Filmes

Novo filme de Steven Soderbergh se inspira em reality show de histórias de fantasmas com famosos

O diretor vencedor do Oscar, Steven Soderbergh, revelou uma inspiração surpreendente para seu novo filme de terror/thriller, Presence, estrelado por Lucy Liu e Chris Sullivan (This Is Us). O cineasta, conhecido por filmes como Onze Homens e um Segredo, Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento e Traffic, afirmou que a série de TV a cabo Celebrity Ghost Stories, que estreou no canal A&E em 2009, influenciou seu mais recente trabalho.

De acordo com a GamesRadar+, via revista SFX, Soderbergh comentou como a série de reality show desempenhou um papel na criação de Presence, que é filmado inteiramente da perspectiva do fantasma. Presence conta a história de uma família que, após se mudar para uma nova casa em um subúrbio, se convence de que não está sozinha.

“Um dos meus programas favoritos é Celebrity Ghost Stories”, disse Soderbergh. “Vocês precisam ver! Dá para perceber que as pessoas ficaram traumatizadas com essas experiências – elas não estão brincando”. Ele explicou: “O que distinguia muitas dessas histórias era que elas frequentemente não vinham com as características de uma experiência fantasmagórica típica, como vimos nos filmes – elas eram muito objetivas. Eu pensei: ‘Ok, isso é interessante’.”

Durante sua exibição, Celebrity Ghost Stories apresentou estrelas como Carrie Fisher e Billy Dee Williams, da franquia Star Wars, além de Ernie Hudson, de Os Caça-Fantasmas, que compartilharam seus encontros paranormais. A série também mostrava a casa dos entrevistados durante o dia, e não à noite, como em outros programas de caça-fantasmas. Presence também se passa principalmente durante o dia, enquanto um fantasma vaga pela casa. A série foi finalizada em 2020.

O próprio Soderbergh interpretou o fantasma no filme. “Estou acostumado a ficar perto dos atores como operador de câmera, mas esta foi uma verdadeira dança que eu estava fazendo com o elenco. Foi divertido, porque eu realmente pude compartilhar um pouco da ansiedade de performance deles enquanto fazíamos a cena… Às vezes, uma tomada era arruinada porque eu esbarrava neles ou ficava preso no lugar errado porque calculei meu movimento incorretamente”, revelou Soderbergh.

Presence é dirigido por Soderbergh e escrito por David Koepp, que também escreveu Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), Missão Impossível (1996) e Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023). O filme também conta com Callina Liang, Eddy Maday, West Mulholland e Julia Fox no elenco.

O diretor de Magic Mike também mencionou em uma entrevista anterior ao The Hollywood Reporter que, na era do streaming, ainda é importante que os filmes sejam lançados nos cinemas. “Para os filmes funcionarem, eles precisam de estrelas de cinema. É ótimo se a história for grande o suficiente para atrair as pessoas por si só, mas isso é difícil e cada vez mais difícil de fazer. Ficou mais difícil quantificar o que está levando as pessoas a um filme específico e o que torna um filme específico um sucesso”, disse Soderbergh. “No final das contas, a única solução é fazer coisas boas. Você tem que fazer coisas boas. Você tem que se concentrar nisso”, acrescentou.

Presence chegará aos cinemas em 24 de janeiro de 2025.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.