Filmes

O Auto da Compadecida 2: Selton Mello revisita personagem icônico em novo filme

Qual seu personagem favorito de Selton Mello? Seria o hilário Chicó, que retorna em “O Auto da Compadecida 2”? Ou talvez o introspectivo Caio Baronne, da série “Sessão de Terapia”? Ou ainda o pai amoroso de “Ainda Estou Aqui”?

É difícil escolher, não é? Por isso, vamos explorar o ‘Selton Mello-Verso’ e entender a versatilidade desse ator que conquistou o público brasileiro. Selton já declarou em entrevista a Ana Maria Braga que aprecia a tranquilidade de sua casa e essa serenidade se reflete em sua atuação como Rubens Paiva em “Ainda Estou Aqui”, filme que segue colecionando prêmios. Enquanto isso, “O Auto da Compadecida 2” chegou aos cinemas prometendo repetir o sucesso do primeiro filme.

Nesta nova produção, Selton Mello volta a atuar com Matheus Nachtergaele, revivendo a dupla Chicó e João Grilo, personagens que marcaram o cinema nacional há 25 anos. As falas e situações criadas por Ariano Suassuna são inesquecíveis, com frases como “oxente, mulher, se a vaca é sua, por que é que o leite é do governo?”, “eu tenho coragem, só me falta a prática” e “não sei, só sei que foi assim!”, que se tornaram memes e referências culturais.

O sucesso do texto de Suassuna é tão grande que vídeos de entrevistas antigas do escritor ressurgiram nas redes sociais, mostrando a força de sua obra. Mas voltando ao foco no ator, Selton Mello está em cartaz com dois filmes de sucesso: “Ainda Estou Aqui”, que já ultrapassou a marca de 2,5 milhões de espectadores, e “O Auto da Compadecida 2”, que também conta com Eduardo Sterblitch, Virginia Cavendish, Enrique Diaz e Taís Araujo no elenco.

Para conhecer ainda mais o ‘Selton Mello-Verso’, uma dica é procurar o livro “Eu me Lembro” (2023, Jambô Editora), uma autobiografia em que o ator responde a perguntas de amigos como Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Tony Ramos e Lázaro Ramos, mostrando sua originalidade e criatividade.

Outras novidades nos cinemas

“Sonic 3: O Filme” superou “Mufasa – O Rei Leão” nas bilheterias americanas na primeira semana de exibição, com uma arrecadação de US$ 65 milhões contra US$ 35 milhões do filme da Disney.

A nova versão de “Nosferatu”, dirigida por Robert Eggers, tem gerado opiniões divididas. Enquanto alguns a consideram uma obra-prima, o crítico Richard Lawson, da Variety, a classifica como “sem muita pegada”. O filme estreia no Brasil no dia 2 de janeiro.

“Emilia Pérez”, com estreia prevista para fevereiro, é um forte candidato ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Karla Sofía Gascon. No entanto, a comunidade trans parece dividida em relação à representação da transição de gênero no filme.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.