Na Linha de Fogo: Dilsinho Oliveira e William Nascimento revelam detalhes do filme Globo/Disney
Na Linha de Fogo, novo filme original Globoplay, marca uma parceria inédita entre a Globo e a Disney. Produzido pela AfroReggae Audiovisual, com coprodução da Star Original Productions – selo da The Walt Disney Company voltado para o cinema nacional –, o longa-metragem retrata a luta pelo controle territorial entre traficantes e policiais no Rio de Janeiro, e as consequências devastadoras dessa guerra na vida dos moradores de favelas.
A trama também explora os dilemas éticos enfrentados por policiais em meio ao caos e à violência. O filme, previsto para chegar aos cinemas em 2026, tem como protagonistas Dilsinho Oliveira e William Nascimento, interpretando, respectivamente, Fabiano Noronha e Abdias.
Dilsinho Oliveira, conhecido por seu papel como o miliciano Galvão na série Arcanjo Renegado, interpreta o delegado coordenador da CORE, Fabiano Noronha. O ator, ex-policial militar, comenta as semelhanças e diferenças entre ele e seu personagem: “Ele é um cara muito metódico. Ele segue uma linha reta para chegar no lugar onde ele quer chegar. Ele não dá brecha para as pessoas terem outro tipo de interpretação dele. Eu sou um cara muito metódico. Com horários, planejamento de vida. Acho que a rotina te leva à excelência. E dentro da cabeça do Noronha, ele tem uma rotina que não fura determinadas coisas que ele pensa, principalmente quando lida com a criminalidade.”
Ele complementa: “O Noronha vê tudo por um prisma só. Quando ele entra na favela, ele vê só pelo olhar de quem está entrando. Nisso a gente é muito diferente. Como eu sou oriundo da Penha, da comunidade de Vila Cruzeiro, eu já vivi muitas mazelas da vida. Então eu tenho essa caixa mais aberta, eu consigo entender o outro lado por mais que eu esteja no lado de cá.”
William Nascimento, que ganhou destaque na série Anderson Spider Silva, indicada ao Emmy Internacional, interpreta Abdias, um policial que enfrenta os fantasmas do passado enquanto lida com as consequências da violência urbana carioca. Sobre a construção do personagem, Nascimento afirma: “Eu participei de toda a jornada dele na formação militar, e eu enxerguei muito o Abdias nele. E ver essa transformação dele como policial militar, um cara que é negro, periférico, filho de mãe solo, foi maravilhoso para eu poder trazer para o Abdias.”
O ator destaca a veracidade das cenas de ação, gravadas em comunidades do Rio de Janeiro, com efeitos especiais, helicópteros e blindados: “Toda essa produção de efeitos especiais foi novo para mim. A gente via a cena depois de gravada e ficava apaixonado. O Afonso (Poyart, diretor) e toda a produção da AfroReggae trouxeram muita veracidade, a gente fez a coisa de verdade dentro da comunidade.”
Para Dilsinho, seu primeiro papel protagonista é uma realização, especialmente por ter sido oferecido por José Junior, idealizador e produtor do filme e seu amigo pessoal: “Ser amigo do Junior vai fazer, de alguma forma, que ele cuide de você, que tente te ajudar de alguma forma. Mas ele não vai cuidar de você te colocando em um lugar que não é seu ou te dando algo que você não é vocacionado. Isso faz com que ele dê oportunidade para as pessoas, mas elas precisam ter o dom. Então, eu fico muito feliz por ele poder enxergar isso.”
William Nascimento também celebra a oportunidade: “Sempre sonhei em trabalhar com o Junior e toda a produção da AfroReggae. Mas nunca imaginei que já chegaria na linha de frente, como um protagonista. É uma produtora que trabalha com atores negros periféricos, a galera da segunda chance, ele (Junior) abraça essa galera. Então fiquei muito feliz com esse convite.”
Com direção de Afonso Poyart, Na Linha de Fogo conta com um elenco que inclui Nathalia Dill, Juliano Cazarré, Eli Ferreira, Breno de Filippo, Wanderson Brasil, Rogerio Casanova, Diego Raymond, Dério Chagas, Gilson da Maia, Yasmin Veiga, André Mattos, Maria Ceiça, Rose Haagensen e Luizinho Bastos. A produção executiva é de Marcelo Guerra, Valéria Amorim, Paulão Cosa e Verônica Menezes.
A parceria entre a Globo e a Disney já rendeu outros frutos, e com Na Linha de Fogo, a expectativa é alta.