Música ‘Live and Learn’, de Sonic Adventure 2, ganha destaque em ‘Sonic 3: O Filme’
A trilha sonora dos jogos de Sonic the Hedgehog sempre foi um destaque, e o clássico Sonic Adventure 2 não é exceção. Uma das músicas mais marcantes do game, “Live and Learn”, da banda Crush 40, tornou-se intimamente ligada ao personagem Shadow the Hedgehog. Agora, essa canção icônica ganha vida nas telonas com o filme Sonic 3: O Filme, marcando presença em diversos momentos da narrativa.
Em entrevista ao ComicBook, o diretor Jeff Fowler ressaltou a importância de trazer “Live and Learn” dos jogos para o filme, detalhando o cuidado em integrá-la à trama. Segundo Fowler, a canção é um elemento essencial de Sonic Adventure 2 e, portanto, fundamental para o filme. O compositor Tom Holkenborg teve um papel crucial em identificar as melhores oportunidades para inserir a música, tornando-a parte integrante da jornada de Shadow. Uma das decisões criativas foi introduzir a canção logo na cena inicial, com Maria Robotnik tocando os primeiros acordes na guitarra, conectando a música ao personagem desde o início.
Sonic Adventure 2 foi o jogo que apresentou Shadow aos fãs, estabelecendo grande parte do enredo que agora vemos em Sonic 3: O Filme. Embora os cineastas tenham feito algumas adaptações na história para melhor integrá-la ao universo dos filmes anteriores, muitos elementos cruciais foram mantidos. A amizade entre Maria Robotnik e Shadow é um ponto central, com uma alteração notável: no filme, é Maria quem toca “Live and Learn” pela primeira vez, uma mudança significativa em relação ao jogo original. A inclusão da música foi uma surpresa agradável para os fãs, já que os filmes de Sonic têm usado a trilha sonora dos jogos com moderação.
A Paramount obteve a licença para usar “Live and Learn” em Sonic 3: O Filme. No entanto, o uso da música em outras mídias de Sonic tem gerado controvérsias. Recentemente, John Gioeli, membro da Crush 40, abriu um processo contra a Sega, alegando ser o proprietário da “gravação master e composição” da canção. Segundo Gioeli, ele não tinha conhecimento do uso da música em diversos jogos, tanto da Sega quanto da série Super Smash Bros., e que a Sega estaria utilizando a canção sem sua permissão. As consequências legais dessa disputa ainda são incertas, deixando o futuro da música indefinido.