O presente de Natal que mudou tudo em Harry Potter: a importância da Capa da Invisibilidade

O Natal é um momento crucial para muitas pessoas, tanto na vida real quanto na ficção. Em Harry Potter, essa data é ainda mais significativa, pois uma cena em 25 de dezembro estabelece as bases para toda a franquia. Fãs da saga sabem que certos objetos são essenciais nesse universo, desde varinhas e vassouras até itens específicos como o Mapa do Maroto e o Espelho de Ojesed. O significado e a importância desses objetos tornam o universo mágico, mas quando se trata das Relíquias da Morte, estamos falando do coração da história. Uma delas, a Capa da Invisibilidade, foi apresentada em Harry Potter e a Pedra Filosofal.

No primeiro filme, Harry está com seu melhor amigo, Rony Weasley, na manhã de Natal, quando percebe que recebeu presentes pela primeira vez na vida. Entre eles, está a Capa da Invisibilidade. A questão é que a explicação sobre ela é muito vaga na série de filmes, e só ganha uma explicação nos últimos filmes, embora os leitores já soubessem há muito tempo nos livros. O artefato é incrivelmente importante e se torna central para a trama, e essa mudança também altera significativamente a história de Dumbledore.

Em Harry Potter, a lenda diz que a pessoa que unir os três objetos mais poderosos – a Varinha das Varinhas, a Pedra da Ressurreição e a Capa da Invisibilidade – se torna o verdadeiro mestre da morte. É intrigante que Harry tenha um desses objetos desde o primeiro filme, mas mais interessante ainda é o fato de que Alvo Dumbledore é o responsável por isso. A identidade do remetente permanece um mistério durante toda a série de filmes, sendo revelada apenas nos livros. É somente assim que entendemos a importância da capa para Dumbledore. Mas a verdadeira pergunta é: por que ele a tinha em primeiro lugar?

Não está claro se foi uma estratégia deliberada não especificar essa questão. Os fãs só têm uma vaga explicação da importância da Capa da Invisibilidade quando a Horcrux dentro de Harry é destruída e ele “morre” em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2. Dumbledore explica isso para ele naquele momento. No entanto, só fica claro para os leitores que tudo isso se relaciona com a obsessão de Dumbledore.

No romance, descobrimos que ele e Gellert Grindelwald estavam fascinados pelas Relíquias da Morte e passaram parte de suas vidas procurando por elas. O vínculo deles acabou se rompendo por causa do ego, levando à trágica morte da irmã de Dumbledore, Ariana. Embora a obsessão parecesse ter diminuído com essa tragédia, ela reacendeu quando Dumbledore soube que James Potter, pai de Harry, tinha a Capa da Invisibilidade.

Dumbledore tinha as outras duas Relíquias da Morte, então como ele passou a possuir a última e finalmente a deu ao menino? A resposta está no fato de que James era descendente de Ignotus Peverell, um dos criadores originais desses três poderosos artefatos. A Capa da Invisibilidade foi passada de geração em geração na família Peverell, mas antes de James morrer, ele a emprestou a Dumbledore (considerando que, em teoria, era apenas uma capa sem valor). O diretor, tendo descoberto sobre a conexão da capa com as Relíquias da Morte, estava ansioso para examiná-la quando percebeu que poderia ser o item final que ele estava procurando ao longo de sua vida.

No final, a decisão de Dumbledore de dar a Harry a Capa da Invisibilidade não é apenas bela porque Harry é o herdeiro legítimo dela, mas também muito significativa porque é uma forma de Dumbledore superar sua obsessão. Além disso, a história pessoal do diretor de Hogwarts sempre esteve ligada à trama das Relíquias da Morte, e quando ele toma essa atitude, mesmo que tardiamente em sua vida, é quando ele finalmente entende o verdadeiro poder da capa. Para ele e Grindelwald, sempre foi apenas algo extra, porque a lenda dizia que era preciso ter os três objetos poderosos. Mas Dumbledore, como uma figura de sabedoria, faz o que é certo e, ao fazer isso, percebe que nunca foi digno de unir as relíquias. Ele entende que caberia a outra pessoa – Harry.

O poder da Capa da Invisibilidade foi revelado em detalhes por Xenofílio Lovegood em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, quando ele tenta impressionar o Trio de Ouro.

“Quero dizer, não é uma capa de viagem imbuída com um Feitiço de Desilusão, ou carregando uma Maldição Deslumbrante, ou tecida de pelos de Semivisível, que irá esconder alguém inicialmente, mas que desaparece com os anos até se tornar opaca”, explica ele. “Estamos falando de uma capa que realmente torna o usuário completamente invisível, e perdura eternamente, dando ocultação constante e impenetrável, não importa quais feitiços sejam lançados contra ela.”

A capa é usada para todos os tipos de momentos na vida de Harry, seja para ouvir pessoas conversando atrás de portas fechadas ou aprontando travessuras. No entanto, ela realmente o salva em momentos importantes.

Em Harry Potter e a Câmara Secreta, a capa é usada para manter Harry e Rony invisíveis na cabana de Hagrid quando Cornélio Fudge chega para levar Hagrid para Azkaban. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry a usa novamente para permanecer sem ser detectado enquanto inspeciona a primeira tarefa do Torneio Tribruxo, garantindo que ele não corra o risco de fazer algo que não deveria. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, Harry, juntamente com Rony e Hermione, precisa invadir o cofre de Belatriz Lestrange em Gringotes, e Harry usa a capa para entrar sem ser visto. Esse momento é especialmente crucial para a trama, pois acaba levando-os a descobrir as Horcruxes de Voldemort.

O fato é que, de todas as Relíquias da Morte, a Capa da Invisibilidade é a única que carrega importância significativa unicamente por causa das ações de Dumbledore. O universo de Harry Potter sempre foi sobre altruísmo, coragem, amizade e, acima de tudo, o amor como poder central – afinal, é o amor que salva Harry desde o início quando Voldemort mata seus pais. Trazer esse foco para uma cena de Natal não poderia ser mais simbólico.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.