Famosos

Mufasa: O Rei Leão – Diretor Barry Jenkins quase recusou o projeto da Disney

As franquias da Disney vão, e O Rei Leão é uma das mais queridas, com o filme animado original de 1994 dando origem a sequências, spin-offs e até mesmo remakes fotorrealistas, como O Rei Leão de 2019. Mas quando se trata do próximo filme, Mufasa: O Rei Leão, o cineasta vencedor do Oscar, Barry Jenkins, quase deixou passar a maior franquia da Disney sem ler uma única página. A reação inicial do diretor de Moonlight ao dirigir a prequela de O Rei Leão? Um não categórico.

“Eu definitivamente pensei assim quando isso chegou até mim pela primeira vez”, disse Jenkins à GamesRadar+. “Recebi uma ligação do meu agente dizendo: ‘A Disney enviou este projeto – uma prequela de O Rei Leão.’ E eu disse: ‘Sim, isso não vai acontecer.’ Mas sem nem mesmo ler o roteiro!”

O emparelhamento inesperado de Jenkins, conhecido por dramas profundos como Moonlight e Se a Rua Beale Falasse, com a animação fotorrealista da Disney inicialmente parecia uma combinação estranha. Foi apenas a insistência de sua parceira, a cineasta Lulu Wang, que Jenkins concordou em examinar o roteiro durante o bloqueio da pandemia de 2020. O resultado o surpreendeu.

“Eu esperava ler cinco páginas, e por volta das 45 páginas, virei para ela e disse: ‘Inferno, isso é bom!’”, disse Jenkins. “Como alguém que estava muito familiarizado com O Rei Leão, fiquei chocado com quantas coisas eu presumia saber, ou quantas coisas eu achava que estavam gravadas na pedra sobre quem esses personagens eram.”

O diretor também descobriu paralelos inesperados entre a visão do roteirista Jeff Nathanson e seus próprios interesses artísticos, particularmente em temas de “laços entre irmãos, e esta ideia de família encontrada, anseio, comunidade e legado de certa forma. E apenas coisas realmente profundas ditas e não ditas entre os personagens em relacionamentos interpessoais.”

O salto do trabalho anterior de Jenkins para uma produção da Disney de US$ 250 milhões representa seu maior desafio na direção até agora. Seus filmes anteriores o consagraram como um mestre da narrativa íntima. Depois de receber uma indicação ao Oscar de Melhor Direção e ganhar o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado por Moonlight, que também ganhou Melhor Filme, Jenkins continuou a se concentrar em narrativas menores e focadas em personagens.

Mufasa: O Rei Leão acompanha Rafiki (John Kani) enquanto ele reconta a história de origem de Mufasa (Aaron Pierre) e Taka (Kelvin Harrison Jr.) para Kiara (Blue Ivy Carter), filha de Simba. A narrativa explora como um Mufasa órfão é acolhido pela família do Príncipe Taka e a eventual dissolução de sua irmandade quando Taka se transforma no vingativo Scar.

Para Jenkins, que considera firmemente este “um filme animado” apesar de seu estilo fotorrealista, o projeto ofereceu oportunidades criativas inesperadas.

“Estou constantemente me comunicando com esses animadores que estão tentando manipular esses modelos meio fotorrealistas de uma maneira expressiva”, explicou ele. “É apenas uma ferramenta muito diferente.”

O filme, com lançamento previsto para 20 de dezembro, apresenta um elenco de estrelas, incluindo Seth Rogen, Billy Eichner, Tiffany Boone, Mads Mikkelsen e Beyoncé Knowles Carter.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.