O novo filme Nosferatu, do diretor Robert Eggers, teve uma estreia surpreendente nos cinemas: no dia de Natal. A decisão, que foge do tradicional lançamento de filmes de terror no Halloween, foi explicada pelo produtor Chris Columbus, conhecido por seus trabalhos em filmes com temática natalina, como Gremlins e Esqueceram de Mim.
Segundo Columbus, em entrevista à Vanity Fair, a escolha do Natal para o lançamento de Nosferatu surgiu após debates sobre a melhor data. Eles cogitaram o Halloween, mas perceberam que havia muitos filmes de terror sendo lançados no mesmo período, o que dificultaria a visibilidade da produção. A ideia de lançar no Natal veio do chefe da Focus Features, Peter Kujawski, que mencionou o sucesso de O Exorcista, que também estreou no Natal.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Columbus também revelou que a atmosfera natalina sempre o intrigou como pano de fundo para histórias sombrias. “Começou com Gremlins. Percebi que colocar algo sombrio em um cenário pacífico e bonito era interessante. Isso atingiu o ápice com Nosferatu, que se passa no Natal. É a experiência de terror definitiva para uma família”, disse o produtor.
Os atores do filme também apoiaram a ideia do lançamento no dia de Natal. Lily-Rose Depp, que interpreta Ellen Hutter, a presa do Conde Orlok, comentou: “Quem não gosta de um bom susto no Natal? Há alguns easter eggs natalinos no filme, então, se você assistir no Natal, sentirá que está sintonizado com a história. E, sabe, tem neve! Fica bem frio. Quem não gosta de pensar sobre a morte e o reino dos mortos no dia de Natal?”.
Nicholas Hoult, que interpreta o marido de Ellen, acrescentou que “existem filmes de Natal óbvios e aqueles que são contracultura e se tornam o oposto do clima natalino. Se as pessoas assistirem ao filme no Natal e gostarem, ele poderá rapidamente se tornar um clássico natalino ao longo dos anos”.
A nova versão de Nosferatu, que é uma releitura da obra-prima expressionista de F. W. Murnau, teve uma recepção positiva após sua estreia, com uma avaliação de 87% da crítica e 76% do público no Rotten Tomatoes. O filme, que teve um orçamento de US$ 50 milhões, já arrecadou US$ 19,1 milhões em apenas dois dias e espera-se que dobre este valor em seu primeiro final de semana nos cinemas dos Estados Unidos.
Nosferatu está em exibição nos cinemas.