Jim Carrey: ‘O Grinch’ e ‘Todo Poderoso’ Lideram Bilheteria, Superando Sonic
Embora seja conhecido atualmente por interpretar o vilão Dr. Ivo Robotnik na trilogia de Sonic the Hedgehog, os maiores sucessos de bilheteria de Jim Carrey nos Estados Unidos são outros. Surpreendentemente, os filmes de Sonic não figuram entre os dois maiores do ator no mercado doméstico, com Sonic 2 ficando em terceiro lugar.
Os dois filmes de maior sucesso de Jim Carrey nos cinemas americanos são O Grinch e Todo Poderoso. Lançados no início dos anos 2000, esses filmes consolidaram o ator como um dos maiores nomes da comédia na época.
O Grinch, lançado em novembro de 2000, arrecadou US$ 261,93 milhões na América do Norte, tornando-se o filme de maior bilheteria do ano. O sucesso combinou a base de fãs de Jim Carrey com a popularidade do livro original de Dr. Seuss, criando um evento imperdível para o público. Inclusive, os fãs iniciaram um abaixo-assinado para versão estendida de ‘O Grinch’ com o ator.
Em segundo lugar, Todo Poderoso, lançado em 2003, alcançou US$ 242,7 milhões em bilheteria nos EUA. A premissa de “E se Jim Carrey fosse Deus?” juntamente com a participação de Jennifer Aniston, de Friends, atraiu um grande público, consagrando o filme como um grande sucesso de comédia original.
O auge da carreira de Jim Carrey, no início dos anos 2000, contribuiu para o sucesso desses filmes. O ator vinha de uma série de produções aclamadas como Debi & Lóide e O Mentiroso, que o consolidaram como um dos principais astros de Hollywood, tornando seus projetos eventos obrigatórios para o público.
Após Sim Senhor, em 2008, e antes de Sonic, em 2020, Jim Carrey se afastou um pouco dos grandes lançamentos, diminuindo as oportunidades de igualar os resultados de O Grinch e Todo Poderoso. Além disso, o cenário das comédias de ação mudou, com o público não mostrando o mesmo interesse em títulos como Os Pinguins do Papai.
Apesar do sucesso de bilheteria dos filmes de Sonic, o astro não conseguiu alcançar o mesmo patamar de seus sucessos anteriores. O Grinch e Todo Poderoso representam um momento único na carreira de Jim Carrey e na história das comédias no cinema. Inclusive, Jim Carrey, o vilão de ‘Sonic 3’, fala com Marcos Mion sobre carreira e aposentadoria.