", disse Cameron durante a conversa com a produtora veterana Gale Anne Hurd. "É diferente de qualquer outro filme já feito. É ousado, arrojado, uma visão. Tem uma execução belíssima, é uma linda peça cinematográfica." O cineasta ainda destacou que a obra é singular, sem paralelos em sua experiência.
Cameron também fez questão de elogiar o desempenho de uma das estrelas da franquia Avatar: Zoe Saldaña. "Ela está fantástica no filme. Talvez seja o momento dela ser reconhecida na altura que merece. Há muitas coisas em Emilia Pérez que acho fascinantes", acrescentou.
A trama de Emilia Pérez, dirigida por Jacques Audiard, acompanha uma advogada, interpretada por Zoe Saldaña, contratada para ajudar um líder de cartel a desaparecer após realizar sua transição de gênero. O elenco conta também com Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Adriana Paz, Mark Ivanir e Édgar Ramírez.
Apesar do sucesso de crítica e de ser o segundo filme com mais indicações na história do Globo de Ouro, Emilia Pérez também enfrentou controvérsias. Houve críticas no México, onde a história se passa, alegando que o filme não reflete fielmente a cultura local. Além disso, a atuação de Selena Gomez foi alvo de comentários negativos, levando a atriz a se desculpar publicamente, afirmando ter dado o seu melhor com o papel indicado ao Globo de Ouro. "Eu entendo de onde vocês vêm", disse ela sobre a polêmica, de acordo com o Digital Spy. "Sinto muito. Fiz o meu melhor com o tempo que me foi dado. Isso não diminui o quanto de trabalho e coração coloquei neste filme”.
O filme foi selecionado como a entrada da França para Melhor Filme Internacional no Oscar e está disponível na Netflix.