O futuro incerto do DCU: Superman, a chave para o sucesso?
Por muito tempo, o gênero de filmes de super-heróis foi considerado saturado. Parecia que ninguém mais se importava com adaptações de quadrinhos, muitos acreditavam que faltava uma abordagem inovadora. Apesar das diferenças entre o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) e o Universo DC (DCU), uma coisa é certa: Vingadores: Ultimato estabeleceu um novo padrão, dificultando ainda mais para qualquer estúdio lançar um projeto de herói. Mas, antes mesmo disso, o DCU já demonstrava dificuldades com filmes como Lanterna Verde, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça. Zack Snyder teve um papel importante em determinada fase, embora alguns de seus filmes não tenham tido o impacto esperado, como Batman vs Superman. Então, com todo esse declínio, como seguir em frente?
Mudanças aconteceram rapidamente, mas mesmo assim, filmes como Adão Negro, Besouro Azul e Shazam! Fúria dos Deuses não atingiram as expectativas de bilheteria. Desde então, houve uma mudança de rumo. James Gunn e Peter Safran assumiram como co-presidentes e co-CEOs da DC Studios em 2022, e Gunn deu início a uma nova fase para o DCU, batizada de "Deuses e Monstros", com projetos como o aguardado filme do Superman. Atualmente, porém, parece haver muita cautela nos bastidores, como se todos os projetos prometidos ou em desenvolvimento estivessem em espera até o lançamento do filme de Clark Kent em 2025.
Superman como teste para o novo DCU
Superman, previsto para estrear em julho de 2025, será o filme oficial que dará início ao reboot do DCU. Desde o anúncio de Gunn, muitos fãs o questionaram nas redes sociais, mas uma resposta recorrente é que quase tudo ainda está em andamento e sem muitos detalhes. O co-CEO já havia alertado que nenhum projeto entraria em pré-produção sem um roteiro totalmente aprovado, mostrando um comprometimento maior com a nova fase. No entanto, a cautela parece excessiva, o que faz parecer que todos os novos filmes e séries estão em pausa.
Para ilustrar, a segunda temporada de Pacificador está confirmada para meados do próximo ano. Supergirl: Mulher do Amanhã está em produção, e a série Lanternas também parece estar em fase semelhante, considerando que Gunn afirmou que ambas devem estrear na mesma época. O filme do Cara de Barro teve seu roteiro aprovado em dezembro, enquanto A Autoridade, Coisa do Pântano, Waller, Booster Gold e Paraíso Perdido estão em desenvolvimento desde 2023. O filme dos Titãs também não está muito distante. Surpreendentemente, houve notícias recentes de atrasos, como O Bravo e o Audacioso e até mesmo The Batman 2. O filme de Matt Reeves se passa em um universo separado, embora Gunn tenha demonstrado interesse em trazer Robert Pattinson para a DC Studios. A mudança de planos no final de 2024 é surpreendente, especialmente considerando que o filme ainda não tem roteiro.
Embora a nova abordagem seja de avançar lentamente e não anunciar tudo de uma vez, existe a possibilidade de tudo estar se movendo devagar por causa de Superman? Gunn revelou que muito estará em jogo com o novo filme, e que seu sucesso será decisivo para o futuro do DCU. O filme terá uma inspiração maior no material original, uma boa aposta, já que grande parte do público prefere fidelidade. Além disso, a qualidade é primordial agora, dado que muitas produções do gênero de super-heróis perderam isso, falhando em entregar roteiros sólidos e envolventes. Uma narrativa criativa e coesa tem faltado por muito tempo. Com base no trailer e nos filmes anteriores de Gunn, como a bem-sucedida trilogia Guardiões da Galáxia, Superman parece pronto para entregar uma história de qualidade. Mas é uma coisa supor, outra provar, e um fracasso de Superman pode ser o fim do universo live-action da DC como o conhecemos.
Existe uma chance real de Superman salvar o DCU?
O próprio Gunn já compartilhou sua visão de que as produções do gênero de super-heróis estavam mostrando a mesma coisa, o que o incomodava. O objetivo do DCU é ser diferente e diversificado, não agrupar todos os filmes e séries em um único tipo, como algo mais cômico, adulto ou voltado para a família. Superman seria o começo de tudo, lançando uma base sólida e otimista para o novo universo cinematográfico. Com uma história mais focada em questões humanas, bondade e inspiração, isso se alinha com a visão de um universo mais positivo e acessível que o novo DCU quer apresentar.
No entanto, há alguma chance do novo projeto ter sucesso? Vale lembrar que as pré-estreias são uma oportunidade de entender melhor o feedback do público. Algumas aconteceram recentemente, e embora a resposta tenha sido favorável, o filme foi considerado "uma bagunça" pela Warner Bros. após uma exibição privada. Também foi anunciado recentemente que o filme passaria por filmagens adicionais. De modo geral, porém, Superman ainda parece ter tudo o que precisa para surpreender e levar o gênero para o próximo nível. O trailer quebrou recordes, a maioria das avaliações dos fãs foi extremamente positiva, e embora não seja exatamente o filme inteiro, a maioria das pessoas parece ter mais confiança no comando de Gunn agora.
No fim das contas, as chances de o DCU retornar mais forte do que antes são boas. O que parece um hiato para os outros projetos pode ser uma estratégia inteligente, embora seja difícil para os fãs. No final, pode valer totalmente a pena. Só teremos que esperar para ver até que altura Superman voará.
O novo filme do Superman impulsiona o universo da DC nos cinemas e apresenta personagens clássicos.
O atraso de ‘The Batman 2’ levanta dúvidas sobre o futuro da saga fora do Universo DC.
O atraso de ‘The Batman 2’ é justificado por James Gunn e comparado a outras sequências.
Um novo trailer de Superman de James Gunn destaca diferença crucial do dcu em relação ao dceu.
O impacto de James Gunn na dc Studios afeta franquia da Marvel.
O Universo Absoluto da DC reinventa Superman, Batman e Mulher-Maravilha em novas HQs.
O atraso em ‘The Batman: Parte II’ gera debate e James Gunn compara com outros lançamentos.
O Universo Absoluto da DC: Conheça as versões alternativas dos heróis e seus coadjuvantes.
Filme ‘Kraven, o Caçador’ fracassa e expõe problemas do universo Marvel da Sony.
Relembre os filmes do Quarteto Fantástico dos anos 2000: como envelheceram?