Famosos

O declínio dos poderes do Superman em Superman & Lois: Quanto tempo ele ainda voou?

O final de Superman & Lois encerra definitivamente a história do Homem de Aço de Tyler Hoechlin, mas uma grande questão permanece após o fim da série: por quanto tempo Superman ainda manteve seus poderes kryptonianos? Na última temporada, o herói morre nas mãos do monstro Doomsday, sendo revivido pela família Kent. No entanto, seu retorno traz a surpresa: seus poderes estão diminuindo gradualmente.

No fim, Superman derrota Lex Luthor (Michael Cudlitz) e Doomsday, vivendo mais 32 anos antes de falecer. Os detalhes de sua ressurreição são cruciais para entender o enfraquecimento de seus poderes, mas a montagem final da série é vaga sobre como eles desaparecem com a idade. Ainda assim, há pistas na quarta temporada para indicar a velocidade e a extensão dessa perda de poderes.

Por que os poderes do Superman enfraqueceram na 4ª temporada?

Embora a família e os amigos consigam reviver o Homem de Aço após sua morte nas mãos do Doomsday, fica claro que Kal-El não está em sua plena força. Isso ocorre porque o coração do General Sam Lane (Dylan Walsh) foi transplantado para seu peito (e aumentado com DNA kryptoniano) após Doomsday remover seu coração original a mando de Lex Luthor.

Após os poderes enfraquecidos de Superman se tornarem cada vez mais evidentes, John Henry Irons (Wolé Parks) realiza alguns testes de diagnóstico e descobre que um coração humano como o do General Lane só pode sustentar a biologia de um kryptoniano por um tempo limitado. Irons também revela que os poderes de Superman estão enfraquecendo devido ao seu coração semi-humano e acabarão desaparecendo completamente.

Felizmente, os poderes de Clark, embora ligeiramente mais fracos, ainda são de alto nível em seu confronto final com Doomsday e Lex Luthor em uma armadura robótica, permitindo que ele os derrote. Mesmo assim, a vitória de Superman acontece enquanto ele está ciente do enfraquecimento de seus poderes e das consequências para sua vida como protetor da Terra.

Superman vive uma vida plena e planeja um mundo após sua morte

Quando John determina que os poderes de Superman estão diminuindo lentamente, ele não consegue dar um prazo definido para quanto tempo eles permanecerão operacionais. Essa ambiguidade, aliada às duas décadas anteriores como herói, leva Clark a refletir sobre sua nova mortalidade. Com a ajuda de Lois, Clark começa a dedicar grande parte de sua vida civil a trabalhos de caridade, para abordar problemas como pobreza e fome em todo o mundo.

Além disso, Clark também se prepara para a eventualidade de um mundo sem Superman, levando seus filhos Jordan (Alex Garfin) e Jonathan (Michael Bishop) a se tornarem aprendizes heróis. Com a ajuda adicional de John Henry Irons e sua filha Natalie Irons (Tayler Buck) em suas armaduras voadoras (John até mesmo atualiza para sua aparência de “Aço” dos quadrinhos), Superman lidera os quatro como uma equipe de heróis.

Com o passar dos anos, os efeitos do envelhecimento começam a ficar mais perceptíveis em Clark. Ele e Lois permanecem casados até a velhice, até que Lois sucumbe ao seu câncer. Clark continua vivendo por mais alguns anos, adotando até mesmo seu primeiro cachorro, que ele chama de Krypto, antes de finalmente falecer quando seu novo coração falha. No total, durante os 32 anos após sua derrota de Lex Luthor e Doomsday, Kal-El vive uma vida plena como Clark Kent e inspira o melhor na humanidade como Superman, mas o tempo que ele foi capaz de continuar como o último não é explicitamente claro.

Quanto tempo Superman ainda teve seus poderes antes de falecer?

Considerando que Clark estava ciente de que estava vivendo um tempo emprestado com o coração do General Lane em seu peito, é lógico que ele adotaria uma abordagem mais cautelosa para seus anos restantes como Superman. Ele obviamente sabia que não conseguiria continuar para sempre como o Homem de Aço, razão pela qual escolheu seus filhos gêmeos, juntamente com John Henry e Natalie Irons, para atuar como seus sucessores. Ao mesmo tempo, Superman também teria que monitorar seus poderes e invulnerabilidade cuidadosamente nos anos seguintes.

Sem um cronograma claro de quanto tempo seus poderes funcionariam em um alto nível de eficiência, a última coisa que Superman teria desejado era que eles desaparecessem no meio de um voo ou ao receber um tiro. Desde que John fez a descoberta inicial das habilidades kryptonianas enfraquecidas de Clark, os dois provavelmente monitoraram o status dos poderes de Superman regularmente nos anos seguintes, com Clark ainda operando como Superman até que um dos testes de John determinasse que não era mais seguro para ele fazê-lo.

No entanto, embora Clark não seja visto usando seus poderes novamente após a cena em que lidera seus filhos, John Henry e Natalie em voo, isso não significa que seus poderes simplesmente desapareceram um dia. Com Clark efetivamente se tornando cada vez mais humano com o passar dos anos, seus poderes provavelmente permaneceram em uma capacidade de baixo nível, mas ainda presentes. Em certo ponto, ele pode não ter sido capaz de voar ou possuir os mesmos níveis de superforça ou supervelocidade, mas seus poderes kryptonianos provavelmente permaneceram em uma capacidade atenuada, dando a Clark força e velocidade invulgares como um idoso em seu estado recém-humanizado.

Superman & Lois é a primeira adaptação do Superman a dar ao Homem de Aço um fim tão definitivo, fazendo-o morrer como um humano mortal e se reunir com Lois Lane na vida após a morte. Com 32 anos entre derrotar Lex Luthor e finalmente falecer, é impossível determinar com certeza por quanto tempo os poderes do Superman permaneceram ativos, e é uma questão que está pronta para ser explorada em material derivado, como uma história em quadrinhos ambientada durante esse período da vida do Superman.

Ainda assim, o final da série Superman & Lois será icônico por terminar o show com o Último Filho de Krypton aproveitando ao máximo sua vida mortal e poderes diminuindo, deixando o mundo como um verdadeiro herói. Superman & Lois está disponível para streaming no Max e na Netflix.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.