Nintendo Switch eShop: Desenvolvedora de Unpacking denuncia cópias e falta de ação da Nintendo
A loja virtual Nintendo Switch eShop tem sido palco de uma enxurrada de jogos, incluindo títulos AAA e indies. Infelizmente, junto com esses jogos de qualidade, a plataforma também tem sido inundada por imitações e jogos de qualidade duvidosa. Essa situação tem gerado frustração entre os desenvolvedores, que veem seus trabalhos dividindo espaço com títulos que claramente tentam enganar os consumidores. Um caso emblemático é o do jogo Unpacking, que tem sofrido com a presença de um impostor que infringe a marca registrada da desenvolvedora Witch Beam.
Wren Brier, diretora criativa de Unpacking, compartilhou em seu perfil no Bluesky uma imagem dos resultados de busca na eShop contendo a palavra "unpacking". Entre os resultados, além do jogo original, aparece Unpacking Universe Dreams, da CGI Lab. O título da CGI Lab ainda conta com diversas opções de DLC e um pacote chamado Unpacking: Deluxe Edition, que tenta confundir os consumidores, fazendo-os acreditar que se trata do jogo base com todas as expansões. De acordo com Brier, a equipe entrou em contato com a Nintendo há duas semanas para reportar a violação de marca, mas ainda não obteve resposta.
A publicação de Wren Brier no Bluesky:
https://platform.twitter.com/widgets.jsIt’s been over two weeks and these are still on the eShop. Nintendo hasn’t responded to any of our reports of these egregious scams which are using our trademarked game name and purposely tricking Nintendo customers into buying cheap fakes.
— Wren Brier (@wrenegade.bsky.social) December 16, 2024
Embora seja comum que jogos populares tenham imitadores, existe uma linha tênue entre se inspirar em um jogo de sucesso e criar algo com a intenção de enganar os consumidores. Se a CGI Lab tivesse nomeado seu jogo como "Organizing Simulator", provavelmente não teria gerado a mesma reação da Witch Beam. No entanto, fica evidente que o objetivo da empresa é lucrar de forma rápida. Unpacking custa normalmente US$ 19,99 na eShop, enquanto Unpacking: Deluxe Edition está sendo vendido por US$ 11,99. Ao oferecer um preço menor e sugerir que se trata do jogo base com todos os DLCs, a CGI Lab busca se aproveitar de consumidores desinformados. Alguns podem até pensar que estão fazendo um ótimo negócio! É importante ressaltar que a CGI Lab não lançou sua "versão" de Unpacking no Xbox, PlayStation ou Steam, o que indica que este é um problema específico da loja digital da Nintendo. A situação demonstra a vulnerabilidade dos desenvolvedores independentes frente a práticas desleais que se aproveitam da falta de informação dos jogadores, semelhante ao que aconteceu com outros jogos populares como The Binding of Isaac no passado. A esperança é que a Nintendo possa corrigir essa situação e proteger seus usuários de comprar imitações baratas de jogos populares, como discutido em nossa reportagem sobre o Nintendo Switch 2.
É curioso notar que, antigamente, a Nintendo era conhecida por ter padrões muito rigorosos para sua loja virtual. Enquanto a eShop do Switch está repleta de imitações de jogos populares e até mesmo títulos com conteúdo sexual explícito, a Nintendo já havia bloqueado The Binding of Isaac no 3DS devido a temas religiosos. Parece que a Nintendo mudou radicalmente sua postura em relação à moderação na plataforma, o que tem afetado negativamente tanto desenvolvedores quanto consumidores.
O caso de Unpacking serve como um alerta sobre a importância da atenção dos consumidores ao adquirirem jogos digitais e da necessidade de plataformas como a Nintendo serem mais rigorosas na moderação de seus catálogos digitais.