Séries

Morte de Superman em ‘Creature Commandos’: Canon do novo universo DC?

A morte de Superman é um dos eventos mais marcantes da história da DC Comics. Já foi adaptada para live-action (em Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Superman & Lois), animação (Superman: A Queda de Doomsday e o filme em duas partes A Morte do Superman e O Reino dos Super-Homens) e videogames (A Morte e o Retorno do Superman). Mas Creature Commandos, a série que marca o início do novo Universo DC criado por James Gunn, pode representar a primeira vez em que o Homem de Aço morre antes mesmo de sua aparição oficial.

Embora o Superman de David Corenswet só chegue aos cinemas no próximo verão americano, o novo trailer de Creature Commandos, divulgado após a estreia de dois episódios na plataforma Max, revelou o primeiro vislumbre completo do Superman do Universo DC desde que Gunn compartilhou uma foto do ator em seu traje no início deste ano. O Superman animado é mostrado coberto de sangue, ao lado do que parecem ser os corpos de Senhor Fantástico e Estrela de Fogo, a Titã de Tamaran, espetados em estacas. Aos seus pés jazem os restos mortais do Pacificador em um campo de batalha repleto de ossos.

Isso se revela uma visão de um futuro apocalíptico conjurado pela feiticeira amazônica rebelde Circe (dublada por Anya Chalotra), que se declara a herdeira legítima do trono de Themyscira: a mítica nação insular exclusivamente feminina e local de nascimento da Mulher-Maravilha.

Em um vislumbre do que está por vir, Circe é vista perseguindo a princesa Ilana Rostovic (Maria Bakalova), herdeira aparente do rico país petrolífero de Pokolistan. A bruxa, coberta de sangue, diz aos Creature Commandos em um determinado momento: “Vocês não entendem o que fizeram. Vocês condenaram o mundo!”

Ambientada após os eventos de Esquadrão Suicida e Pacificador, Creature Commandos mostra a Diretora da A.R.G.U.S., Amanda Waller (Viola Davis), recrutando o General Rick Flag Sr. (Frank Grillo) para liderar a Força-Tarefa M (“M” de Monstro), sua resposta ao Congresso que fechou a Força-Tarefa X. Presos na Divisão de Internamento Não-Humana de Belle Reve estão A Noiva (Indira Varma), o sociópata irradiado Dr. Phosphorus (Alan Tudyk), o veterano caçador de nazistas G.I. Robot (Sean Gunn), a cabeçuda Nina Mazursky (Zoe Chao) e a animalística Doninha (também Gunn), um dos poucos membros sobreviventes do Projeto Estrela do Mar em Corto Maltese (como visto em Esquadrão Suicida de 2021). Sua missão: proteger a princesa Rostovic de Pokolistan de Circe e suas forças.

A série animada adulta se conecta diretamente ao filme do Superman de Gunn, o “verdadeiro início” do Universo DC semi-reiniciado, seguido pela 2ª temporada de Pacificador na Max. Ligando esses três projetos está o Flag Sr. de Grillo, pai de Rick Flag de Joel Kinnaman, que morreu na missão de Waller para Corto Maltese em Esquadrão Suicida.

A morte de Superman no UDC é cânone? O Superman do Universo Estendido DC (Henry Cavill) foi hospitalizado por uma bala de criptonita disparada pelo assassino Bloodsport (Idris Elba) e mais tarde morreu lutando contra o monstro criado em laboratório Doomsday em Batman vs Superman: A Origem da Justiça de 2016, só para ser revivido durante os eventos de Liga da Justiça. Mas o Superman de Corenswet pode não ter sofrido tal destino: Gunn disse que os eventos do UEDC só são cânones se mencionados no UDC.

“Há referências a coisas que aconteceram no passado, e essas referências se tornam cânones no UDC porque as mencionamos”, observou Gunn ao explicar como funciona o novo cânone do UDC. Simplificando, se tais eventos não são referenciados, pode-se assumir que esses eventos não aconteceram ou aconteceram de forma diferente. Por exemplo: o final de Pacificador é referenciado na estreia de Creature Commandos, mas a aparição da Liga da Justiça em Coverdale Ranch não aconteceu porque eles ainda não existem no UDC.

Super-heróis ativos na época de Superman incluem Senhor Fantástico (Edi Gathegi), Caçadora (Isabela Merced), o Lanterna Verde Guy Gardner (Nathan Fillion), Metamorfo (Anthony Carrigan), todos os quais devem aparecer no filme. Personagens que eventualmente entrarão no UDC incluem os Lanternas Verdes John Stewart (Aaron Pierre) e Hal Jordan (Kyle Chandler), Supergirl (Milly Alcock), Booster Gold e o ainda não escalado Batman e Robin Damian Wayne.

Novos episódios de Creature Commandos da DC Studios estreiam às quintas-feiras na Max.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.