Mangá de Jujutsu Kaisen chega ao fim com epílogo focado em personagens secundários
O mangá de Jujutsu Kaisen alcançou sua conclusão no Capítulo 271, deixando os fãs com um misto de sentimentos. Essa é a primeira série de mangá de Gege Akutami, que ganhou imensa popularidade global após a adaptação para anime em 2020. Enquanto os fãs aguardam a terceira temporada do anime, o mangá de Jujutsu Kaisen se prepara para lançar seus volumes finais.
A Shueisha lançará os volumes 29 e 30 simultaneamente em 25 de dezembro de 2024. No entanto, essa data de lançamento é apenas para o Japão, já que não houve nenhum anúncio sobre as datas de lançamento global. Geralmente, leva alguns meses para que a maioria dos mangás japoneses seja traduzida e licenciada para ser vendida internacionalmente.
Jujutsu Kaisen terá um epílogo extra de 16 páginas no Volume 30, com conteúdo inédito para os fãs. O anúncio do epílogo já havia sido feito na conta oficial do X de Jujutsu Kaisen, e as informações sobre os personagens foram reveladas durante a Jump Festa 2025. O epílogo se concentrará em Nobara, Yuko, Panda e Uraume. Como essa lista apresenta alguns dos personagens menos populares ou mais subutilizados, ela gera críticas entre os fãs, já que Akutami não aproveitou essa oportunidade para mostrar mais sobre os favoritos do público.
Embora a escolha dos personagens não seja ruim, é menos intrigante em comparação com aprender mais sobre Gojo, Yuji, Megumi ou outros personagens. É evidente que a razão pela qual Akutami escolheu esses personagens foi porque eles foram negligenciados durante a maior parte da história. Jujutsu Kaisen tem uma história com ritmo acelerado, por isso é comum a série negligenciar personagens mais secundários, então talvez este epílogo sirva para corrigir esse erro.
Atenção: Spoilers do mangá de Jujutsu Kaisen à frente!
Nobara Kugisaki ficou de fora da história por quatro anos. A controversa “morte” de Nobara e seu retorno foram os destaques da série. No entanto, isso também significa que ela ficou fora dos holofotes por anos, apesar de ser uma das integrantes do trio principal. Ela sofre um golpe fatal de Mahito no Capítulo 124, lançado em outubro de 2020. Seu status permanece desconhecido desde então, com várias pistas sugerindo que ela realmente morreu. No entanto, o Capítulo 265 marca seu retorno surpreendente quando ela usa a Ressonância contra Sukuna.
É desnecessário dizer que os fãs já haviam superado a ausência dela nesses quatro anos. O retorno de Nobara acontece tão tarde na história que não parece emocionante tê-la de volta por um momento fugaz. Ela fica com Yuji e Megumi enquanto as coisas voltam ao normal. Depois que a luta com Sukuna termina, ela lê a carta de Gojo e descobre que ele rastreou sua mãe, que a deixou anos atrás. Muitas coisas sobre Nobara permanecem desconhecidas e parece que Akutami planeja se aprofundar nisso.
Yuko Ozawa aparece no mangá de Jujutsu Kaisen por apenas um capítulo. Ela é uma não-feiticeira sem ideia sobre o mundo das maldições. No Capítulo 64, ela vê Nobara e Yuji seguindo caminhos separados depois de saírem juntos. Ela alcança Nobara e pergunta sobre Yuji. As garotas se sentam em um café onde Yuko revela que tem uma queda por Yuji desde o ensino fundamental. Ela costumava sofrer bullying por ser gordinha, mas Yuji nunca a olhou com desprezo. Agora ela é alta e atraente, finalmente tendo confiança para se encontrar com ele.
Acontece que ela é o tipo de Yuji, o que Nobara e Megumi percebem. No entanto, quando ela se reencontra com Yuji, não consegue reunir coragem e vai embora após um breve encontro. Essa é a extensão de seu papel na história. Embora ela possa ter deixado alguma impressão entre os fãs, definitivamente não é o suficiente para comparar sua popularidade com os personagens mais consequentes de Jujutsu Kaisen.
Panda é um dos alunos do segundo ano e não tem muitos momentos de destaque. Suas habilidades são comuns e ele está ali sem deixar uma impressão duradoura. Se há uma coisa que se destaca claramente sobre ele é que ele é um feiticeiro não-humano. Ele foi criado por Masamichi Yaga, o diretor da Escola Técnica de Jujutsu, vários anos antes dos eventos da história. O homem criou Panda como seu próprio filho. As habilidades medíocres de Panda não foram suficientes para incluí-lo na batalha contra os mais fortes. A luta contra Sukuna dura mais de um ano, com ele sendo completamente ofuscado pelos participantes muito mais ativos na batalha.
Uraume é tremendamente forte, mas Akutami decide manter tudo sobre eles em segredo até o final da história. Sua luta com Hakari foi uma das lutas mais aguardadas da série. Infelizmente, vemos apenas vislumbres da batalha enquanto a história negligencia a dupla por meses, apenas para se concentrar nos feiticeiros lutando contra Sukuna. No final, vemos apenas Uraume tirando a própria vida após a morte de Sukuna.
A única coisa memorável sobre Uraume está no capítulo final, onde vemos sua versão jovem sendo confortada por Sukuna. Isso confirma que Uraume e Sukuna têm um vínculo muito mais profundo do que pensávamos inicialmente. No entanto, mesmo essa conclusão emocionante não muda o fato de que há pouco de interessante sobre a “Estrela Congelada”.
Muitas coisas em Jujutsu Kaisen ficaram sem resposta mesmo após o final. Kenjaku, que era um dos vilões mais importantes, é um dos personagens mais misteriosos. No entanto, mistérios são feitos para serem resolvidos. Como Akutami nunca revelou a verdadeira forma ou história de Kenjaku, poderia ter sido uma ótima adição ao volume final. Além disso, não mostrar o funeral de Gojo ou seus alunos visitando seu túmulo parece que faltam algumas peças em sua conclusão.
Os fãs adorariam ver todos os seus alunos se lembrando dele enquanto continuam se esforçando para criar um mundo Jujutsu melhor. Até mesmo um flashback da Era Heian poderia ter satisfeito a curiosidade dos fãs, já que o mangá nunca mostrou muito sobre a chamada “Era de Ouro da Feitiçaria”. Faltam poucos dias para a data de lançamento do volume final. No entanto, embora não pareça interessante agora por não incluir alguns dos personagens favoritos dos fãs. No entanto, com a história ainda a ser totalmente lançada, Gege Akutami pode nos surpreender ao incluir algo de interessante neste epílogo de Jujutsu Kaisen.