Multiverso de ‘What If…?’ redefine o futuro do MCU e abre portas para novos personagens
A série animada What If…? do Disney+ encerrou sua jornada pelo multiverso da Marvel após três temporadas, mas seu impacto pode ressoar em futuras histórias do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O episódio final, "What If…What If?", alterou o status quo cósmico, especialmente em relação aos Vigia e personagens como a Capitã Carter, Tempestade, Kahhori e Byrdie.
A série explorou o conceito do multiverso de forma eficaz, mostrando diferentes realidades sem se prender à continuidade principal do MCU. Isso permitiu revisitar personagens clássicos e apresentar novas versões, como visto em filmes como Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Deadpool & Wolverine, que trouxeram personagens de outras iterações da Marvel. Ao contrário de filmes como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que foram considerados confusos, What If…? ofereceu uma janela clara para essas realidades alternativas.
Além do sucesso do conceito do multiverso, a Marvel Studios enfrentou desafios como a morte de Chadwick Boseman (ator de T'Challa/Pantera Negra) e acusações contra Jonathan Majors (ator de Kang) e Tenoch Huerta (ator de Namor). Essas situações forçaram mudanças nos planos da empresa. A série Loki também se tornou crucial para o futuro do MCU, mostrando o Deus da Trapaça mantendo o multiverso unido. Isso sugere uma inteligência por trás da estrutura dessas realidades, que poderia agir em caso de ameaça. A Autoridade de Variância Temporal (AVT) também ganhou um novo papel na fiscalização do multiverso.
Personagens de What If…? podem ganhar versões em live-action. A Capitã Peggy Carter, mesmo tendo se sacrificado no final da série, pode retornar em filmes dos Vingadores devido à natureza não linear do tempo no multiverso. Outros personagens originais da série, como Kahhori, uma heroína mohawk muito poderosa, e Byrdie, filha de Howard, o Pato, também poderiam aparecer em live-action. A escalação de Natasha Lyonne, que interpreta Byrdie, no filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos pode indicar uma possível aparição da personagem.
A série também deu liberdade para a Marvel Studios reimaginar personagens, indicando que qualquer ator poderia ser escalado para um papel, como Robert Downey Jr. como Dr. Destino. Isso abre possibilidades para o retorno de personagens como T'Challa sem desvalorizar a posição de Shuri como a atual Pantera Negra. Além disso, a série também apresentou os Celestiais e reforçou a ideia de que o MCU pode ter uma gama maior de personagens cósmicos, como Galactus, que será interpretado por Ralph Ineson em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. Segundo rumores, Galactus virá de uma realidade alternativa.
What If…? também mostrou que o multiverso é vulnerável a ameaças externas, algo que poderá ser um problema em Vingadores: Guerras Secretas. A série apresentou ameaças que poderiam destruir todas as linhas do tempo do MCU. A Marvel, no entanto, pode optar por não terminar o multiverso, já que ele se mostrou um conceito com muito potencial narrativo. Essa abordagem permite que versões passadas de personagens coexistam com o MCU moderno, sem invalidar suas histórias.
A primeira temporada de What If…? revelou a vulnerabilidade do multiverso a influências externas. No final da terceira temporada, os Vigias temiam a ameaça representada pela Capitã Carter e seus aliados. Embora os personagens de Vingadores: Guerras Secretas lutem por sua própria sobrevivência, todo o multiverso poderá estar em risco, e a Marvel Studios pode optar por encerrá-lo. No entanto, como visto em eventos como Crise nas Infinitas Terras da DC, o multiverso sempre retorna, então, caso a Marvel tente encerrá-lo, isso não duraria. A série também reconfigurou o papel dos Vigias, que deixaram de ser meros observadores para se tornarem mais proativos. Uatu, em particular, reconheceu que “para compreender, é preciso fazer mais do que simplesmente observar.”
Confira a avaliação da CBR sobre a 3ª temporada de What If…?
- “What If… o Hulk Lutou contra os Vingadores Mecânicos?” – 7/10
- “What If… Agatha Foi para Hollywood?” – 8/10
- “What If… o Guardião Vermelho Impediu o Soldado Invernal?” – 9/10
- “What If… Howard, o Pato, Se Casou?” – 8/10
- “What If… a Emergência Destruiu a Terra?” – 9/10
- “What If… 1872?” – 7/10
- “What If… o Vigia Desapareceu?” – 9/10
- “What If… What If?” – 8/10
A série completa de What If…? está disponível no Disney+.
Ajude vítimas de assédio ou abuso nos EUA entrando em contato com a RAINN pelo telefone 800-656-4673.