Novo filme de Steven Soderbergh se inspira em reality show de histórias de fantasmas com famosos
O diretor vencedor do Oscar, Steven Soderbergh, revelou uma inspiração surpreendente para seu novo filme de terror/thriller, Presence, estrelado por Lucy Liu e Chris Sullivan (This Is Us). O cineasta, conhecido por filmes como Onze Homens e um Segredo, Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento e Traffic, afirmou que a série de TV a cabo Celebrity Ghost Stories, que estreou no canal A&E em 2009, influenciou seu mais recente trabalho.
De acordo com a GamesRadar+, via revista SFX, Soderbergh comentou como a série de reality show desempenhou um papel na criação de Presence, que é filmado inteiramente da perspectiva do fantasma. Presence conta a história de uma família que, após se mudar para uma nova casa em um subúrbio, se convence de que não está sozinha.
“Um dos meus programas favoritos é Celebrity Ghost Stories”, disse Soderbergh. “Vocês precisam ver! Dá para perceber que as pessoas ficaram traumatizadas com essas experiências – elas não estão brincando”. Ele explicou: “O que distinguia muitas dessas histórias era que elas frequentemente não vinham com as características de uma experiência fantasmagórica típica, como vimos nos filmes – elas eram muito objetivas. Eu pensei: ‘Ok, isso é interessante’.”
Durante sua exibição, Celebrity Ghost Stories apresentou estrelas como Carrie Fisher e Billy Dee Williams, da franquia Star Wars, além de Ernie Hudson, de Os Caça-Fantasmas, que compartilharam seus encontros paranormais. A série também mostrava a casa dos entrevistados durante o dia, e não à noite, como em outros programas de caça-fantasmas. Presence também se passa principalmente durante o dia, enquanto um fantasma vaga pela casa. A série foi finalizada em 2020.
O próprio Soderbergh interpretou o fantasma no filme. “Estou acostumado a ficar perto dos atores como operador de câmera, mas esta foi uma verdadeira dança que eu estava fazendo com o elenco. Foi divertido, porque eu realmente pude compartilhar um pouco da ansiedade de performance deles enquanto fazíamos a cena… Às vezes, uma tomada era arruinada porque eu esbarrava neles ou ficava preso no lugar errado porque calculei meu movimento incorretamente”, revelou Soderbergh.
Presence é dirigido por Soderbergh e escrito por David Koepp, que também escreveu Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), Missão Impossível (1996) e Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023). O filme também conta com Callina Liang, Eddy Maday, West Mulholland e Julia Fox no elenco.
O diretor de Magic Mike também mencionou em uma entrevista anterior ao The Hollywood Reporter que, na era do streaming, ainda é importante que os filmes sejam lançados nos cinemas. “Para os filmes funcionarem, eles precisam de estrelas de cinema. É ótimo se a história for grande o suficiente para atrair as pessoas por si só, mas isso é difícil e cada vez mais difícil de fazer. Ficou mais difícil quantificar o que está levando as pessoas a um filme específico e o que torna um filme específico um sucesso”, disse Soderbergh. “No final das contas, a única solução é fazer coisas boas. Você tem que fazer coisas boas. Você tem que se concentrar nisso”, acrescentou.
Presence chegará aos cinemas em 24 de janeiro de 2025.