Filmes

Novo ‘O Lobisomem’ da Blumhouse e Universal tenta reavivar clássico do terror

A Blumhouse Productions e a Universal Pictures buscam reavivar um dos personagens mais icônicos do cinema com o filme ‘O Lobisomem’, dirigido por Leigh Whannell, que chega aos cinemas em duas semanas. Após o sucesso de ‘O Homem Invisível’ em 2020, Whannell pretende honrar a história do personagem e explorar novas facetas do terror. Para quem quer relembrar ou conhecer o material original, os filmes ‘O Lobisomem’ de 1941 e o reboot de 2010, ‘O Lobisomem’, estão disponíveis no Peacock.

A transformação de Larry Talbot em um lobisomem é um marco para muitos fãs do horror. Apesar de o clássico ‘O Lobisomem’ ser inegável, o personagem surgiu um pouco depois na cronologia de monstros da Universal. Os primeiros filmes de monstros da Universal foram ‘O Corcunda de Notre Dame’, ‘O Fantasma da Ópera’ e ‘Dr. Jekyll e Mr. Hyde’. Por serem filmes mudos, muitos consideram ‘Drácula’ de 1931, com Bela Lugosi, o verdadeiro ponto de partida da franquia. O sucesso de ‘Drácula’, que já tinha som, permitiu sequências, enquanto os três primeiros filmes eram obras únicas. Após Drácula, veio ‘Frankenstein’, com Boris Karloff, que também interpretou a criatura em ‘A Múmia’. Claude Rains estrelou ‘O Homem Invisível’ e Karloff voltou como o monstro em ‘A Noiva de Frankenstein’, que apresentou Elsa Lanchester como a personagem principal. Drácula, A Múmia, Frankenstein e O Homem Invisível ganharam continuações antes da estreia de ‘O Lobisomem’, com Lon Chaney Jr.

O ‘O Lobisomem’ original inspirou diversas histórias de lobisomens. Em 1981, tivemos ‘Um Lobisomem Americano em Londres’ e ‘Grito de Horror’, que inovaram com efeitos de maquiagem. Apesar de não terem a mesma popularidade dos vampiros, os lobisomens sempre tiveram seus fãs, e filmes como ‘Lobo’, ‘Ginger Snaps’, ‘Dog Soldiers’ e a série ‘Anjos da Noite’ apresentaram histórias de terror memoráveis.

Em 2010, o diretor Joe Johnston e o ator Benicio del Toro uniram-se para uma nova versão de ‘O Lobisomem’, com Anthony Hopkins, Emily Blunt e Hugo Weaving. O icônico maquiador Rick Baker, que já havia trabalhado em ‘Um Lobisomem Americano em Londres’ e ‘Grito de Horror’, foi o responsável pela aparência do monstro. Apesar da maquiagem ser impressionante, Joe Johnston foi contratado para dirigir o filme apenas três semanas antes do início das filmagens, o que resultou em grande uso de CGI. O excesso de efeitos visuais e uma narrativa confusa não agradaram ao público e à crítica. O filme arrecadou US$142,6 milhões mundialmente (com um orçamento de US$150 milhões) e tem 32% de aprovação no site Rotten Tomatoes. Mesmo com o sucesso de ‘A Múmia’ uma década antes, ‘O Lobisomem’ não teve grande impacto no cinema de lobisomens.

O novo ‘O Lobisomem’ é muito aguardado pelos fãs de terror, graças ao sucesso de ‘O Homem Invisível’ de Whannell e à falta de filmes de lobisomens nos últimos anos. O filme chega aos cinemas em 17 de janeiro.

Qual o seu filme de lobisomem favorito?

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.