Famosos

O mistério por trás do nome Elphaba em Wicked: Uma homenagem a L. Frank Baum

A personagem Elphaba, a Bruxa Má do Oeste de Wicked, tem conquistado o público brasileiro desde a estreia do filme. Mas você já se perguntou de onde vem esse nome tão peculiar? A resposta está diretamente ligada à história de O Mágico de Oz.

Ao contrário de Glinda, cujo nome é mencionado em O Mágico de Oz, a Bruxa Má era apenas referida pelo seu título. O autor Gregory Maguire, criador do livro que inspirou o musical e o filme, revelou que a escolha do nome Elphaba é uma homenagem ao autor original de O Mágico de Oz, L. Frank Baum.

Em entrevista, Maguire explicou que buscou um nome que honrasse Baum. A solução veio das iniciais do autor: L (El), F (Fa ou Pha), e B (Ba). “Elphaba vem das iniciais do autor original de O Mágico de Oz, Lyman Frank Baum. L.F.B. Achei que, se ia pegar emprestado a personagem de alguém e tentar torná-la minha, pelo menos queria homenagear o autor original em todos os endereços feitos sobre ela ou para ela”, disse Maguire. “Experimentei coisas diferentes, mas quando simplesmente transformei o L no nome da letra L, El-Pha-Ba, pensei: ‘É isso’. Porque é incomum, não é particularmente bonito, mas é memorável. Então funcionou.”

Maguire mencionou outras opções baseadas nas iniciais de Baum, mas nenhuma se mostrou tão impactante quanto Elphaba. Ele acertou em cheio, pois o nome se tornou icônico no mundo do teatro musical. A personagem é uma das mais queridas na história da Broadway moderna, e agora, com o sucesso do filme Wicked, sua popularidade se expandiu ainda mais.

Muitas atrizes interpretaram Elphaba ao longo dos anos, com a personagem sendo originada pela vencedora do Tony Award, Idina Menzel — conhecida por muitos fãs de cinema como a voz de Elsa em Frozen. No filme, Elphaba é interpretada por Cynthia Erivo. Menzel faz uma participação especial no filme Wicked, ao lado de Kristin Chenoweth (a Glinda original).

A saga de Elphaba em Wicked mostra que a força de uma boa história e personagens memoráveis transcende gerações e formatos, cativando o público com tramas envolventes. O sucesso do filme demonstra a relevância contínua do legado do musical na cultura popular brasileira.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.