Jogador ‘Zera’ Balatro ao Ultrapassar Limite e Travar o Game
O jogo Balatro, um roguelike de construção de baralho com temática de pôquer lançado em fevereiro de 2024, tem conquistado jogadores ao redor do mundo. O objetivo é formar mãos de pôquer para acumular pontos e superar os “blinds” para avançar. A vitória é alcançada ao completar oito “antes” – conjuntos de três blinds –, mas o jogo pode continuar em um modo infinito para quem busca pontuações elevadas. O nome “balatro” é uma referência aos palhaços profissionais da Roma antiga.
Aclamado pela crítica, Balatro recebeu cinco prêmios, incluindo Melhor Jogo Indie e Revelação (Escolha da Crítica) no Golden Joystick Awards, e Melhor Jogo Independente, Melhor Jogo Indie de Estreia e Melhor Jogo para Celular no The Game Awards 2024. Apesar de ser baseado em pôquer, o jogo não simula apostas, já que as cartas e pacotes de reforço são aleatórios. Até o final de 2024, Balatro já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias.
Balatro oferece uma grande variedade de curingas, modificadores de cartas, cartas de tarô, cartas de planeta e cartas espectrais para serem descobertas. Jogadores ambiciosos tentam explorar os limites do jogo com seus baralhos personalizados. Cada nível de “ante” multiplica exponencialmente a exigência de fichas – a diferença entre os níveis 1 e 2 é de pelo menos 500, enquanto entre os níveis 7 e 8 é de 15.000. O Modo Infinito continua após o nível 8, chegando até o 16, com exigências de fichas ainda maiores, variando de 110.000 a 860 quintilhões.
Ao alcançar este ponto, o jogo não consegue registrar qualquer pontuação ou progresso. Níveis de “ante” a partir do 17 não são rastreados, exigindo pontuações ainda maiores, começando com 42 septilhões. O jogo só consegue contabilizar um número limitado de algarismos antes que a pontuação “estoure”.
Em Purple Stake ou superior, a exigência de fichas do Ante Level 39 é tão alta que a pontuação é exibida como “nan” (not a number). O jogador Nandre descobriu que ao ultrapassar 1.8e308 fichas, o jogo trava completamente antes de conseguir alcançar tal exigência. Nandre considerou este o “verdadeiro final” de Balatro em sua publicação no X (antigo Twitter), já que nenhum jogador consegue avançar além deste ponto.
Uma situação semelhante de “fim de jogo” ocorreu com o Tetris do Nintendo Entertainment System. Em dezembro de 2023, Willis “Blue Scuti” Gibson, de 13 anos, se tornou a primeira pessoa a “zerar” o jogo ao completar 1.511 linhas e alcançar a “tela da morte”. Ele realizou tal façanha utilizando uma técnica chamada “rolling”, em que pressiona o controle na perna e usa o polegar sobre o direcional. Ao tocar a parte de trás do controle com a outra mão, ele pressiona o direcional rapidamente, movendo as peças do Tetris na velocidade do nível 29.
O nível 29 era considerado o “fim” de Tetris, pois as peças caem tão rápido que os jogadores normalmente não conseguem movê-las para os lados antes que atinjam a base. Dominar a técnica de “rolling” é essencial para avançar além desse nível, mas a velocidade do jogo não aumenta mais, não importa quantos níveis sejam superados. Alguns jogadores conseguiram passar do nível 100, mas a partir do nível 138, um erro de estouro de byte faz com que o jogo interprete sua memória como dados da paleta de cores, causando falhas nos tons.
Nos níveis 146 e 148, as peças ficam muito escuras contra o fundo preto, dificultando a visualização. No nível 155, o algoritmo de cálculo de pontuação do jogo apresenta falhas, o que pode causar travamentos. Durante a partida de Blue Scuti, ele obteve uma sequência de três linhas que ultrapassou o limite do travamento e se tornou o primeiro jogador a atingir o nível 157 no Tetris original do nes.
Balatro está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo é desenvolvido por LocalThunk e publicado por Playstack.