Nova: Série do herói da Marvel ganha showrunner e deve chegar ao Disney+ entre 2027 e 2028
O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) está expandindo seu catálogo com a chegada de Nova, um projeto para o Disney+ que promete trazer o herói cósmico para as telas. A série, que inicialmente contava com Sabir Pirzada (Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel) no desenvolvimento, agora terá Ed Bernero como showrunner e roteirista principal. Bernero, conhecido por seu trabalho em Third Watch e Criminal Minds, assume as rédeas da produção.
A informação foi confirmada por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, e Brad Winderbaum, chefe de streaming, televisão e animação, durante entrevista ao ComicBook. A previsão de lançamento da série de Nova está entre 2027 e 2028. A trama focará em Richard Rider, o primeiro personagem a usar o capacete do Nova, deixando de lado as versões de Sam Alexander.
“Nós amamos o personagem Nova. Estamos em desenvolvimento inicial de Nova”, disse Winderbaum em entrevista. “Temos um novo sistema interno na Marvel Studios. Estamos mais como um estúdio tradicional agora. Desenvolvemos mais do que realmente produziremos. Existem planos para desenvolver Nova. Eu também amo Nova. Amo Richard Rider também. Espero que chegue à tela.” Ele ainda complementou: “O mundo é sempre um caos. Sempre há coisas. Você tem que conjurar essas coisas para que aconteçam, mas eu adoraria ver uma série de Nova, um dia.”
A série de Nova se junta a outras produções da Marvel Television em live-action, como Demolidor: Renascido, com estreia prevista para 4 de março de 2025, e produção de Dario Scardapane; Coração de Ferro, com Chinaka Hodge como showrunner e lançamento em 24 de junho; Wonder Man, sob o comando de Andrew Guest, para dezembro de 2025; e Vision Quest, com Paul Bettany e liderança de Terry Matalas, com estreia prevista para 2026.
Bernero tem vasta experiência em séries policiais e de suspense. Ele trabalhou em Criminal Minds e seu spin-off Criminal Minds: Suspect Behavior, além da série Crossing Lines.
Quem é Richard Rider, o Nova?
Richard “Rich” Rider surgiu nos quadrinhos em 1976, em Nova #1, criado por Marv Wolfman, John Buscema e Joe Sinnott. Na trama, o jovem estudante recebe os poderes de Rhomann Dey, um Nova-Prime mortalmente ferido, que transfere suas habilidades telepaticamente na Terra. Assim, Rider se torna o Nova, o foguete humano, com capacidade de voar em velocidade supersônica e canalizar a energia da Força Nova, usada pela Tropa Nova.
Como novo Centurião Nova Prime, ele é ligado mentalmente à Mente Mundial de Xandar, uma inteligência artificial. Nos quadrinhos, Nova enfrentou vários vilões com poderes de absorção de energia, incluindo Zorr, o Conquistador, Megaman e o Xandariano Powerhouse. Nos primeiros números da revista, lutou contra Condor, Cabeça de Diamante, Corruptor, Fóton, Homem-Areia, e o mago Anath-Na Mut, a Esfinge.
Nova também formou os Campeões de Xandar, que incluíam Thoran Rul e Tanak Valt, durante uma batalha contra os Skrulls. Após abdicar da Força Nova para viver na Terra, a Rainha Adora enviou secretamente uma porção de seus poderes de volta. Após a destruição de Xandar e da Tropa Nova por Nebula, os poderes de Rider retornam, e ele se une aos Novos Guerreiros, que incluíam Namorita e Speedball.
Posteriormente, Nova retorna ao espaço e ajuda a reconstruir Xandar como Centurião Prime. No entanto, o planeta é novamente destruído por Annihilus. Ao longo dos anos, ele se aliou aos Guardiões da Galáxia para proteger o espaço e a Terra. Mais recentemente, Samuel “Sam” Alexander, filho do Centurião Jesse Alexander, assumiu o manto do Nova, tornando-se membro dos Vingadores e dos novos Campeões ao lado de Miles Morales e Ms. Marvel.