Nova animação do Homem-Aranha divide opiniões com estilo e tom questionáveis
A mais recente animação do Homem-Aranha, Your Friendly Neighborhood Spider-Man, tem gerado reações mistas entre os fãs. A série, que inicialmente seria um prelúdio para o Homem-Aranha do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), acabou tomando um rumo próprio, mas as primeiras impressões não têm sido totalmente positivas.
O trailer da produção da Disney+ recebeu críticas, principalmente devido ao seu estilo de animação considerado simplório. Muitos também apontam que a trama, com mais uma versão adolescente de Peter Parker, repete fórmulas já conhecidas, além de usar gírias e referências que buscam atrair um público mais jovem de forma forçada. Fãs também expressam o desejo de que outras animações do Homem-Aranha sejam revividas, projetos que, segundo eles, seriam muito mais interessantes.
O trailer de Your Friendly Neighborhood Spider-Man mostra que esta versão do personagem não tem ligação com o MCU ou com outras animações. A animação em si não é o problema, mas a execução acaba transmitindo a sensação de falta de esforço na produção. O estilo artístico, que lembra os quadrinhos da Era de Prata da Marvel, poderia ser interessante, mas a animação acaba sendo pouco inspirada.
Muitos fãs esperavam mais da Disney, conhecida por suas animações de alta qualidade. A animação ocidental tem perdido espaço para os animes, que mesmo os mais genéricos, oferecem um visual mais atraente. A nova série parece uma tentativa mal executada de replicar o estilo dos filmes Spider-Verse da Sony. A abordagem excessivamente juvenil, com muitas piadas e gírias, também não tem agradado, fazendo a série parecer pouco original.
Outro ponto de crítica é a insistência em retratar Peter Parker no colegial. Muitos fãs lembram que o personagem só viveu essa fase nos primeiros anos de sua publicação nos quadrinhos. As adaptações que focam nesse período perdem a oportunidade de explorar os desafios da vida adulta, que são cruciais para a sua identificação com o público. As versões modernas do Homem-Aranha, incluindo Your Friendly Neighborhood Spider-Man, tendem a suavizar a personalidade de Peter, transformando-o em um nerd desajeitado e sem grandes problemas.
A nova série parece usar clichês para destacar a juventude de Peter, como o uso constante de gírias e tentativas de se mostrar "adoravelmente" desajeitado, além de buscar fama através de transmissões online. No trailer, esses elementos parecem muito evidentes, dando a impressão de que a série apela para fórmulas batidas. Outro ponto polêmico é a origem do Homem-Aranha nesta versão: Peter é picado por uma aranha de outra dimensão. A inclusão do multiverso afasta o personagem de suas raízes mais terrenas, um conceito que tem sido usado em excesso em quadrinhos e outras mídias.
A utilização do multiverso, que é mais associado à DC Comics, tem sido explorada na atual saga do MCU, e agora também é uma constante nas histórias do Homem-Aranha. Essa repetição tem gerado críticas e, muitos fãs acreditam que não combina com o personagem. Além disso, há uma falta de personagens secundários icônicos do Homem-Aranha, refletindo a maneira como o MCU tem diminuído a importância da história individual de cada herói em detrimento dos grandes crossovers. A série parece não estar focada no personagem principal, o que a torna pouco interessante.
Fãs anseiam por uma nova temporada de Spider-Man: The Animated Series, de 1990, uma sequência da animação dos anos 90, seguindo o sucesso de X-Men ’97, que trouxe de volta a animação dos mutantes com uma continuação da série clássica. Uma série Homem-Aranha ’98 poderia ser um grande sucesso, já que a animação terminou com um final em aberto e ainda há muito material dos quadrinhos a ser adaptado. Uma sequência traria um Homem-Aranha adulto, casado com Mary Jane, e não mais preso à imagem de estudante do colegial.
Outra opção seria dar novas temporadas para O Espetacular Homem-Aranha, que também foi muito elogiada, superando até mesmo a série de 1990. A animação tinha planos de mostrar um Peter casado com Mary Jane, indo além do colegial. Alguns argumentam que focar apenas na nostalgia não é o melhor caminho, mas para séries que foram amadas e terminaram antes do tempo, essa é uma boa opção. A nova série, Your Friendly Neighborhood Spider-Man, estreia no Disney+ em 29 de janeiro de 2025.
Enquanto isso, nos quadrinhos, em Miles Morales: Spider-Man #28, o jovem Homem-Aranha enfrenta Bast, a deusa pantera, em uma batalha épica. O lançamento está previsto para 1º de janeiro de 2025. Miles, com a ajuda de tecnologia e medicina Wakandana, luta para encontrar uma cura para uma infecção que ameaça sua vida. Um novo traje fornecido por Shuri e T'Challa ajudou Miles a ganhar tempo, mas uma cura verdadeira é sua única esperança.
Na trama, Miles precisará da ajuda de Bast para encontrar a cura, e para isso, ele deverá lutar para conquistar sua graça. Outros deuses também devem entrar na história. A edição será vendida por US$ 3,99 e estará disponível digitalmente no Marvel Unlimited e em lojas de quadrinhos.
A nova animação do Homem-Aranha no Disney+ explora universo alternativo com Norman Osborn como mentor
Reboot de ‘Quarteto Fantástico’ de 2015: do fracasso ao possível resgate no mcu
Irmãos e irmãs icônicos dos desenhos animados
Os melhores episódios de Aang em Avatar: A Lenda de Aang, explorando o desenvolvimento do herói
Hugh Jackman: Ranking dos melhores filmes de X-Men, de acordo com a crítica