Mario & Luigi: Brothership quase teve visual em HD-2D, revela Nintendo
O novo RPG Mario & Luigi: Brothership, publicado pela Nintendo, teve seu desenvolvimento a cargo da Acquire. A desenvolvedora é conhecida por seu trabalho em diversos jogos da Square Enix, incluindo a série Octopath Traveler. Este último foi o primeiro jogo da publicadora a utilizar o aclamado estilo HD-2D, e houve uma consideração inicial para que Mario & Luigi: Brothership também adotasse essa estética visual.
Em entrevista publicada no site oficial da Nintendo, o co-produtor Akira Otani explicou que a ideia foi brevemente discutida, mas acabou sendo descartada. Em vez disso, Otani desejava um visual que remetesse ao design das artes de capa dos jogos anteriores da série.
“Houve um momento em que pensei que uma abordagem HD-2D, como em Octopath Traveler, poderia ser uma possibilidade. No entanto, os jogos anteriores de Mario & Luigi eram em pixel art, e as artes das embalagens, entre outros, consistiam em ilustrações desenhadas”, comentou Otani. “Em outros jogos do Mario, o design visual do jogo e a ilustração principal coincidem, mas como isso não acontecia nos jogos anteriores de Mario & Luigi, achei que poderia ser mais difícil para os consumidores reconhecerem o tipo de jogo que era. Eu queria alinhar o jogo e a arte em algum momento. Por isso, meu sonho era fazer o próximo em 3D.”
A série Mario & Luigi surgiu nos consoles portáteis da Nintendo, como Game Boy Advance, DS e 3DS. Nesses consoles, os sprites do jogo eram similares aos designs dos personagens nas artes de capa, mas longe de uma reprodução perfeita. A transição para o Switch ofereceu a chance de capturar esse visual. Assim, é compreensível que a Nintendo quisesse fazer isso, ao invés de mudar drasticamente a identidade visual da série. Os desenvolvedores da Acquire compartilhavam dessa mesma opinião, preferindo um estilo 3D inédito, em vez de competir com os visuais 2D dos RPGs anteriores de Mario & Luigi.
“… Eu pude ver o quão grandiosa era a animação em pixel art nos jogos anteriores de Mario & Luigi, tanto do ponto de vista técnico quanto estilístico. Não achei que seria fácil criar algo naquele nível ou ainda melhor. Então, pensei que, nesse caso, nos desafiar a fazer Mario & Luigi em 3D nos permitiria adicionar muitos elementos novos e atraentes ao jogo, que não estavam nos anteriores”, disse o diretor Haruyuki Ohashi.
É interessante imaginar como seria se a Nintendo e a Acquire tivessem optado pelo estilo HD-2D em Mario & Luigi: Brothership. Contudo, a decisão tomada foi provavelmente a melhor. Brothership marcou o primeiro novo RPG da série Mario & Luigi em nove anos, então era fundamental para a Nintendo que o jogo tivesse um visual que se encaixasse melhor com o restante da franquia. A animação de Brothership foi um dos pontos altos do jogo, segundo reviews da imprensa especializada. Apesar dos pontos fortes do HD-2D, os fãs teriam perdido as belas imagens do jogo se a opção escolhida fosse outra. Quem sabe um dia tenhamos um RPG de Mario em HD-2D, mas, desta vez, a escolha por 3D parece ter sido a mais acertada.