Metaphor: ReFantazio pode se tornar nova franquia da Sega, ao lado de Persona e Sonic
Metaphor: ReFantazio, um dos grandes lançamentos de 2025, com mais de um milhão de cópias vendidas no primeiro dia e diversas indicações e prêmios, pode se tornar uma nova franquia da Sega. A Atlus, também envolvida no desenvolvimento, comemora o sucesso e já se especula sobre o futuro da série. Em entrevista à revista Weekly Famitsu, o roteirista e diretor Katsura Hashino revelou grandes ambições para o jogo.
Hashino expressou o desejo de transformar Metaphor em uma terceira série de peso, ao lado de Shin Megami Tensei e Persona. Vale ressaltar, no entanto, que nada está confirmado até o momento. A ideia não é exatamente uma surpresa, já que o Studio Zero, responsável pelo game, foi criado com o propósito de desenvolver uma nova franquia de RPGs. O sucesso de Metaphor: ReFantazio abriu portas para que esse plano se concretize.
Desde o lançamento do jogo em outubro, muitos fãs manifestaram o desejo de ver spin-offs que explorem tramas específicas. Há também a possibilidade de um novo jogo Metaphor se passar em uma época diferente, como o período Sengoku do Japão, marcado por guerras civis. Hashino brincou que essa ambientação poderia lembrar muito o mangá/anime Basara, mas ele acredita que é possível encontrar um ângulo único para a nova produção.
A recepção positiva de Metaphor: ReFantazio aumenta as chances de uma sequência, e o reconhecimento em premiações pode atrair novos jogadores. Nos últimos anos, o sucesso de Persona consolidou a franquia como um dos “três pilares” da Sega, ao lado de Sonic the Hedgehog e Like a Dragon. Essas séries impulsionaram o crescimento da empresa, que retomou diversas outras franquias como Shinobi, Streets of Rage, Golden Axe, Crazy Taxi e Jet Set Radio. Metaphor tem potencial para se juntar a esse grupo e se tornar um dos grandes sucessos da Sega nos próximos anos.
Com o sucesso de Metaphor: ReFantazio e o interesse de Hashino em expandir o jogo para uma franquia, uma sequência parece ser uma questão de tempo. Os fãs terão que aguardar para ver o que o futuro reserva, torcendo para que a Sega e a Atlus não demorem muito para revelar seus planos.