Filmes

Krampus: O Final Sombrio e a Prisão em Globos de Neve do Clássico de Terror Natalino

Quase uma década se passou desde o lançamento de Krampus: O Terror de Natal, comédia de terror natalina de Michael Dougherty, em 2015. O filme, que se tornou um clássico cult, estrelado por Toni Collette e Adam Scott, traz a lenda de Krampus para uma releitura moderna do antigo folclore europeu. O oposto do Papai Noel, Krampus se interessa apenas em punir crianças (e seus entes queridos) que perderam o espírito natalino. A trama acompanha Max Engel e sua família sendo eliminados um a um em uma véspera de Natal angustiante e sombriamente hilária, onde eles não têm chance contra Krampus e seus asseclas. Os eventos bizarros levam a um final sombrio, porém ambíguo, para a família Engel.

Max, que antes amava o Natal mais do que qualquer um em sua família, declara com raiva seu ódio pelo feriado após ser intimidado por colegas de escola e seus primos sobre sua crença no Papai Noel e no espírito natalino. O que se segue para a família Engel é um pesadelo ininterrupto que encontra o grupo aparentemente preso para sempre no covil do submundo de Krampus.

Após a família Engel passar horas sendo atacada por Krampus e seus ajudantes, incluindo homens de gengibre malvados, elfos desagradáveis e brinquedos demoníacos, os membros restantes da família decidem fugir. Tom, o pai de Max, leva o grupo até um limpa-neve antes que ele, a mãe de Max e a tia de Max sejam puxados para debaixo da neve por um monstro invisível.

Max se vê completamente sozinho depois que seu primo Stevie é levado pelos elfos sinistros de Krampus. Semelhante ao que aconteceu com sua avó Omi quando ela era jovem, Krampus dá a Max uma bugiganga como o único sobrevivente. Quando Max vê que ela está embrulhada em parte de sua carta rasgada para o Papai Noel que ele descartou com raiva, ele percebe que Krampus tem levado sua família como forma de punição. Max perdeu sua fé no Natal e inadvertidamente convocou o ser das trevas para sua vizinhança.

Recusando-se a fugir, Max corre atrás deles e confronta Krampus em uma tentativa de salvar Stevie. Ele se desculpa sinceramente por perder o espírito natalino e, por um momento, Krampus parece se comover com as palavras de Max. Assim que Max começa a ter um vislumbre de esperança de que possa ter influenciado Krampus, o demônio e sua equipe riem antes que Stevie seja jogado em um poço de fogo. Krampus pega Max e o joga no poço também.

Após despencar no Inferno, Max acorda em seu quarto na manhã de Natal. Quando ele desce, ele encontra seus pais, irmã e parentes inteiros. Eles estavam esperando ele acordar para que pudessem começar a abrir os presentes. Toda a família está de bom humor e não há nenhuma evidência de que Krampus os atacou. Max determina que tudo deve ter sido um pesadelo – até que ele abre um presente especial. Depois de encontrar a mesma bugiganga que Krampus deu a Max antes entre os presentes, a ilusão se quebra.

Max lentamente começa a perceber que seu pesadelo não foi simplesmente um sonho e que tudo o que ocorreu nas últimas 24 horas realmente aconteceu. Enquanto Max se conforma com a verdade, toda a família parece estar se lembrando dos eventos com Krampus e seus amigos aterrorizantes. Conforme a câmera se afasta, vemos que a família Engel está presa dentro de um globo de neve no submundo.

Eles não são os únicos que Krampus está mantendo, no entanto. É revelado que existem inúmeros globos de neve aparentemente aprisionando outras famílias na coleção da criatura, onde ele pode observá-las.

O final de Krampus implica que Max e o resto de sua família estão presos para sempre em sua prisão de globo de neve. Não parece que mais ninguém tenha escapado e, considerando a falta de piedade do demônio, a possibilidade de Krampus libertar seus cativos é altamente improvável.

Um detalhe que diferencia a família Engel dos outros prisioneiros é a circunstância muito especial de que Max e sua avó Omi foram ambos sobreviventes iniciais da ira de Krampus e agora estão presos juntos em um dos globos de neve do monstro. Sua experiência compartilhada e esperteza poderiam potencialmente levar a uma fuga se uma sequência de Krampus for feita.

Por enquanto, porém, como o final indica, Max e sua família estão condenados a passar a eternidade como vítimas de Krampus e seus demônios dentro de um globo de neve escondido no covil do monstro.

Krampus: O Terror de Natal está disponível para streaming no Max e Peacock.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.