Jurassic World Rebirth: Novo filme da franquia revive o espírito do original
Trinta e dois anos após o lançamento de Jurassic Park e três anos após o que parecia ser o fim da franquia com Jurassic World: Domínio (2022), o roteirista David Koepp está trazendo de volta a saga da Universal com Jurassic World Rebirth, buscando inspiração no clássico dirigido por Steven Spielberg.
Koepp, responsável pelos roteiros de Jurassic Park (1993), em parceria com Michael Crichton, e O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997), revelou que o quarto filme da série Jurassic World (e sétimo filme da franquia Jurassic Park) terá um tom mais próximo do primeiro filme da saga do que da trilogia recente estrelada por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard. Em entrevista ao The Discourse Podcast, ele afirmou: “Espero que as pessoas gostem do filme, pois a série mudou o tom após Jurassic Park III. Steven [Spielberg] e eu estávamos interessados em um tom mais próximo do primeiro filme. Eu o encarei como um filme de missão. Gosto de coisas impulsionadas por metas, por contenção.”
Essa missão envolve uma equipe em uma corrida contra o tempo para obter amostras de DNA das três criaturas mais colossais da terra, mar e ar. Koepp complementa: “Desenvolver uma equipe limitada e uma tarefa que eles precisam cumprir – isso foi muito divertido. E foi divertido retornar a esse mundo de grande aventura amparada pela ciência real e escrever alguns personagens novos e interessantes. Você não tem muitas chances de ter uma tela em branco e dizer: ‘O que você quer fazer?’ Não havia expectativas da franquia além dos dinossauros.”
Koepp elaborou uma lista de “nove mandamentos” para o novo filme Jurassic, “uma lista de coisas que tínhamos que seguir”. Ele revela: “Um deles era que os eventos dos seis filmes anteriores não podem ser contraditos ou negados, porque eu não gosto de retcons. Isso não é divertido. Dois, humor é oxigênio. A ciência deve ser real. Todas as coisas que queríamos que nosso filme fosse. E me diverti muito fazendo isso com Steven e depois com o [diretor] Gareth [Edwards].”
Edwards, conhecido por filmes como Monstros, Godzilla (2014), Rogue One: Uma História Star Wars e O Criador, dirige o novo filme que conta com Frank Marshall, produtor de Indiana Jones e da série Jurassic World, e Spielberg como produtores. Patrick Crowley, produtor da trilogia Jurassic World, também participa do filme que dará início a “uma nova era Jurassic”.
Cinco anos após os eventos de Domínio, que mostrou dinossauros vagando pela Terra, a sinopse diz que “a ecologia do planeta se mostrou bastante inóspita para os dinossauros. Os que restaram existem em ambientes equatoriais isolados, com climas semelhantes aos que outrora prosperaram. As três criaturas mais colossais dentro dessa biosfera tropical detêm a chave para um medicamento que trará benefícios milagrosos para salvar vidas à humanidade.”
Scarlett Johansson (Os Vingadores) interpreta Zora Bennett, uma especialista em operações secretas contratada para liderar uma equipe em uma missão ultrassecreta para obter material genético dos três maiores dinossauros do mundo. Quando a operação de Zora se cruza com uma família de civis cujo passeio de barco foi destruído por dinossauros aquáticos, todos se veem presos em uma ilha, onde se deparam com uma descoberta sinistra e chocante que foi escondida do mundo por décadas.
Mahershala Ali (Blade), ganhador de dois Oscars, interpreta Duncan Kincaid, o líder mais confiável de Zora; Jonathan Bailey (Wicked) é o paleontólogo Dr. Henry Loomis; Rupert Friend (Obi-Wan Kenobi) é Martin Krebs, um representante de uma grande empresa farmacêutica; e Manuel Garcia-Rulfo (O Advogado de Lincoln) é Reuben Delgado, o pai da família de civis naufragados.
O elenco inclui Luna Blaise (Manifest), David Iacono (O Verão em que Me Apaixonei) e Audrina Miranda (Lopez vs. Lopez) como a família de Reuben, com Philippine Velge (Station Eleven), Bechir Sylvain (BMF) e Ed Skrein (Deadpool) como membros das equipes de Zora e Krebs.
A Universal Pictures programou a estreia de Jurassic World Rebirth nos cinemas para 2 de julho de 2025.